Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Terrenos rústicos: onde estão e quanto custam? Nova lei pode transformar mercado imobiliário em Portugal

Portugal conta atualmente com mais de 11.500 terrenos rústicos disponíveis para venda, segundo dados do idealista/data

18:32 7 Dezembro, 2024 15:04 7 Dezembro, 2024 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A recente aprovação do Governo de Montenegro para a alteração ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) promete trazer uma transformação significativa ao panorama habitacional português. A partir de agora, terrenos rústicos — tradicionalmente destinados a atividades agrícolas, pecuárias e florestais — poderão ser reclassificados para uso urbano, desde que destinados à construção de habitação a preços acessíveis. Esta medida surge como parte do esforço para enfrentar a crise habitacional que afeta grande parte do país.

Uma nova oportunidade para combater a crise habitacional

Segundo o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, o objetivo principal desta medida é aumentar a oferta de terrenos para construção, contribuindo para uma redução do custo das habitações. “Esta é uma oportunidade para impulsionar o mercado de habitação a preços acessíveis e oferecer soluções concretas a quem mais precisa”, afirmou o governante.

A nova legislação estabelece que apenas terrenos destinados à construção de habitação no prazo máximo de cinco anos poderão ser reclassificados. Além disso, 70% das novas habitações deverão ser vendidas ou arrendadas a preços acessíveis, integrando modalidades como habitação pública, preços moderados ou arrendamento acessível.

Terrenos rústicos: onde estão e quanto custam?

Portugal conta atualmente com mais de 11.500 terrenos rústicos disponíveis para venda, segundo dados do idealista/data. A oferta é vasta e encontra-se espalhada por todo o território nacional, com maior concentração nos distritos de Faro, Porto e Aveiro, que representam cerca de um terço do total. Já nas zonas de maior procura, como Lisboa e Porto, a oferta é significativamente mais limitada, com apenas 14 e 28 terrenos disponíveis, respetivamente.

Os preços variam amplamente conforme a localização. Nos grandes centros urbanos, os valores são elevados: em Lisboa, o preço mediano de terrenos rústicos ronda os 1.500 euros por metro quadrado, enquanto no Porto este valor se situa nos 1.225 euros/m². Por outro lado, no interior do país, é possível encontrar terrenos a preços mais acessíveis. Municípios como Almodôvar e Mértola apresentam valores de apenas 0,7 euros/m², tornando-se opções mais económicas e atrativas para quem considera investir fora das áreas metropolitanas.

Reclassificação: um incentivo para proprietários e promotores

Embora a decisão final sobre a reclassificação dos terrenos dependa das autarquias, os proprietários interessados podem solicitar diretamente às câmaras municipais a conversão dos seus terrenos rústicos. Esta nova possibilidade abre uma porta para a valorização significativa destes ativos, sobretudo quando destinados a projetos habitacionais com foco no arrendamento acessível ou em preços controlados.

A medida também pode atrair promotores imobiliários e investidores, estimulando o mercado e dinamizando áreas até agora pouco exploradas. A valorização dos terrenos convertidos é vista como um incentivo para proprietários e potenciais promotores, que poderão beneficiar da crescente procura por habitação em Portugal.

Desafios e oportunidades

Apesar do otimismo em torno da nova medida, os especialistas alertam para a necessidade de um planeamento criterioso por parte das autarquias. A criação de novas zonas habitacionais deve ser acompanhada de infraestruturas adequadas, como transporte, serviços públicos e equipamentos sociais, para garantir a integração harmoniosa das áreas reclassificadas no tecido urbano.

Por outro lado, o impacto ambiental da conversão de terrenos rústicos não pode ser ignorado. Garantir que o processo seja sustentável será crucial para evitar consequências negativas a longo prazo.

Um passo em direção a soluções concretas

A mudança no RJIGT representa uma tentativa ousada de enfrentar a crise habitacional em Portugal, oferecendo novas ferramentas para aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis. Com terrenos rústicos a serem convertidos para uso urbano, há potencial para criar oportunidades tanto para os proprietários como para os futuros moradores.

Com preços competitivos em regiões do interior e uma nova perspetiva sobre o uso dos terrenos, esta medida poderá ser um passo importante para equilibrar a balança no acesso à habitação, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de áreas rurais e urbanas. No entanto, o sucesso da iniciativa dependerá da sua implementação cuidadosa e do compromisso das autarquias em garantir um crescimento urbano sustentável e equilibrado.

Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Jardim do Morro.
Nacional

Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

16:20 17 Agosto, 2026 15:59 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jardim famoso vai mudar de funcionamento em 2027, com entradas controladas, horário definido, videovigilância e um investimento de 700.000€

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Algarve, Cultura

Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico

16:30 17 Agosto, 2026 16:19 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Vaso de Tavira já esteve exposto em vários países, mas o museu quer agora dar visibilidade a outras peças da coleção islâmica

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Jardim do Morro.
Nacional

Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

16:20 17 Agosto, 2026 15:59 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Jardim famoso vai mudar de funcionamento em 2027, com entradas controladas, horário definido, videovigilância e um investimento de 700.000€

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

16:00 17 Agosto, 2026 14:41 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta praia fluvial escondida sob uma ponte destaca-se pelas águas cristalinas e pelo ambiente tranquilo, sendo um refúgio ideal para quem procura natureza e sossego

Últimas Notícias

  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
  • Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
    Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
  • Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
    Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
  • Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
    Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€
  • ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
    ‘Um tesouro escondido’: esta praia fluvial fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento