Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mundo, Nacional

Seca: alterações climáticas obrigam a mudanças na gestão da água

A “severidade” dos efeitos das alterações climáticas no sector da água obriga à “mudança de paradigma” na gestão deste recurso em Portugal, que deve adaptar-se e adoptar medidas para retardar estas consequências, defendeu um responsável da área. “A severidade com que os efeitos das alterações climáticas se estão a fazer sentir sobre o sector […]

13:15 24 Novembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A “severidade” dos efeitos das alterações climáticas no sector da água obriga à “mudança de paradigma” na gestão deste recurso em Portugal, que deve adaptar-se e adoptar medidas para retardar estas consequências, defendeu um responsável da área.

“A severidade com que os efeitos das alterações climáticas se estão a fazer sentir sobre o sector da água e sobre os serviços de água e saneamento dizem-nos, já hoje, que não estamos perante um desafio”, mas sim “o desafio das próximas décadas”, disse Rui Godinho, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

À margem do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG), que decorreu esta semana em Évora, o presidente da Assembleia-Geral da APDA argumentou à Agência Lusa que, perante as alterações climáticas, há que repensar a forma de gerir a água e tomar medidas.

O responsável aludiu a projecções recentes de investigadores, nomeadamente ao estudo de um grupo de trabalho da Universidade de Newcastle (Inglaterra), dirigido pela portuguesa Selma Guerreiro, sobre as três bacias hidrográficas ibéricas, do Douro, Tejo e Guadiana.

Nas conclusões, referiu, a investigação prevê “a hipótese de virmos a ter secas cada vez mais frequentes nas três bacias ibéricas”, assim como “secas muito mais duradouras, que podem ir até 10 e 15 anos, numa situação extrema”.

“Isso significa que estamos perante o desafio” de “termos que mudar completamente o paradigma da gestão da água, de maneira a adaptarmo-nos e/ou a tomarmos medidas” para “retardar que esses efeitos se façam sentir dessa forma tão violenta”, defendeu.

Portugal tem de proteger as origens de água que já possui

E a gestão da água, para as próximas décadas, alertou Rui Godinho, “toca, transversalmente, tudo, a política, a economia, os comportamentos, a vida em sociedade e a organização das cidades”.

Como exemplo do que precisa de ser analisado e decidido, Rui Godinho indicou que Portugal tem de proteger as origens de água que já possui e deve reforçar-se com novas infra-estruturas.

Portugal “tem um Plano Nacional de Barragens, lançado em 2005/2006”, mas “algumas barragens estratégicas para este fim não foram construídas, nomeadamente no interior”, criticou, apontando os casos de Girabolhos, no Mondego, e Alvito, no rio Tejo (construção foi cancelada em 2016).

Trata-se de projectos “absolutamente fundamentais para garantir essa capacidade de armazenamento de água nos anos que chove para os anos em que não chove”, reivindicou Rui Godinho.

A “regionalização dos recursos hídricos” foi outra das medidas que preconizou, defendendo que as administrações de região hidrográfica, que foram integradas na Agência Portuguesa do Ambiente, devem voltar a ser autónomas.

As alterações climáticas e os desafios que o sector da água enfrenta foram o tema em foco na edição deste ano do ENEG, cujos trabalhos terminam esta quinta-feira, 23 de Novembro.

Esta foi “a maior conferência de sempre do sector da água em Portugal”, com 537 participantes, 190 comunicações e uma feira com 52 expositores, indicou Rui Godinho.

 

 

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve, Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:02 3 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal