Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Trânsito. Crédito: Freepik
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Novas regras do IUC já têm data: há um detalhe que define se pode pagar em três vezes

Pagamento do IUC vai mudar nos próximos anos e há uma regra que muitos ainda desconhecem: nem todos vão poder dividir o imposto

14:00 17 Março, 2026 13:24 17 Março, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) vai mudar e já há datas definidas para a entrada em vigor das novas regras, mas nem todos os condutores vão beneficiar da possibilidade de dividir o imposto em várias prestações. Há um critério específico que determina quem pode pagar em três vezes e quem terá de continuar a pagar de forma mais concentrada.

A alteração foi aprovada pelo Parlamento e faz parte de uma reformulação do modelo de cobrança do IUC, que passará a ter um calendário fixo ao longo do ano. Ainda assim, a aplicação será faseada, com um período de transição antes da implementação total.

De acordo com o site Notícias ao Minuto, o novo regime prevê que o pagamento do imposto passe a ser feito no mês de abril, deixando de depender da data da matrícula do veículo, como acontece atualmente.

Um novo calendário para o imposto

A principal mudança está na forma como o imposto será organizado ao longo do ano. Em vez de datas dispersas, o IUC passará a concentrar-se em momentos específicos, o que pretende simplificar o processo para os contribuintes.

Segundo a mesma fonte, esta alteração segue uma lógica semelhante à do IMI, em que o número de prestações depende do valor a pagar. O objetivo passa por reduzir erros e atrasos, que têm originado um elevado número de processos de contraordenação.

O Governo defende que o modelo atual cria confusão e contribui para incumprimentos não intencionais, uma vez que muitos contribuintes acabam por não acompanhar corretamente as datas de pagamento.

O detalhe que define quem pode dividir

Apesar de a possibilidade de pagamento em prestações ser uma das principais novidades, esta não será universal. Tudo depende do valor do imposto.

De acordo com o Notícias ao Minuto, apenas os contribuintes com um IUC superior a 500 euros poderão dividir o pagamento em três prestações, distribuídas pelos meses de abril, julho e outubro.

Este detalhe acaba por excluir uma grande parte dos proprietários de veículos, sobretudo aqueles com impostos mais baixos, que continuarão sujeitos a pagamentos mais concentrados.

Como ficam os restantes contribuintes

Para valores mais reduzidos, o modelo será diferente. Quando o imposto for igual ou inferior a 100 euros, o pagamento terá de ser feito numa única prestação, no mês de abril.

Já nos casos em que o valor ultrapassa os 100 euros, mas não chega aos 500, o pagamento será dividido em duas fases, com liquidação em abril e outubro.

Segundo a mesma publicação, esta diferenciação pretende equilibrar a simplificação administrativa com a capacidade financeira dos contribuintes, evitando sobrecargas em impostos mais elevados.

Falhar uma prestação pode sair caro

O novo modelo inclui também regras mais exigentes em caso de incumprimento. O não pagamento de uma prestação dentro do prazo definido tem consequências imediatas.

De acordo com a informação avançada pela mesma fonte, se uma prestação não for paga atempadamente, as restantes tornam-se automaticamente exigíveis. Ou seja, o contribuinte perde o benefício do pagamento faseado.

Esta medida procura garantir maior rigor no cumprimento das obrigações fiscais e evitar atrasos prolongados.

Um período de transição antes da mudança total

Apesar de as novas regras já estarem definidas, a sua aplicação não será imediata. O ano de 2027 funcionará como fase de adaptação ao novo modelo.

Segundo explica o Notícias ao Minuto, nesse ano o pagamento será feito de forma intermédia. Para valores até 500 euros, o imposto será pago numa única prestação em outubro.

Nos casos em que o montante seja superior, o pagamento poderá ser feito em duas prestações, nos meses de julho e outubro, mantendo-se a possibilidade de liquidação total antecipada.

Quando entram em vigor as novas regras

A aplicação completa do novo modelo está prevista apenas para 2028. Até lá, mantém-se o regime atual, com pagamento no mês da matrícula.

De acordo com a mesma fonte, esta transição faseada pretende evitar impactos financeiros abruptos e dar tempo aos contribuintes para se adaptarem às novas regras.

Uma mudança com impacto direto no bolso

A reformulação do IUC surge num contexto de simplificação administrativa, mas terá efeitos diferentes consoante o perfil do contribuinte.

Enquanto alguns poderão beneficiar de maior flexibilidade no pagamento, outros continuarão sujeitos a um esforço financeiro concentrado num único momento.

Confirmar o valor do imposto e perceber em que escalão se insere passa a ser essencial para antecipar como e quando terá de cumprir esta obrigação fiscal.

Leia também: Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores não estão a par da nova regra da UE e podem perder a carta de condução

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Algarve Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Europe Direct Algarve Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Algarve, Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço

16:14 16 Outubro, 2026 17:08 16 Outubro, 2026

Participantes das três regiões reúnem-se até domingo em El Rocío para propor medidas que reforcem a democracia e a participação cívica

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Últimas Notícias

  • “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
    “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
  • Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
    Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
  • Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
    Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
  • Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
    Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
  • João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
    João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal