Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião, Política

“Coisas” de velhos | Por José Figueiredo Santos

“Exaspera-se o meu amigo por viver num país que continua de costas voltadas para o futuro, não podendo esperar outra coisa do seu futuro que não viver de ecos do passado”

07:42 20 Agosto, 2025 07:42 20 Agosto, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Tenho um amigo que já perdeu aquele olhar de quem pertence a si próprio.  Tem dias em que acorda mais morto que vivo e, no entanto, sente-se gratificado por saber que foi um milagroso acaso ter-se encontrado com a vida, sem nada nada ter feito para merecê-la.

Nasceu num pequeno território que não se constitui mais como seu referencial de pertença, onde emergem os dias em que não se sente encaixado em lado nenhum. Olha as tardes outonais com uma obscuridade fantasmagórica, própria de quem projeta nelas a revolta latente que o persegue.

Inconformado, nunca encontrou jeito de se deixar catalogar nas arrumações ideopolíticas, académicas, sociais, mundanas, do seu tempo. Mantém uma familiar afinidade com o louco de Nietzsche que andava à procura de Deus na ágora grega.  Desconhece como superar o niilismo e encontrar um novo sentido para a sua existência após a “morte de Deus”, embora persista nessa metafísica e inglória azáfama.

Vive a vida a zurzir pelo facto de a igreja católica ter enfiado a vida de Lúcia na absurda rotina das orações de um convento, quando faria sentido que ela assumisse uma convincente pregação da sua fé, ao redor do laicizado mundo. Por certo que, enfiada na cela de um mosteiro, até o hábito mal enxergaria.

Nos seus tempos de estudante, era ousadamente feliz. De tão magro e leve que era, achava que podia desafiar as leis da gravidade. Conservava répteis em formol e aprendera com o seu avô a construir castelos no ar,
como espaços prodigiosos de fantásticos contos de fadas.

Hoje, com a esperança derretida ao sol, percebe que o tempo lhe acentua a decrepitude, sem autorização prévia, valendo dizer que ainda não descobriu bem o que fazer com ele.

Tem a trágica impressão de que os mais jovens olham para si como se fosse uma figura bizarra saída do Antigo Testamento, ou um quadro pintado com uma natureza morta, sem possível recuperação tecnológica da sua seiva pela vigorosa inteligência artificial.

Já não encontra mais amparo para a inquietação e para o desassossego que acompanham a sua tristeza. É como se tivesse sido abordado por um profundo ceticismo, criando ameias defensivas no castelo do corpo em ruínas que é o seu. A ideia de que seria sempre uma fortaleza inexpugnável tinha sido mais um mito ou uma estratégia de defesa psicológica do que uma inconfessada realidade. 

Um mito precoce, que ditaria o seu desdém pela nova geração de portugueses que, a seu ver, já nem deveriam saber cobrir-se de excitações. Não fora assim e o país não estaria a passar por um assustador ritmo de diminuição de habitantes, que faria com que, a breve trecho, o território apenas fosse habitado por espíritos do passado, que já nem passado haveriam de ter para contar.

Ele sabe que é na leveza da intimidade que as amizades proliferam, mas, ainda assim se deixa atrair pelos espaços sociais onde os simulacros de amizades têm lugar numa absurda e confrangedora espetacularidade.

Conta, pelos dedos, os amigos junto de quem abre a profundidade do seu ser, para além das superficiais aparências do narcisismo reinante em que hoje tendemos a mostrar-nos.

Nem os políticos lhe parecem fugir à eleição da vaidade como um dos sete pecados capitais. Detesta ver a exibição de suas imagens grandiosas, idealizadas em placards, muitas vezes associadas a qualidades como inteligência, beleza e sucesso. Nasce-lhe pele de galinha com essa forma de propaganda que visa reforçar a figura do líder e sua conexão com o poder e a dificuldade de se reconhecer a si mesmo no outro.

Na arena política, o narcisismo pode-se manifestar através da construção de uma imagem idealizada do candidato, que pode ser utilizada para conquistar a admiração e o apoio dos eleitores, criando uma conexão emocional com o mesmo. No entanto, essa fervorosa estratégia pode gerar efeitos negativos, como o distanciamento entre o político e os eleitores que não se identificam com a imagem projetada, dificultando o diálogo e o debate construtivo.  

Além disso, o narcisismo político pode contribuir para o acirramento de disputas ideológicas, como observado em algumas campanhas eleitorais, que mais se configuram como cenários de confrontação que de diálogo.

Doem-lhe as promessas vazias dos políticos, enfeitados de glamourosos encantadores de serpentes que, na pobreza do seu pensar, julgam que tudo o que all you need is food.

Anda enfadado, o meu amigo, por se achar num país que, de modo autista, persistirá em fazer jus à afirmação de Berman de que “tudo que é sólido se desmancha no ar”, no fogo, no lítio, ou morre na praia.

Exaspera-se o meu amigo por viver num país que continua de costas voltadas para o futuro, não podendo esperar outra coisa do seu futuro que não viver de ecos do passado.

Leia também: Pegadas autárquicas | Por José Figueiredo Santos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Drone a voar. Crédito: Freepik
Nacional

Drone da Força Aérea avaliado em 375.000€ despenhou-se em Alcoentre após falha técnica

12:40 27 Julho, 2026 12:12 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de se ter despenhado em Alcoentre devido a uma falha técnica, o drone foi recuperado e o incidente está agora a ser investigado

Arraial do Petisco.
Algarve Cultura Gastronomia

De 31 de julho a 2 de agosto há mais Arraial do Petisco com ensopado de borrego, feijoada de choco e doces algarvios

08:00 27 Julho, 2026 08:14 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Arraial do Petisco volta a Pêra entre 31 de julho e 2 de agosto com gastronomia algarvia, doces regionais, música ao vivo e entrada a 2€

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Nova rotunda de Conceição.
Algarve Auto

Nova rotunda no concelho de Faro já está a funcionar após vários “transtornos” nos últimos tempos

10:50 27 Julho, 2026 08:59 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Há uma nova rotunda na freguesia de Conceição, concelho de Faro, que abriu ao trânsito no último sábado, 25 de julho

Algarve Economia

Loulé lança guia pioneiro para atrair investimento em capital natural

11:00 27 Julho, 2026 10:57 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rocha da Pena, Fonte Benémola e Nave do Barão estão entre as zonas identificadas para receber investimento em capital natural

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Prisão.
Gastronomia Nacional

Lombo de porco recheado com ameixas e não só: nas prisões portuguesas há uma ementa especial para dias festivos

13:10 27 Julho, 2026 12:28 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Prisões portuguesas dispõem de ementas especiais em dias festivos, incluindo lombo de porco recheado com ameixas

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Algarve Cultura Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Drone a voar. Crédito: Freepik
Nacional

Drone da Força Aérea avaliado em 375.000€ despenhou-se em Alcoentre após falha técnica

12:40 27 Julho, 2026 12:12 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de se ter despenhado em Alcoentre devido a uma falha técnica, o drone foi recuperado e o incidente está agora a ser investigado

Arraial do Petisco.
Algarve, Cultura, Gastronomia

De 31 de julho a 2 de agosto há mais Arraial do Petisco com ensopado de borrego, feijoada de choco e doces algarvios

08:00 27 Julho, 2026 08:14 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Arraial do Petisco volta a Pêra entre 31 de julho e 2 de agosto com gastronomia algarvia, doces regionais, música ao vivo e entrada a 2€

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Nova rotunda de Conceição.
Algarve, Auto

Nova rotunda no concelho de Faro já está a funcionar após vários “transtornos” nos últimos tempos

10:50 27 Julho, 2026 08:59 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Há uma nova rotunda na freguesia de Conceição, concelho de Faro, que abriu ao trânsito no último sábado, 25 de julho

Algarve, Economia

Loulé lança guia pioneiro para atrair investimento em capital natural

11:00 27 Julho, 2026 10:57 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rocha da Pena, Fonte Benémola e Nave do Barão estão entre as zonas identificadas para receber investimento em capital natural

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Prisão.
Gastronomia, Nacional

Lombo de porco recheado com ameixas e não só: nas prisões portuguesas há uma ementa especial para dias festivos

13:10 27 Julho, 2026 12:28 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Prisões portuguesas dispõem de ementas especiais em dias festivos, incluindo lombo de porco recheado com ameixas

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Algarve, Cultura, Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Últimas Notícias

  • Já estão à venda os bilhetes para a FATACIL
    Já estão à venda os bilhetes para a FATACIL
  • ANSR identifica 40 pontos negros nas estradas portuguesas e o Algarve está incluído
    ANSR identifica 40 pontos negros nas estradas portuguesas e o Algarve está incluído
  • Lombo de porco recheado com ameixas e não só: nas prisões portuguesas há uma ementa especial para dias festivos
    Lombo de porco recheado com ameixas e não só: nas prisões portuguesas há uma ementa especial para dias festivos
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
  • Drone da Força Aérea avaliado em 375.000€ despenhou-se em Alcoentre após falha técnica
    Drone da Força Aérea avaliado em 375.000€ despenhou-se em Alcoentre após falha técnica

Opinião

  • Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho
    Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho
  • Um herói entre nós: homenagem a Arthur Medeiros | Por Orlando Mateus
    Um herói entre nós: homenagem a Arthur Medeiros | Por Orlando Mateus
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

Europe Direct Algarve

  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
  • Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE
    Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento