Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Se levanta dinheiro no Multibanco, tenha atenção a isto: veja como funciona a armadilha libanesa que pode deixar a ‘conta vazia’

Saiba o que é a armadilha libanesa: a burla em caixas multibanco que pode levar ao roubo do cartão e do dinheiro. Veja como se proteger

21:20 12 Abril, 2026 20:23 12 Abril, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os pagamentos digitais têm vindo a ganhar terreno, mas o recurso ao dinheiro físico continua a fazer parte da rotina de muitos portugueses. Levantar notas numa caixa multibanco permanece um gesto comum, sobretudo entre quem privilegia métodos mais tradicionais no dia a dia.

De acordo com o jornal espanhol 20minutos, as autoridades espanholas têm vindo a alertar para cuidados básicos que devem ser mantidos sempre que se utiliza uma caixa automática. Embora simples, estes comportamentos continuam a ser essenciais para reduzir riscos. Muitos dos esquemas de burla mais eficazes não dependem de tecnologia avançada, mas sim de distrações ou reações instintivas por parte dos utilizadores. É precisamente nesses momentos que surgem oportunidades para atuação de terceiros.

Um esquema discreto que continua a fazer vítimas

Entre os métodos mais referidos pelas autoridades está um esquema conhecido por prender o cartão na própria máquina, criando uma situação inesperada para o utilizador. À primeira vista, pode parecer apenas uma falha técnica, mas é nesse momento que o risco aumenta.

De acordo com o 20minutos, este método, conhecido como armadilha libanesa, consiste na introdução de um objeto fino na ranhura do multibanco. Pode ser uma pequena tira adesiva ou outro elemento que impeça o cartão de sair após a operação. Quando o utilizador tenta concluir o levantamento e o cartão fica retido, a situação gera confusão. É nesse contexto que surge, muitas vezes, alguém aparentemente disponível para ajudar.

Quando a ajuda se transforma num risco

A abordagem é, em regra, discreta e convincente. O burlão oferece assistência, sugere repetir o código ou simular um erro do sistema, tentando ganhar a confiança da vítima num momento de vulnerabilidade. Segundo a mesma fonte, o objetivo é simples: levar o utilizador a revelar o código PIN. Uma vez obtida essa informação, o esquema é concluído posteriormente, quando o burlão retira o cartão preso e o utiliza.

Este tipo de situação pode ocorrer em locais movimentados, mas também em zonas mais isoladas, onde a presença de terceiros não levanta suspeitas imediatas. A naturalidade da interação contribui para o sucesso do esquema.

Medidas simples que fazem a diferença

Para reduzir o risco, as autoridades recomendam um conjunto de precauções básicas, que continuam a ser eficazes. Evitar levantar dinheiro em locais isolados ou durante a noite é uma das principais recomendações. Sempre que possível, deve optar por caixas automáticas em zonas movimentadas e bem iluminadas. Além disso, tapar o teclado ao introduzir o código PIN continua a ser uma prática essencial.

Outro ponto sublinhado prende-se com a recusa de ajuda de desconhecidos. Mesmo que a situação pareça urgente, não deve partilhar qualquer informação sensível com terceiros.

Como agir em caso de suspeita

Se o cartão ficar preso ou surgir uma falha inesperada no ecrã, a recomendação passa por manter a calma e evitar qualquer interação com estranhos. O passo seguinte deve ser contactar de imediato o banco ou a SIBS.

Sempre que possível, deve registar o número da caixa multibanco e, se necessário, reportar a situação às autoridades. Em contextos de maior pressão ou intimidação, o contacto com a polícia pode ser determinante.

Como sublinha o 20minutos, a prevenção continua a ser a principal linha de defesa contra este tipo de fraude. Pequenos cuidados no momento da operação podem ser suficientes para evitar prejuízos significativos.

Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

Nacional

João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”

20:00 31 Agosto, 2026 19:01 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto aparentemente banal durante as férias acabou numa abordagem policial e num valente susto. João Baião revelou o que aconteceu e admitiu ter visto “o caso muito mal parado”

Algarve Economia

Algarve bate novo máximo de dormidas e lidera proveitos turísticos

18:40 31 Agosto, 2026 18:43 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira foi o segundo município português com mais dormidas em julho, somando cerca de 1,1 milhões de pernoitas

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Tempo

Nortada chega ‘em força’ a Portugal em setembro: rajadas de vento até 55 km/h e temperaturas acima dos 30 ºC nestas regiões

13:40 31 Agosto, 2026 13:30 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro traz uma mudança no tempo, com a nortada a ganhar força e rajadas que podem chegar aos 55 km/h

Vida & Lazer

Esta é a quantidade de detergente que deve colocar na máquina: usar mais não significa lavar melhor

19:00 31 Agosto, 2026 14:29 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Encher demasiado o compartimento do detergente não deixa necessariamente a roupa mais limpa

Algarve Gastronomia

Noélia Jerónimo estreia no 24Kitchen programa inspirado nos sabores e memórias do Algarve

15:50 31 Agosto, 2026 15:54 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Tragam Pão!" leva ao 24Kitchen uma cozinha de memória, partilha e identidade, marcada pelas raízes algarvias de Noélia Jerónimo

Nacional Política Vídeo

Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]

19:50 31 Agosto, 2026 19:46 31 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Deputado acusa o Fisco de penalizar quem declara a atividade em casa e sugere, em tom irónico, usar a morada do primeiro-ministro

Algarve Desporto

Portimonense contrata defesa russo Georgii Tunguliiadi por três épocas

18:10 31 Agosto, 2026 18:11 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Georgii Tunguliiadi é a mais recente contratação do Portimonense, que já soma 15 reforços para a nova temporada

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Família a ver Netflix. Crédito: Foto AI
Tech

Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única

19:40 31 Agosto, 2026 19:13 31 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

O co-CEO da Netflix abordou recentemente a possibilidade de um plano gratuito com publicidade, e a Disney pode seguir o mesmo caminho

Idoso com ar pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”

19:30 31 Agosto, 2026 14:26 31 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de começar a trabalhar ainda adolescente, um pensionista espanhol relata as consequências de ter perdido o emprego já perto da idade da reforma

Nacional

João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”

20:00 31 Agosto, 2026 19:01 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto aparentemente banal durante as férias acabou numa abordagem policial e num valente susto. João Baião revelou o que aconteceu e admitiu ter visto “o caso muito mal parado”

Algarve, Economia

Algarve bate novo máximo de dormidas e lidera proveitos turísticos

18:40 31 Agosto, 2026 18:43 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira foi o segundo município português com mais dormidas em julho, somando cerca de 1,1 milhões de pernoitas

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Tempo

Nortada chega ‘em força’ a Portugal em setembro: rajadas de vento até 55 km/h e temperaturas acima dos 30 ºC nestas regiões

13:40 31 Agosto, 2026 13:30 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro traz uma mudança no tempo, com a nortada a ganhar força e rajadas que podem chegar aos 55 km/h

Vida & Lazer

Esta é a quantidade de detergente que deve colocar na máquina: usar mais não significa lavar melhor

19:00 31 Agosto, 2026 14:29 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Encher demasiado o compartimento do detergente não deixa necessariamente a roupa mais limpa

Algarve, Gastronomia

Noélia Jerónimo estreia no 24Kitchen programa inspirado nos sabores e memórias do Algarve

15:50 31 Agosto, 2026 15:54 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Tragam Pão!" leva ao 24Kitchen uma cozinha de memória, partilha e identidade, marcada pelas raízes algarvias de Noélia Jerónimo

Nacional, Política, Vídeo

Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]

19:50 31 Agosto, 2026 19:46 31 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Deputado acusa o Fisco de penalizar quem declara a atividade em casa e sugere, em tom irónico, usar a morada do primeiro-ministro

Algarve, Desporto

Portimonense contrata defesa russo Georgii Tunguliiadi por três épocas

18:10 31 Agosto, 2026 18:11 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Georgii Tunguliiadi é a mais recente contratação do Portimonense, que já soma 15 reforços para a nova temporada

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Família a ver Netflix. Crédito: Foto AI
Tech

Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única

19:40 31 Agosto, 2026 19:13 31 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

O co-CEO da Netflix abordou recentemente a possibilidade de um plano gratuito com publicidade, e a Disney pode seguir o mesmo caminho

Idoso com ar pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”

19:30 31 Agosto, 2026 14:26 31 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de começar a trabalhar ainda adolescente, um pensionista espanhol relata as consequências de ter perdido o emprego já perto da idade da reforma

Últimas Notícias

  • João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”
    João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”
  • Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]
    Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]
  • Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única
    Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única
  • Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”
    Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”
  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

Opinião

  • O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte
    O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte
  • Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez
    Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez
  • A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão
    A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
  • É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
    É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento