Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Reprodução Facebook Diogo Jota
Desporto, Nacional

Do Paços a lenda: o caminho que fez de Diogo Jota um dos maiores do futebol português

Uma carreira cheia de conquistas terminou de forma brutal. Diogo Jota partiu cedo demais, mas o que fica não se apaga

22:55 3 Julho, 2025 23:00 3 Julho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A notícia chegou de madrugada e correu o país com o peso de um murro no estômago. Diogo Jota, avançado internacional português e jogador do Liverpool, morreu na madrugada desta quinta-feira na sequência de um acidente de viação na província espanhola de Zamora. No mesmo automóvel seguia o irmão, André Silva, atleta do Penafiel, que também não resistiu ao embate.

A confirmação da morte abalou o mundo do futebol, que perdeu uma das suas figuras mais promissoras aos 28 anos. Segundo o Público, Jota foi um dos jogadores portugueses mais consistentes da última década, com uma carreira marcada por golos, títulos e momentos decisivos, tanto ao serviço de clubes como da Seleção Nacional.

Num percurso que se iniciou cedo e teve várias etapas de sucesso, Diogo Jota somou feitos relevantes que deixam marca na história recente do futebol português.

Primeiros passos com impacto imediato

A estreia no futebol profissional aconteceu em 2014, ao serviço do Paços de Ferreira. Com apenas 17 anos, Jota foi titular num jogo da Taça de Portugal frente ao Atlético de Reguengos, tendo contribuído com um golo e duas assistências na vitória por 4-0.

O desempenho precoce não passou despercebido e levou à sua transferência para o Atlético de Madrid em 2016, por cerca de 7 milhões de euros. Contudo, foi em Portugal que voltou a brilhar.

A afirmação com a camisola azul e branca

Segundo o Público, o jogador chegou ao FC Porto em 2016/17 por empréstimo. A estreia foi frente ao Vitória de Guimarães, mas o momento mais marcante surgiu logo no seu primeiro jogo como titular: um hat-trick frente ao Nacional da Madeira, na Choupana. Jota tornou-se o primeiro jogador em 76 anos a marcar três golos na estreia como titular pelos dragões.

Apesar da boa forma, o FC Porto não avançou para a contratação definitiva e Jota seguiu para Inglaterra.

A ascensão em Inglaterra

Na época seguinte, Diogo Jota integrou o projeto ambicioso do Wolverhampton, então no Championship. Juntou-se a outros portugueses como Rúben Neves e Ivan Cavaleiro e ajudou o clube a garantir a promoção à Premier League, com 17 golos e seis assistências no campeonato, como recorda o mesmo jornal.

A boa forma chamou a atenção de clubes de topo e, em 2020, o Liverpool garantiu a sua contratação por cerca de 44,7 milhões de euros.

Títulos e amarguras em Anfield

A época 2021/22 revelou-se agridoce. Apesar de Jota ter conquistado a Taça da Liga e a Taça de Inglaterra, o Liverpool perdeu o campeonato por um ponto para o Manchester City e foi derrotado na final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid.

Na temporada seguinte, os títulos escassearam, com o clube a vencer apenas a FA Cup em 2024. Ainda assim, Jota manteve um papel relevante no plantel orientado por Jürgen Klopp e, mais tarde, por Arne Slot.

O ano mais glorioso

De acordo com o Público, a época de 2024/25 foi a mais bem-sucedida de Jota no Liverpool. O clube conquistou a Premier League, com o português a somar 26 jogos, seis golos e seis assistências, mesmo tendo sido afetado por lesões musculares ao longo da temporada.

Este desempenho valeu-lhe não só reconhecimento interno, como também nova chamada à Seleção Nacional.

Títulos com Portugal

A nível internacional, Jota estreou-se pela equipa principal em 2019, depois de ter sido convocado pela primeira vez em março do mesmo ano. Embora não tenha jogado, fez parte do grupo que venceu a primeira edição da Liga das Nações, no Estádio do Dragão.

A consagração final chegou pouco antes da sua morte, com a conquista da segunda Liga das Nações por Portugal. Desta vez, o avançado foi peça ativa na campanha, tendo participado em vários jogos e contribuído com uma assistência. Só ficou de fora nos duelos contra a Polónia, Croácia e na primeira mão dos quartos-de-final frente à Dinamarca, devido a lesão.

O legado de um jogador completo

Diogo Jota deixou uma marca inegável no futebol português. Segundo o Público, foi um atleta discreto fora de campo, mas decisivo dentro dele. Representou com distinção o Paços de Ferreira, FC Porto, Wolverhampton e Liverpool, além da Seleção Nacional.

Partiu cedo demais, mas deixa um legado feito de golos, dedicação e títulos, e uma história que continuará a ser contada por quem o viu jogar.

Leia também: A Lamborghini vai ter que explicar porque morreu Diogo Jota

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Algarve Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Desporto Opinião Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Algarve, Cultura

Noites de verão ganham nova vida com programação cultural em Alcoutim

08:00 24 Junho, 2026 19:35 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“Alcoutim ComVida” anima julho e agosto com concertos gratuitos na vila e nas freguesias, sempre às 22:00

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Desporto, Opinião, Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas"

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Últimas Notícias

  • Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
    Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar
  • “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
    “Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€
  • Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
    Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve
  • Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’
    Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’
  • Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena
    Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal