Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Nacional, Política

PSD pede dados sobre fiscalizações a lares e responsabilidades no caso de Boliqueime

Sociais-democratas repudiam “as condições desumanas” em que se encontrava uma idosa institucionalizada na Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, que já faleceu.

14:57 23 Setembro, 2022 14:24 24 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O PSD pediu esta sexta-feira ao Governo dados sobre a fiscalização aos lares, considerando ser necessária uma “ação preventiva”, bem como o apuramento de responsabilidades no caso de alegada negligência no tratamento de uma idosa num lar de Boliqueime.

Num requerimento dirigido à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os sociais-democratas repudiam “as condições desumanas”, noticiadas por vários órgãos de comunicação social, em que se encontrava uma idosa institucionalizada na Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, Loulé (distrito de Faro), que, entretanto, faleceu.

“É absolutamente essencial que as entidades públicas, nas diversas vertentes da sua atuação, estejam atentas e prontas a intervir para evitar estas situações menos dignas ou desumanas para os nossos concidadãos, em especial para os mais frágeis e vulneráveis, designadamente os idosos. Mas, mais do que uma ação reativa exige-se uma ação preventiva”, defende o PSD.

Grupo parlamentar do PSD quer que se averigue o o regular funcionamento desta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Apesar de já estar a decorrer um inquérito aberto pelo Ministério Público, o grupo parlamentar do PSD quer que se averiguem “não só as circunstâncias em que ocorreram os alegados maus-tratos perpetrados à idosa, e apurar eventuais responsabilidades, como, também, apurar o regular funcionamento desta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), situação que deve ser aferida pelo Instituto da Segurança Social”.

Nas perguntas dirigidas ao Governo, os deputados do PSD querem saber que acompanhamento faz este Instituto ao funcionamento das ERPI dos setores social, solidário e privado, “nomeadamente quanto ao número de visitas, quanto à regularidade/periodicidade e quais as regras de acompanhamento”.

“Qual o número de ações de fiscalização realizadas pela Segurança Social às ERPI, nos anos de 2020 a 2022? E quantos autos foram levantados? E quantas ordens de encerramento foram proferidas por falta de condições de funcionamento? E quantas culminaram no encerramento da ERPI?”, perguntam ainda os sociais-democratas, no requerimento dirigido à ministra Ana Mendes Godinho.

Em concreto sobre o caso agora noticiado, o PSD quer saber também quantas visitas de acompanhamento e ações de fiscalização foram realizadas à ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime nos últimos três anos, bem como as suas conclusões de consequências, solicitando ao Governo que disponibilize os relatórios que resultaram dessas ações.

“Em que data tiveram os Serviços da Segurança Social conhecimento do caso em apreço? Que diligências foram encetadas pelo Instituto da Segurança Social, e quando, para apurar eventuais responsabilidades pelo sucedido e agora denunciado pela comunicação social e, especialmente, para evitar que novas situações possam acontecer?”, perguntam.

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social defende que caso deve ser “averiguado até às últimas circunstâncias”

Na quinta-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, defendeu que este caso deve ser “averiguado até às últimas circunstâncias” e apelou à denúncia de situações semelhantes.

A governante afirmou que a Segurança Social tinha tido uma denúncia “no início deste mês e, logo após a denúncia, desencadeou as averiguações que está a fazer”, sendo que também existe uma “participação por parte do Ministério Público”.

O Ministério Público “está a investigar os factos em apreço, tendo determinado a realização de autópsia médico-legal no âmbito de inquérito oportunamente instaurado”, confirmou a Procuradoria-Geral da República, após questionada pela Lusa.

Vários órgãos de informação divulgaram um vídeo, que circulou nas redes sociais, que mostra uma mulher de 86 anos deitada numa cama com dezenas de formigas em várias partes do corpo.

A idosa acabou por morrer um mês depois deste episódio, que terá ocorrido em julho passado.

Por seu turno, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime anunciou, através da rede social Facebook, ter aberto um inquérito para apurar responsabilidades ao alegado caso, que classificou de “negligência grave”.

A instituição particular de solidariedade social precisou que o “inquérito de natureza disciplinar” foi determinado depois de ter tido conhecimento do vídeo partilhado nas redes sociais a denunciar o caso.

Reação da Provedora à idosa com formigas no Algarve: Misericórdia de consciência tranquila admite falha humana [vídeo]
Idosa filmada em lar de Loulé com corpo coberto de formigas e ferida aberta, estaria amarrada à cama [vídeo]
Ministério Público investiga morte e negligência em assistência a idosa em lar de Boliqueime [vídeo]
Maus-tratos a idosa em lar de Boliqueime: ministra diz que “tem de se averiguar até às últimas circunstâncias”

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos

08:30 6 Setembro, 2026 16:35 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Em 2027, muitos alcançarão a idade legal que permite aceder à pensão completa

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve Cultura Nacional

Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”

10:00 6 Setembro, 2026 11:52 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Poeta e professor em Silves, Nero participa em Lisboa num encontro que leva a poesia para a rua e aproxima autores do público

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2027 se cumprirem estes requisitos

08:30 6 Setembro, 2026 16:35 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores questionam se já têm direito à reforma, e sem penalizações. Em 2027, muitos alcançarão a idade legal que permite aceder à pensão completa

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve, Cultura, Nacional

Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”

10:00 6 Setembro, 2026 11:52 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Poeta e professor em Silves, Nero participa em Lisboa num encontro que leva a poesia para a rua e aproxima autores do público

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
    GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
  • Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
    Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
  • Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões
    Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões
  • Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”
    Nero junta-se a poetas de todo o país na quarta edição do “Aqui vai livre”
  • Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé
    Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento