Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Zona ribeirinha alagada. Crédito: Freepik AI
Zona ribeirinha alagada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Portugal prepara-se para chuva persistente e cheias em alguns rios: vai chover como se fosse um mês inteiro nestes dias

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa em Portugal, com acumulados equivalentes a um mês e risco de cheias em vários rios

06:00 9 Fevereiro, 2026 13:11 8 Fevereiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Prevê-se uma semana marcada por chuva persistente e acumulados de precipitação pouco habituais em Portugal Continental, com vários modelos meteorológicos a apontarem para valores equivalentes à média de um mês concentrados em apenas alguns dias. O cenário está associado à passagem de um rio atmosférico, que deverá afetar sobretudo o Norte e o Centro do país, aumentando o risco de cheias em vários cursos de água.

De acordo com o Luso Meteo, site especializado em meteorologia, este tipo de configuração atmosférica resulta de uma pluma de ar subtropical muito rica em humidade, canalizada para a Península Ibérica numa fase em que as altas pressões começam a ganhar alguma expressão no Atlântico.

Essa combinação cria condições para episódios prolongados de chuva contínua, por vezes intensa e com forte influência orográfica, sobretudo em zonas montanhosas.

A semana começa com uma aparente melhoria do estado do tempo, mas trata-se de uma trégua curta. A instabilidade mantém-se instalada e deverá reforçar-se de forma significativa a partir de terça-feira.

Primeiros dias com chuva mais fraca antes do agravamento

A segunda-feira deverá ser marcada por um ambiente húmido, com possibilidade de nevoeiros e alguma precipitação, sobretudo durante a madrugada. Segundo a mesma fonte, a chuva deverá ser em geral fraca ao longo do dia, mais frequente no Norte e Centro e mais espaçada no Sul.

As temperaturas mantêm-se acima da média para a época, um fator que ganha relevância no contexto hidrológico, já que pode contribuir para o degelo em zonas de maior altitude, aumentando os caudais dos rios antes mesmo dos períodos de chuva mais intensa.

Terça e quarta-feira concentram os maiores acumulados

É entre terça e quarta-feira que a situação meteorológica se torna mais crítica. Segundo explica o Luso Meteo, a precipitação deverá tornar-se persistente e por vezes forte, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Em apenas dois dias, os acumulados poderão atingir valores entre 100 e 150 litros por metro quadrado, com picos superiores em áreas montanhosas e zonas expostas à circulação de oeste e sudoeste.

O vento deverá intensificar-se gradualmente, passando de moderado a moderado forte, enquanto as temperaturas sobem de forma significativa. Em alguns locais, os termómetros poderão ultrapassar os 21 ou 22 graus, um cenário pouco comum para fevereiro e que contribui para agravar o risco de cheias rápidas.

Rios sob vigilância apertada

Os especialistas estão particularmente atentos à evolução dos rios Minho, Douro, Vouga, Mondego e Tejo. A combinação de chuva intensa, solos já saturados e contributo adicional do degelo aumenta a probabilidade de subidas rápidas dos níveis da água.

Nos rios mais a Sul, a situação poderá ser menos crítica, mas tudo dependerá da distribuição final da precipitação. Segundo a publicação, mesmo nestas regiões não se pode excluir a ocorrência de situações localizadas de cheia, caso os episódios previstos se confirmem com a intensidade atualmente modelada.

Sexta-feira pode trazer novo episódio relevante

Após uma quinta-feira que poderá funcionar como um período de transição, com alguma diminuição da precipitação e ligeira descida das temperaturas, a sexta-feira volta a merecer atenção especial. As previsões apontam para a aproximação de uma nova depressão mais próxima do território continental, trazendo novamente chuva e vento mais intenso.

Embora ainda exista alguma incerteza quanto à evolução exata desse sistema, o sinal dominante continua a apontar para mais um episódio relevante de precipitação.

Fim de semana com sinais de mudança, mas sem garantias

O fim de semana poderá trazer alguma melhoria, sobretudo a Sul, onde se espera tempo mais seco. No Norte e Centro, a humidade poderá persistir. De acordo com o Luso Meteo, há sinais de uma tentativa de instalação do anticiclone sobre a Península Ibérica, o que poderia marcar o início de um período mais estável.

Ainda assim, os modelos continuam a oscilar e não há garantias de que essa mudança venha para ficar. Para já, a semana que se aproxima deverá manter Portugal sob forte influência atlântica, com vários dias de chuva persistente e risco acrescido de cheias em alguns rios.

Leia também: Chuva vai dar tréguas, mas não por muito tempo: rio atmosférico a caminho de Portugal e estes serão os dias da semana com mais precipitação

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Emergência no ar: avião com 141 passageiros desviado para Faro

16:54 16 Abril, 2026 16:54 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe aterragem de emergência com 141 passageiros após problema técnico no voo e alerta de fumo a bordo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Algarve Cultura Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Algarve Desporto Saúde

Etson Barros está em coma induzido no Hospital de Faro após acidente de viação

16:37 16 Abril, 2026 16:37 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recordista nacional dos 3.000 metros obstáculos está internado no Hospital de Faro após acidente de viação ocorrido na última madrugada

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Pessoas abrigadas da chuva debaixo dos guarda-chuvas. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva regressa a Portugal a partir desta data

14:30 15 Abril, 2026 18:11 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias serão de temperaturas amenas mas o bloqueio escandinavo pode trazer a chuva de volta a Portugal

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Algarve Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Algarve

Emergência no ar: avião com 141 passageiros desviado para Faro

16:54 16 Abril, 2026 16:54 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe aterragem de emergência com 141 passageiros após problema técnico no voo e alerta de fumo a bordo

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva: mau tempo chega neste dia com descida de temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 16 Abril, 2026 14:21 15 Abril, 2026 | João Luís

Depois de dias de calor, o tempo vai mudar em Portugal. A chuva regressa com descida de temperaturas e há regiões que serão mais impactadas

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Navio petrolífero. Crédito: Freepik
Europa

Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento

19:00 16 Abril, 2026 18:53 16 Abril, 2026 | Luís Santos

As reservas de combustível na Europa estão sob pressão e levantam preocupações sobre possíveis falhas no abastecimento

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Algarve, Cultura, Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo

18:07 16 Abril, 2026 18:41 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estuários, portos e cidades antigas revelam evolução do litoral algarvio desde a época romana até ao século XVII

Algarve, Desporto, Saúde

Etson Barros está em coma induzido no Hospital de Faro após acidente de viação

16:37 16 Abril, 2026 16:37 16 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recordista nacional dos 3.000 metros obstáculos está internado no Hospital de Faro após acidente de viação ocorrido na última madrugada

Bancos de um autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

17:30 16 Abril, 2026 17:24 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma autarquia aprovou a gratuitidade dos transportes públicos, medida que deverá entrar em vigor nos próximos meses e que poderá alterar rotas, horários e hábitos de mobilidade

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações este ano se cumprirem estes requisitos

06:30 15 Abril, 2026 16:21 13 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Este ano, muitos alcançarão a idade que permite aceder à pensão completa

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Pessoas abrigadas da chuva debaixo dos guarda-chuvas. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva regressa a Portugal a partir desta data

14:30 15 Abril, 2026 18:11 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias serão de temperaturas amenas mas o bloqueio escandinavo pode trazer a chuva de volta a Portugal

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores

19:30 16 Abril, 2026 14:30 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara novas regras para os condutores com mais radares, multas mais duras e operações stop sem aviso. Saiba o que pode mudar

Algarve, Economia

Prémio Cinco Estrelas volta a distinguir Forum Algarve

10:40 15 Abril, 2026 10:35 15 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial celebra 25 anos com novo prémio e conquista distinção Cinco Estrelas Regiões pelo oitavo ano consecutivo

Últimas Notícias

  • Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
    Mais radares, novas multas e menos avisos: veja o que está a ser preparado pelo Governo para os condutores
  • Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
    Alerta europeu: reservas de combustível acabam neste dia e vai haver falhas de abastecimento
  • Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
    Corrida Fotográfica regressa a Portimão com nova vertente artística
  • Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
    Está no desemprego? Pode ser alvo desta nova burla e a PJ pede para ver isto na internet antes de aceitar um trabalho
  • Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
    Sem planos para o fim de semana de 13 e 14 de junho? Uma noite neste hotel no Algarve junto à praia e um dia num parque aquático custam 55€
  • Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade
    Transportes públicos gratuitos: proposta pode avançar nos próximos meses e mudar a mobilidade desta cidade

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O Sotavento de Faro a Tavira – Parte II | Por José Manuel do Carmo
  • Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
    Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia
  • Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
    Armadilha do desemprego: Portugal entre os países com menor incentivo para regressar ao trabalho
  • Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
    Reforma laboral em Portugal: entre o bloqueio político e a urgência de adaptação | Por António Pedro Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
  • Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
    Ministro da Educação promove a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios” no Algarve
  • Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
    Diretiva da UE vai entrar em vigor: estes carregadores vão passar a ser obrigatórios nestes aparelhos já em abril
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal