Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
VIRGÍLIO MACHADO, autor dos livros “Viagem ao Reino do Algarve” e “Portugal Geopolítico” (http:reinosdoalgarve.com). Foto DR
Cultura, Opinião

Algarve – Primor geopolítico português | Por Virgílio Machado

Virgílio Machado defende que o Algarve teve papel decisivo na formação da ordem política portuguesa e merece estatuto histórico particular

15:00 7 Março, 2026 08:08 8 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve prenunciou fundações da ordem política portuguesa. E ajudou à sua consolidação. Numa “Nova História”, em que a geopolítica é seu suporte, o respeito que a ordem política portuguesa devia prestar ao Algarve é a consagração constitucional de um território histórico de estatuto particular.

A palavra “Primor” relembra primeiro. Ou primórdio. Só o “mor”, por sua vez, associa-se a guarda, cuidado, custódia, se pensarmos em mordomia. Sim. O Algarve é tudo isso. Com acerto, a expressão recorda os ciclos agrícolas algarvios que aportam frutas e legumes mais prematuramente amadurecidos comparativamente ao restante território português. Com o seu inerente valor comercial e de mercado. Mas também de confiança na sua qualidade.

Nas apresentações, contributos e conclusões associadas ao recente livro “Viagem ao Reino do Algarve”, é muito injusto não o associar a um outro, também de minha autoria, “Portugal Geopolítico”, de 2021. Complementam-se. Convida-se o leitor a conhecer melhor o Algarve, conhecendo Portugal. E vice-versa. O todo explica a parte e a parte acrescenta valor ao todo.

Pode o Algarve ser entendido como primórdio em relação a Portugal, enquanto unidade geopolítica? Com valores inerentes associados a uma espécie de pioneirismo, inovação ou prematuridade? Este desafio é único na História de Portugal. E transporta-nos para horizontes muito vastos em relação ao que foi o Algarve na sua história, identidade e atualidade.

Suspeita-se de algo. É consabido que o “Al-Gharb el Andalus”, deu origem ao nome Algarve. Também que o“ Gharb” seja referencial de Oeste relacionado com o pôr do sol, o Ocidente. Ora, desde o Império Romano, viajar para Oeste significava uma abordagem imperial e geopolítica de expansão territorial e comercial. Tradição continuada pelos sucessivos califados muçulmanos. O “Gharb” significava os limites do mundo conhecido até ao Oceano. E de periferia consequente.

Atente-se no mapa de 1085 apresentado pelo historiador espanhol Eduardo Moreno em “España diversa”, livro de 2024. Cerca de 25 anos antes do nascimento de Afonso Henriques. Ou de 60 antes do Tratado de Zamora. Retrata a situação política peninsular nas lutas territoriais entre cristãos e muçulmanos, reinos e taifas.

A taifa “Algarve” surge assinalada com o número 5. A de Silves com o número 4. Verifica-se que a fragmentação política é mais evidente do lado muçulmano e junto ao mar Mediterrâneo. O nome Algarve, prévio “Gharb” significa uma unidade geopolítica que, sendo então mais reduzida, ainda hoje mantém o seu nome e supera toponímias de localidades, sejam hoje grandes centros urbanos, como Badajoz, Sevilha ou Granada ou pequenas cidades, como Silves, Niebla ou Ronda.

O que significa o “primor” ? Simplesmente que a fragmentação política no Algarve ligada ao mar e suas forças impulsionadoras de transporte, comércio, monetarização e tributação, com consequente necessidade de ordem política, anunciam e prenunciam o que vai acontecer a seguir na fundação de Portugal. Fragmentação do reino de Castela e Leão. Expulsão gradual militar da taifa de Badajoz para o interior da Península. Apoderamento do litoral marítimo. Até aos limites a Sul possíveis.

Mas não só. Podemos em Portugal Geopolítico ir um pouco mais longe e às raízes de um modo de ser, de práticas, de formas de organização coletiva que encontram no Algarve uma experimentação cuidada, uma disciplina atenta, uma reiteração. Acabando por fundar uma identidade geopolítica. A geografia periférica do Algarve, seu litoral, rios e mar, na transição entre os mundos atlântico e mediterrâneo ajudam a explicar Portugal.

Na verdade, a primeira forma de organização política, os bandos, desenvolveram modos de vida nómadas com vantagem no Algarve, com rios, lagoas e mar abundantes que possibilitavam peixe, moluscos e mariscos. A sua condição periférica aportou-lhes experiência em movimentos migratórios de longo alcance tendo como suporte a proximidade de água potável.

Estas formas rentáveis comportaram uma transição suave para a agricultura sedentária, convivendo com ela em modos de vida plurais, híbridos e adaptativos. Redes de comércio e mercados, sejam locais ou marítimos deram valor ao sal para conservação de alimentos, à madeira no transporte fluvial e marítimo, à energia hidráulica em moinhos, azenhas e noras na produção transacionável pelo mar acrescentando valor à propriedade móvel e sua oportunidade de tributação.

A água, seu aproveitamento e domínio político ou religioso individualiza o Algarve. Pense no nome de pequenos lugarejos, como Fonte Santa ou da Benémola, Poço do Bispo ou de Boliqueime ou Olhos de Água. Ou ainda do nome de municípios como Lagos, Lagoa, Albufeira ou Olhão. Nenhuma outra província do país tem esta proporção toponímica de água. O legado histórico de uma identidade hidrológica.

A necessidade de ordens políticas encontra aqui fundações, sejam apoiadas em Impérios  com forças militares que garantam aquela segurança ou em corpos mais descentralizados e localizados quando aqueles sucumbem. O desmembramento do Califado de Córdova em 1031 é o acontecimento fundador das taifas muçulmanas no Algarve em época de grande estabilidade climática e expansão comercial nos séculos XI-XIII. Estes  prenúncios ajudam a compreender Portugal.

Quando a ordem política portuguesa começa a construir o seu Império a partir da conquista de Ceuta em 1415 e com o início dos Descobrimentos, automaticamente é reconfigurada a ordem política Reino do Algarve como de Aquém e Além-Mar como titulatura real. Terá sido Afonso V o primeiro rei a utilizá-la.

Já tinham sido dados os primeiros passos de acolhimento por Portugal da diversidade étnica, cultural e religiosa dos mouros no Algarve nos séculos XIII-XV. Tendo como modelo o primeiro foral de Silves em 1266. A História encarregar-se-ia de lhe dar sequência.

O Algarve constituiu, assim, o primeiro laboratório, a primeira experiência, o primeiro repositório anunciador da vontade portuguesa em acolher, assimilar e integrar diversidade na sua ordem política. Para África e outros limites desconhecidos. Na construção do seu Império por várias periferias próximas e distantes. Sim. O Algarve continuaria a ser periferia de Impérios. Como outrora para Roma ou Meca, Lisboa seguir-se-ia.

A imagem seguinte é um conjunto, uma composição. À esquerda, o primeiro mapa conhecido de Portugal de Fernando Álvaro Secco, por volta de 1560. À direita uma figuração de Sagres no século XIX. Sagres tem fundamental importância para a História de Portugal. Como limite ocidental milenar do mundo conhecido euro-asiático. Como periferia religiosa e de peregrinação para São Vicente.

Atente-se na precisão da longitude do litoral algarvio em relação ao restante território português. A medição da longitude tornou-se um assunto vital da ordem política portuguesa após o Tratado de Tordesilhas de 1494, com bênção papal, que consagrava uma linha até 370 léguas marítimas a Ocidente de Cabo Verde como área de influência política de Portugal face a Castela e Aragão.

Os historiadores geógrafos, todavia, apontam que o mapa de Fernando Secco se inspirou num outro, perdido, onde terão sido inventariados com longitude e latitude cerca de 1450 lugares em Portugal no primeiro quartel do século XVI. Esse trabalho, próprio de um investimento público no conhecimento e controlo do território pela ordem política portuguesa foi pioneiro e avançado para a época, fazendo parte de um desejo de afirmação de controlo político em terra e no mar, com mais interesse neste último, atendendo às vocações imperiais marítimas de Portugal.

Este trabalho  está reproduzido no Códice de Hamburgo de 1525 acessível em https://ceg.igot.ulisboa.pt/node/1788 por trabalho meritório da geógrafa Suzanne Daveau e do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

 O Reino do Algarve surge compilado à parte. O que se regista é o extraordinário acerto da longitude algarvia. Seguramente baseado em registos atentos de astrónomos, cartógrafos e matemáticos baseados em observações de homens do mar em eclipses lunares e distâncias da lua em relação às estrelas, consoante conhecimentos da época, teve epicentro no Cabo de São Vicente que servia de base ao cálculo para movimentos a Norte-Sul e Este-Oeste.

Assim ,esta periferia algarvia, mais do que uma Escola de Navegação, mito construído durante o Estado Novo, foi um laboratório de ensaios geográficos e cartográficos que ajudou a ordem política portuguesa a estabelecer sua área de influência no mundo, permitindo que Brasil e algumas partes de África e Oriente hoje falem português. Um património de valor nacional e universal em Sagres. Um contributo assinalável para o turismo histórico no Algarve.

A periferia nas ordens políticas, assinalou sempre vários papéis: como localização onde os Impérios têm de se adaptar, face à diversidade que desejam assimilar, onde, também, as hegemonias da ordem política são desafiadas, com “mouros na costa”, para pirataria, corso e captura de escravos, constituindo, finalmente, sítios críticos onde ocorrem mudanças e processos que transformam os Impérios.

E, concluo, exatamente, com esta asserção: o turismo no Algarve, outro primor de Portugal, é a periferia que a ordem política portuguesa deve estar especialmente atenta. Na internacionalização da sua ordem económica, na tributação da riqueza produzida e intermediada, nas políticas públicas territoriais. Mas, também, nas suas expressões eleitorais. Podem ser prenúncios. Desafios. Mudanças de processos. Que merecem cuidado e atenção.

Nesta “nova História”, o respeito que a ordem política portuguesa devia prestar ao Algarve é a consagração constitucional de um território histórico de estatuto particular. Com amplo debate e participação pública, poderiam configurar-se novos caminhos de restauração de uma condição natural, ou seja, de uma periferia com dignidade. No seu devido lugar. E em contribuição e redistribuição justas. Com Portugal e com o Mundo.

Sobre o autor: Virgílio Machado é professor adjunto na Universidade do Algarve e autor dos livros “Viagem ao Reino do Algarve” e “Portugal Geopolítico”.

Leia também: O Algarve no mapa político (viagem histórica reinante) | Por Virgílio Machado

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Tem ninhos deste animal em casa? Destruí-los pode dar multa superior a 3.500€

11:30 9 Agosto, 2026 09:52 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

Quem encontrar determinados ninhos em casa deve informar-se antes de os remover, uma vez que existem regras específicas a cumprir

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Mulher com uma vassoura. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Tem ninhos deste animal em casa? Destruí-los pode dar multa superior a 3.500€

11:30 9 Agosto, 2026 09:52 9 Agosto, 2026 | Luís Santos

Quem encontrar determinados ninhos em casa deve informar-se antes de os remover, uma vez que existem regras específicas a cumprir

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
    Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
  • “Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve
    “Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve
  • AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo
    AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo
  • Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada
    Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada
  • Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele
    Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento