Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Albufeira à noite. Crédito: ACALB
Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de…

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos.

As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de uma decisão da Câmara Municipal de Albufeira e visam reduzir os níveis de ruído em zonas classificadas como de “especial prevenção ruidosa”, bem como nas áreas envolventes abrangidas por um raio de cinco quilómetros.

De acordo com o despacho municipal, os horários de funcionamento de vários estabelecimentos foram reduzidos. As lojas de conveniência, garrafeiras e minimercados passam agora a encerrar às 23:00, em vez da meia-noite. Já os bares veem o seu horário reduzido das 04:00 para as 03:00, enquanto as discotecas passam a encerrar às 05:00, uma hora mais cedo do que anteriormente.

O despacho determina ainda um reforço das medidas de controlo sonoro, impondo aos estabelecimentos um limite máximo de 74 decibéis.

Empresários levantam dúvidas sobre limites de ruído e custos de implementação

Em declarações à Lusa, o presidente da ACALB, Sérgio Brito, afirmou existirem “muitas dúvidas sobre o teor do despacho que foi emitido pelo município”, referindo que a associação tem recebido “vários pedidos de esclarecimento” por parte dos empresários.

A principal preocupação incide sobre a redução de horários, cujo impacto económico, disse, ainda não foi devidamente avaliado: “Temos de avaliar o impacto efetivo que isto tem na economia”, sublinhou.

Segundo o responsável, a medida foi adotada “sem auscultação dos parceiros sociais”, considerando tratar-se de “um ato unilateral da Câmara Municipal que “é respeitado, mas cuja dimensão precisa de ser reavaliada”.

Sérgio Brito salientou ainda que “os empresários foram todos surpreendidos com esta redução” e alertou para “impactos financeiros negativos na atividade”.

Além da limitação de horários, a ACALB manifesta reservas quanto à instalação de medidores exteriores de ruído sujeitos a um limite de 74 decibéis.

“Isto significa que pessoas numa esplanada a conversar normalmente ultrapassam esse valor”, explicou, acrescentando que “toda a atividade inerente a um restaurante ou um bar fica completamente limitada”.

O dirigente apontou ainda questões técnicas e custos associados à implementação das medidas, lembrando que a generalidade dos estabelecimentos já dispõe de limitadores de som certificados.

A aplicação das medidas abrange, segundo a associação, mais de 400 estabelecimentos, “não se restringindo às zonas tradicionalmente identificadas como de maior pressão turística, mas a um raio de cinco quilómetros”.

“Além da despesa, há também a questão técnica de implementação”, afirmou, alertando para dificuldades logísticas e operacionais.

O responsável lamentou que a autarquia “nunca tivesse ouvido os comerciantes”, apesar de ter sido apresentado em maio “um plano de mitigação do ruído”, afirmando que o setor “está disponível para colaborar”.

Sérgio Brito considerou que as medidas terão impacto “não apenas na restauração e nos bares, mas em toda a cadeia de valor do turismo.

“Toda a atividade turística, este ecossistema envolvente que vive à base da animação turística, sofre bastante”, frisou.

Associação admite analisar enquadramento jurídico das medidas

Quanto à legalidade das medidas, o responsável indicou que a associação “está a analisar o enquadramento jurídico”.

Sérgio Brito apontou ainda efeitos práticos que foram hoje de madrugada visíveis após a entrada em vigor das regras, referindo que “os estabelecimentos encerraram mais cedo, mas a presença de pessoas na via pública e o ruído manteve-se”.

“Os bares encerraram às 03:00, mas as pessoas mantiveram-se na rua a falar alto e sem controlo”, notou.

Sérgio Brito garantiu que a associação continuará a tentar dialogar com a Câmara Municipal para “contribuir para soluções equilibradas, para não prejudicar a atividade de animação turística que é reconhecida há mais de 40 anos e faz parte cultural de Albufeira”.

Leia também: Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Algarve Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Algarve, Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Nestas duas situações pode circular na via da direita mais rápido do que os carros da via da esquerda sem risco de multas

11:25 1 Junho, 2026 11:17 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Circular mais depressa pela direita do que pela esquerda pode ser proibido, mas o Código da Estrada prevê exceções pouco conhecidas

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Algarve, Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Últimas Notícias

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
    Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
  • Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
    Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026
    Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal