Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Segurança Social recusa incapacidade a peixeira com cancro por considerar que pode continuar a trabalhar: tribunal ‘não perdoou’

Depois de perder metade da mobilidade num braço devido a um cancro da mama, uma peixeira viu a Segurança Social negar-lhe a pensão

18:50 22 Outubro, 2025 15:26 22 Outubro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma trabalhadora do setor das pescas conseguiu que o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia reconhecesse o seu direito a uma pensão por incapacidade permanente total, depois de a Segurança Social lhe ter recusado o pedido. A decisão surge após anos de tratamentos oncológicos que deixaram sequelas graves, impossibilitando-a de exercer o seu trabalho habitual.

O diagnóstico e o tratamento

De acordo com o portal espanhol Noticias Trabajo, a mulher, que trabalhava como peixeira, foi diagnosticada com um carcinoma ductal infiltrante da mama esquerda, uma forma agressiva de cancro de mama. Submeteu-se a um longo e exigente processo clínico que incluiu quimioterapia, cirurgia e radioterapia, seguido de hormonoterapia contínua. Durante meses, esteve de baixa médica por incapacidade temporária.

Com o avançar dos tratamentos, surgiram limitações físicas irreversíveis. A sentença revela que a trabalhadora perdeu cerca de 50% da mobilidade no ombro esquerdo e passou a ter dificuldade em levantar o braço acima da linha dos ombros, o que afetou de forma direta o desempenho da sua profissão.

A recusa da Segurança Social

Apesar das limitações, o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), através do seu Departamento de Avaliação de Incapacidades, recusou-lhe qualquer pensão. A decisão baseou-se no artigo 193.º da Lei Geral da Segurança Social espanhola, que define os critérios para atribuição das incapacidades permanentes.

Convencida de que o seu estado físico não lhe permitiria regressar à banca do peixe, a mulher decidiu recorrer aos tribunais. O primeiro julgamento, no Tribunal de Algeciras, não lhe foi favorável, o juiz entendeu que as suas lesões não se enquadravam nos níveis de invalidez previstos na lei.

Da recusa ao recurso

Determinada, a trabalhadora recorreu para o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia, que acabou por rever totalmente o caso. Os juízes analisaram os relatórios médicos e concluíram que a limitação para levantar o braço, aliada à perda de força e destreza, era incompatível com as tarefas típicas de uma pescadeira.

As funções diárias, lavar, escamar, cortar e preparar peixe, exigem grande esforço físico e o uso contínuo das duas mãos, algo que a mulher já não consegue fazer. Por essa razão, o tribunal reconheceu o direito à pensão por incapacidade permanente total.

A decisão final do tribunal

O acórdão determinou que o INSS e a Tesouraria Geral da Segurança Social (TGSS) devem pagar as prestações correspondentes, de acordo com os valores e prazos legais. O tribunal salientou que a trabalhadora está impedida de realizar “o grosso das tarefas fundamentais da sua profissão habitual”.

De acordo com o Noticias Trabajo, a decisão recorda também que a pensão por incapacidade permanente total é compatível com outras atividades que não exijam esforço físico, permitindo à beneficiária exercer uma ocupação diferente, caso encontre uma função adaptada à sua nova realidade.

Um caso que reforça o debate

A sentença reforça o debate sobre a avaliação das incapacidades em profissões fisicamente exigentes, como a pesca ou a restauração. Muitas vezes, as sequelas de doenças graves como o cancro são subvalorizadas pelas entidades avaliadoras, obrigando os trabalhadores a longos processos judiciais para verem reconhecidos os seus direitos.

Em Portugal, os casos de incapacidade permanente são avaliados pela Segurança Social através de uma junta médica, que determina se o trabalhador pode ou não continuar a exercer a sua profissão habitual. Tal como em Espanha, a incapacidade pode ser total, quando impede o exercício da profissão atual mas permite desempenhar outras funções, ou absoluta, quando o trabalhador fica inapto para qualquer tipo de atividade laboral.

O reconhecimento desta condição dá direito a uma pensão mensal vitalícia, calculada com base na remuneração de referência e no grau de incapacidade atribuído.

Leia também: “Selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto, Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:42 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Últimas Notícias

  • Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
    Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal