Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

06:00 21 Julho, 2026 19:59 22 Julho, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental vai sentir uma subida gradual das temperaturas nos próximos dias, sobretudo no interior e no Sul, mas o cenário deverá mudar a partir de sexta-feira, 24 de julho. Depois de um período marcado por tempo seco, céu pouco nublado e valores máximos a aproximarem-se dos 40 ºC em algumas regiões, os mapas apontam para uma descida da temperatura e para a possibilidade de regresso da chuva em parte do território.

De acordo com a Meteored, o estado do tempo ficará condicionado pela interação entre uma bolsa de ar frio localizada a noroeste da Península Ibérica e várias zonas de altas pressões. Essa combinação deverá gerar um contraste acentuado entre Portugal e Espanha, com o território continental português a registar calor, mas sem a intensidade prevista para o centro e leste da Península, onde os termómetros poderão atingir valores muito elevados.

Tempo seco e subida das temperaturas até quinta-feira

Até quinta-feira, dia 23, o tempo em Portugal continental deverá manter-se estável, seco e maioritariamente soalheiro. O céu estará em geral pouco nublado ou limpo, embora possam surgir períodos de maior nebulosidade durante a manhã em grande parte da faixa costeira ocidental e, ocasionalmente, em algumas zonas do interior.

A precipitação deverá estar praticamente ausente neste período. Ainda assim, a Meteored não exclui a possibilidade de chuviscos fracos e dispersos em pontos isolados da faixa costeira ocidental e em algumas áreas montanhosas da Região Norte. O vento deverá soprar sobretudo do quadrante oeste, embora nas terras altas do Norte possa surgir pontualmente de és-nordeste.

A tendência principal será a subida gradual e consecutiva das temperaturas máximas de norte a sul. O aumento deverá ser mais expressivo nas regiões do interior, onde o calor se fará sentir com maior intensidade. O período mais quente é esperado entre quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23 de julho.

Máximas podem chegar aos 39 ºC no interior e no Sul

Durante os dias mais quentes da semana, são esperadas temperaturas máximas entre 35 ºC e 39 ºC em várias zonas do interior e da Região Sul. Entre as áreas mais expostas estarão os vales do Douro, Tua e Sabor, a Beira Baixa, o Alentejo e o Sotavento Algarvio.

Apesar deste aumento, a Meteored prevê que a partir de quinta-feira as temperaturas possam começar a descer ligeiramente em algumas zonas do país, tanto no litoral como no interior. Esta descida deverá antecipar uma mudança mais clara no estado do tempo, prevista para sexta-feira.

O contexto meteorológico está ligado à presença de uma crista anticiclónica atlântica, associada a uma região de altas pressões centrada a oeste da Irlanda e estendida de norte para sul sobre o Atlântico Nordeste. Ao mesmo tempo, uma depressão isolada em altitude, também conhecida como gota fria, deverá permanecer a noroeste da Península Ibérica, entre essa crista atlântica e a crista subtropical que transporta ar quente para o Mediterrâneo.

Espanha poderá enfrentar calor mais extremo

A bolsa de ar frio deverá criar dois cenários distintos na Península Ibérica. Em Portugal continental, situado na metade ocidental da Península, a sua influência ajudará a manter temperaturas relativamente mais amenas para a época, apesar da subida térmica prevista entre segunda e quarta-feira.

Em Espanha, sobretudo no centro e no leste do território, o cenário será diferente. A interação entre a bolsa fria e a crista subtropical deverá favorecer o transporte de ar muito quente e seco do Norte de África, criando condições para uma onda de calor intensa. Segundo a Meteored, as temperaturas máximas poderão chegar aos 45 ºC e até superar esse valor localmente.

Este contraste térmico entre Portugal continental e Espanha peninsular deverá ser significativo até quinta-feira, 23 de julho. Enquanto algumas regiões portuguesas se aproximam dos 40 ºC, parte do território espanhol poderá enfrentar valores bastante mais extremos.

Chuva pode regressar a partir de sexta-feira

A mudança mais relevante deverá ocorrer a partir de sexta-feira, dia 24. A descida em latitude da corrente de jato polar deverá empurrar também a crista atlântica para sul. Com isso, a bolsa fria isolada em altitude, até então quase estacionária a noroeste da Península Ibérica, deverá deslocar-se para leste, atravessando o norte peninsular e gerando linhas de instabilidade.

Segundo a previsão atual da Meteored, a chuva deverá concentrar-se sobretudo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e parcialmente Lisboa poderão ser abrangidos, bem como os setores ocidentais de Vila Real e Viseu.

A precipitação dificilmente deverá avançar para áreas mais a leste ou a sul, devido ao efeito de barreira exercido pelo relevo do sistema Montejunto-Estrela. Ainda assim, para a época do ano, mesmo acumulados baixos podem ganhar algum significado, uma vez que ocorrem em plena canícula, o período climatologicamente mais quente e seco do ano.

Acumulados devem ser baixos, mas relevantes para julho

Entre sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de julho, poderão registar-se acumulados entre 1 e 5 milímetros em várias zonas da Região Centro e do litoral Oeste. Na metade ocidental da Região Norte, os valores poderão variar entre 2 e 15 milímetros, com maior destaque para as serras do Alto Minho, onde o modelo ECMWF prevê, nesta fase, os acumulados mais elevados.

A Meteored sublinha, no entanto, que ainda existe incerteza na previsão. Como acontece frequentemente com bolsas de ar frio isoladas em altitude, pequenas alterações na trajetória podem mudar a distribuição e a intensidade da precipitação, assim como a evolução das temperaturas.

Para já, a tendência aponta para uma primeira metade da semana mais quente e seca, seguida de uma descida térmica e de alguma instabilidade a partir de sexta-feira. A previsão poderá ainda sofrer ajustes nos próximos dias, sobretudo quanto às zonas que poderão receber chuva e aos acumulados esperados.

Leia também: O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir

22:00 12 Agosto, 2026 15:15 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta infração pode custar até 2.500 euros e deixar o condutor sem carta de condução durante dois anos

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 19:03 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Algarve Cultura Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve Europa Vida & Lazer

Adeus Algarve? Britânica que passou férias por cá, garante que este país “deixou uma marca muito maior”

17:30 11 Agosto, 2026 20:36 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de percorrer a costa do Algarve, uma turista visitou outro destino europeu e não escondeu a preferência

Cultura Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir

22:00 12 Agosto, 2026 15:15 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta infração pode custar até 2.500 euros e deixar o condutor sem carta de condução durante dois anos

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 19:03 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Algarve, Cultura, Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Algarve, Europa, Vida & Lazer

Adeus Algarve? Britânica que passou férias por cá, garante que este país “deixou uma marca muito maior”

17:30 11 Agosto, 2026 20:36 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de percorrer a costa do Algarve, uma turista visitou outro destino europeu e não escondeu a preferência

Cultura, Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Últimas Notícias

  • Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
    Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
  • Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
    Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
  • “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
    “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento