Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Cultura, Opinião

Leitura da Semana: Filhos da Fábula, de Fernando Aramburu | Por Paulo Serra

Esta semana, Paulo Serra propõe um romance de leitura ligeira, divertido, mas que nem por isso deixa de tratar de forma irreverente temas sensíveis

10:18 27 Agosto, 2024 10:19 27 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

Filhos da Fábula é o terceiro romance publicado pela Dom Quixote do escritor espanhol Fernando Aramburu, traduzido por Cristina Rodriguez e Artur Guerra (Nota dos Tradutores).

Em 2021 foi publicado O Regresso dos Andorinhões, romance de grande fôlego, ácido e enternecedor, que cruza a vida e a literatura, e que confirmou Aramburu como um dos melhores escritores europeus. Mas o seu maior sucesso foi definitivamente Pátria, portentoso romance desconstruído em capítulos desordenados cronologicamente, o que só acentua a tensão da intriga, traduzido para mais de 30 línguas e adaptado para televisão numa série da HBO, Aramburu regressa às histórias sobre os bascos e a ETA.

Filhos da Fábula é um romance de leitura mais ligeira, divertido, mas nem por isso deixa de tratar de forma irreverente temas sensíveis.

Fernando Aramburu é considerado um dos narradores mais destacados em língua espanhola

Dois jovens, Asier e Joseba, partem, em 2011, para o sul de França com a intenção de se converterem em militantes da organização terrorista ETA. Esperam instruções numa quinta, acolhidos por um casal francês com quem pouco se entendem – mal se comunicam e pouco se vêem. Entretanto é na quinta que ficam a saber que o grupo anunciou o fim da atividade armada. Os jovens vêem-se assim abandonados à sua sorte, sem dinheiro, sem experiência, nem armas. Aquilo a que se mantêm aferrados é ao seu ideal de libertação da pátria. E, mesmo sem meios, sem sequer delinear um plano prático e exequível, decidem continuar a luta por sua conta, fundando uma organização própria. Claro que entre os dois é natural que um assuma o papel de chefe e ideólogo, enquanto o outro faz as vezes de subalterno. Apesar de chegarem ao final do romance com a sensação de que “no fundo não fizemos nada”, sucedem-se as mais divertidas e ridículas peripécias. Contudo, devido ao contraste estabelecido pelo fundo de idealismo e pela profundidade com que se agarram às crenças que defendem, uma história de sucessivos desenlaces pícaros que se pretendem grandes feitos heroicos transforma esta narrativa numa tragicomédia, uma espécie de drama cómico.

O humor permanente, cáustico, veloz. A narrativa discorre com frases breves, ainda que haja momentos em que o próprio leitor sente o tempo a arrastar-se da mesma forma que estes heróis pícaros se deixam perambular na espera de um grande acontecimento que dê significado às suas vidas – um pouco como os bombistas suicidas que encontram o sentido da vida no seu derradeiro, brevíssimo e muitas vezes inconsequente fim. O virtuosismo da prosa de Fernando Aramburu reside na subtileza com que ele se escuda, isentando-se de qualquer possível influência directa sobre o leitor, deixando-nos entre a piedosa simpatia pelos protagonistas e a sensação acutilante do ridículo do seu fanatismo, que deixa estes dois jovens incapazes de ver a realidade movediça em que se afundam, enquanto deixam as suas vidas escoar-se. Um romance cujas personagens cómicas têm tanto de quixotesco como de Bucha e Estica; a alusão é aliás directa, como na passagem “Isto de hoje está a ser de filme de Bucha e Estica” (p. 111).

Efetivamente divertidas e inteligentes são os comentários irónicos do autor, aqui e ali, que colocam a tónica na importância de, um dia, estes jovens poderem escrever a sua história de forma a saltar “as cenas ridículas”, e selecionando factos, para que “Não venham depois os escritores do lado do inimigo lixar-nos a vida.” (p. 145)

Fernando Aramburu nasceu em San Sebastián, em 1959. É licenciado em Filologia Hispânica pela Universidade de Saragoça, foi membro do Grupo CLOC de Arte y Desarte e reside na Alemanha desde 1985. Considerado um dos narradores mais destacados em língua espanhola, é autor dos romances Fuegos con limón (1996), Los ojos vacíos (2000, Prémio Euskadi), que juntamente com Bami sin sombra (2005) e La gran Marivián (2013) formam a «Trilogía de Antíbula», El trompetista del Utopía (2003), Viaje con Clara por Alemania (2010), Años lentos (2012, VII Prémio Tusquets Editores de Romance e Prémio dos Livreiros de Madrid) e Ávidas pretensiones (Prémio Biblioteca Breve 2014).

Publicou também os livros de contos Los peces de la amargura (2006, XI Prémio Mario Vargas Llosa NH, IV Prémio Dulce Chacón e Prémio Real Academia Espanhola 2008) e El vigilante del fiordo (2011).

Pátria (2016) foi considerado um dos livros mais impressionantes da literatura espanhola contemporânea, tendo-lhe sido atribuídos o Prémio Nacional de Narrativa, o Prémio Nacional da Crítica, o Prémio Euskadi de Literatura, o Prémio Strega Europeu e o Prémio Lampedusa, entre outros.

Leia também: Leitura da Semana: O Avô Rui. O Senhor do Café, de Mariana Jones e Joana Gancho | Por Paulo Serra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve Saúde

Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida

09:42 28 Julho, 2026 09:49 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inscrições estão abertas para residentes ou profissionais de Tavira que prestem diariamente cuidados a pessoas dependentes

Algarve Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve Desporto

Pesca solidária angaria 2090 euros para a Misericórdia de Albufeira

07:30 28 Julho, 2026 08:26 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa reuniu 25 participantes e angariou 2090 euros para apoiar o trabalho social desenvolvido pela Misericórdia de Albufeira

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

PSP resgata criança de 12 anos que seria obrigada a casar para pagar dívida da família

15:50 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Criança de 12 anos foi resgatada pela PSP no Aeroporto de Lisboa depois de revelar que seria levada para França para um casamento forçado

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Economia Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Nacional, Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve, Saúde

Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida

09:42 28 Julho, 2026 09:49 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inscrições estão abertas para residentes ou profissionais de Tavira que prestem diariamente cuidados a pessoas dependentes

Algarve, Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve, Desporto

Pesca solidária angaria 2090 euros para a Misericórdia de Albufeira

07:30 28 Julho, 2026 08:26 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A iniciativa reuniu 25 participantes e angariou 2090 euros para apoiar o trabalho social desenvolvido pela Misericórdia de Albufeira

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

PSP resgata criança de 12 anos que seria obrigada a casar para pagar dívida da família

15:50 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Criança de 12 anos foi resgatada pela PSP no Aeroporto de Lisboa depois de revelar que seria levada para França para um casamento forçado

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Economia, Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Últimas Notícias

  • Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’
    Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’
  • Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida
    Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida
  • Algarvia Antera estreia-se a solo com “Como um Bigbang” e prepara álbum para outubro [vídeo]
    Algarvia Antera estreia-se a solo com “Como um Bigbang” e prepara álbum para outubro [vídeo]
  • Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal
    Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal
  • Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO
    Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

Opinião

  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento