Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik AI
Mundo, Opinião

O futuro de África: Das cidades ao campo, a agricultura como motor silencioso do crescimento

“Enquanto o mundo debate a próxima revolução digital, a revolução silenciosa e mais fundamental de África virá do seu solo” | Por João Palmeiro

07:30 21 Novembro, 2025 18:58 20 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em artigos anteriores, analisámos o papel central de países como a Nigéria enquanto motores económicos e hubs de inovação, e a sofisticação crescente dos mercados consumidores e da mobilidade nas cidades africanas. Contudo, ao perscrutar o futuro do continente, a verdade é que o seu destino ainda está profundamente enraizado no solo.

O setor da agricultura em África não deve ser visto apenas como um conjunto de colheitas, mas sim como um motor económico vivo, verde e fundamental que molda silenciosamente o destino de toda a região e sustenta o crescimento das próprias cidades.

A agricultura como espinha dorsal

A agricultura é a espinha dorsal e o sistema circulatório oculto que liga os meios de subsistência, o comércio e a indústria. É o setor que emprega a maior parte da população, fornecendo a base para a segurança alimentar e a estabilidade social, elementos cruciais para o desenvolvimento urbano.

O continente é um mosaico de paisagens agrícolas, cada uma contando uma história económica e de resiliência:

  • Norte de África: O trigo e a horticultura dominam, alimentando nações e impulsionando o comércio regional através de redes de agribusiness que se estendem pelo Mediterrâneo.
  • Sahel: Sorgo, milhete e gado são símbolos de resistência, sobrevivendo onde a precipitação é escassa e inconsistente.
  • África Ocidental: A história do arroz é central, sendo uma cultura de elevado valor político e agrícola. A autossuficiência neste cereal é uma aspiração e uma declaração de soberania para nações como o Senegal e a Nigéria.
  • A Heroína Silenciosa: A mandioca alimenta centenas de milhões, adaptando-se a extremos climáticos e prosperando onde poucas culturas conseguem.

De colheita a divisas, a oportunidade na agregação de valor

A verdadeira oportunidade económica não reside apenas em produzir mais, mas em fazer melhor – transformando a matéria-prima em valor agregado antes da exportação. Historicamente, culturas de árvores como o cacau, café, caju e dendê construíram economias de exportação de milhares de milhões de dólares, mas rendem apenas cêntimos aos agricultores que as cultivam.

A chave para o próximo salto económico africano passa por ligar o campo à indústria e ao crescente mercado urbano:

  1. Processamento Local (Industrialização): Transformar o cacau em chocolate, a mandioca em amido industrial e o amendoim em óleo, criando empregos e retendo riqueza no continente.
  2. Construção de Cadeias de Logística Eficientes: Investir em armazenamento refrigerado, processamento e transporte terrestre é crucial para mitigar os impressionantes 40% de alimentos perdidos após a colheita devido à ineficiência.
  3. Expansão do Comércio Intra-Africano: A Área Continental Africana de Comércio Livre (AfCFTA) é a maior reforma política para o agricultor. Ao facilitar o comércio entre as nações, a AfCFTA abre os vastos mercados urbanos para os produtores rurais vizinhos, reduzindo a dependência de mercados externos e a volatilidade de preços.

Enquanto o mundo debate a próxima revolução digital, a revolução silenciosa e mais fundamental de África virá do seu solo. Um continente que já foi o celeiro do mundo está a regressar para alimentar não apenas a si mesmo, mas também o seu crescimento económico, os seus empregos e, crucialmente, a sua dignidade.

A próxima década exigirá que os investidores, fabricantes e decisores políticos olhem para além do caos urbano e reconheçam o peso económico de cada colheita. Cada safra em África não é apenas alimento; é divisas, emprego e empoderamento. A África não precisa de recomeçar; precisa de começar a agregar valor.

Edição e adaptação com IA de João Palmeiro com Dishant Shah.

JOÃO PALMEIRO

Leia também: Nigéria, o motor caótico e irresistível que puxa o crescimento da África | Por João Palmeiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Elvas, Alentejo.
Nacional Vida & Lazer

Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus

13:06 11 Junho, 2026 13:06 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova linha Lisboa-Badajoz leva a FlixBus a Estremoz, Borba e Elvas e reforça as ligações entre o Alentejo e Espanha

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Elvas, Alentejo.
Nacional, Vida & Lazer

Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus

13:06 11 Junho, 2026 13:06 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nova linha Lisboa-Badajoz leva a FlixBus a Estremoz, Borba e Elvas e reforça as ligações entre o Alentejo e Espanha

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve, Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto, Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Últimas Notícias

  • Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
    Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
  • Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
    Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
  • Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
    Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
  • Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei
    Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal