Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC 2026 traz mudanças e todos vão pagar o imposto neste mês

Entre as principais mudanças no IUC em 2026 está o pagamento do imposto por parte de todos os condutores num único mês

06:40 6 Novembro, 2025 20:23 5 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) vai mudar em 2026, numa tentativa do Governo de combater esquecimentos e simplificar o processo fiscal. Esta alteração, porém, poderá ter impacto direto no orçamento familiar, especialmente para quem tem mais do que um veículo.

Atualmente, o IUC é pago no mês correspondente à matrícula do veículo, mas a partir do próximo ano isso deixará de acontecer. As novas regras estabelecem que o imposto será cobrado, de forma generalizada, no mês de fevereiro.

Caso o valor seja igual ou inferior a 100 euros, o pagamento deverá ser feito até ao final desse mês. Se for superior, o contribuinte poderá optar por liquidar o valor total em fevereiro ou dividir o pagamento em duas prestações: fevereiro e outubro, de acordo com a SIC Notícias.

Um imposto obrigatório para todos os veículos motorizados

O IUC é um imposto anual que deve ser pago por todos os proprietários de veículos motorizados registados em seu nome, sejam pessoas singulares ou empresas. No primeiro ano de matrícula, o pagamento deve ser feito até 30 dias após o prazo legal para o registo do veículo. Quando o carro é comprado novo num concessionário, o imposto é liquidado no momento da aquisição.

Este valor a pagar varia consoante a categoria do veículo, o ano de matrícula, a cilindrada, o tipo de combustível e os níveis de emissão de dióxido de carbono. O Governo divide os veículos em sete categorias distintas, que determinam o cálculo final do imposto.

O que muda com a nova lei

Até agora, o IUC era pago durante o mês da matrícula do automóvel, por exemplo, um carro registado em março tinha o imposto a pagar até final de março. A partir de 2026, essa regra deixa de existir. Todos os contribuintes terão de efetuar o pagamento em fevereiro, o que significa que o imposto deixará de estar distribuído ao longo do ano. Para famílias com vários carros, esta mudança pode concentrar o esforço financeiro num único mês, obrigando a maior planeamento orçamental, refere a mesma fonte.

Razão para alterar um sistema que funcionava

O Governo justifica a mudança com a elevada taxa de atrasos no pagamento, frequentemente motivada por simples esquecimento. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, explicou que muitas pessoas já não se lembram do mês em que compraram o carro e, por isso, acabam por falhar o prazo.

As matrículas mais recentes, sem indicação do mês de registo, também contribuíram para esta confusão. A uniformização do pagamento em fevereiro visa, assim, reduzir esquecimentos e facilitar o controlo por parte das Finanças.

Quem paga em dezembro de 2025 pode sair ‘prejudicado’

Um dos pontos mais sensíveis da transição é o impacto para quem tem matrícula de dezembro. Estes contribuintes pagarão o IUC em dezembro de 2025, de acordo com as regras antigas, mas terão de pagar novamente em fevereiro de 2026, já sob o novo regime.

A Deco Proteste alerta que, mesmo que o pagamento seja feito em dezembro, será novamente exigido em fevereiro do ano seguinte, seja o valor total (até 100 euros) ou a primeira de duas prestações (para montantes superiores). Na prática, isto significa que alguns condutores terão dois pagamentos muito próximos no tempo: um em dezembro e outro apenas dois meses depois, de acordo com a fonte anteriormente citada.

E quem comprar carro já em 2026?

Os contribuintes que adquirirem um veículo em janeiro de 2026 pagarão o IUC do primeiro ano dentro dos 30 dias após o registo, como previsto por lei. Depois disso, só terão de o pagar novamente em fevereiro de 2027, já com o novo calendário em vigor.

Se o valor do imposto for superior a 100 euros e o proprietário optar por pagar em duas prestações, deve ter em conta que, caso venda o automóvel entre fevereiro e outubro, a responsabilidade pela segunda prestação recai sobre quem for o proprietário registado nas Finanças nessa altura.

Um calendário mais simples, mas com cuidados necessários

Apesar do objetivo de simplificar, o novo modelo exigirá atenção acrescida em 2026, especialmente durante a transição. A concentração dos pagamentos em fevereiro pode dificultar a gestão das finanças pessoais de muitos contribuintes, mas o Governo acredita que o sistema será mais justo e transparente a longo prazo, refere a SIC Notícias. Até lá, o pagamento do IUC continua a obedecer ao mês da matrícula, e é importante verificar as datas com antecedência para evitar coimas e juros de mora.

Leia também: Reformados podem aumentar a pensão com este apoio da Segurança Social: saiba quem tem direito e como pode pedir

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Água do mar está mais quente no Norte do que no Algarve: entenda o fenómeno raro

07:00 24 Julho, 2026 12:41 23 Julho, 2026 | João Luís

A alteração está a sentir-se em várias praias da costa ocidental e deverá manter-se, pelo menos, durante mais alguns dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar

12:35 24 Julho, 2026 12:26 24 Julho, 2026 | João Luís

Muitos idosos não conseguem suportar os custos de uma estrutura residencial apenas com os seus rendimentos e dependem da ajuda da família

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição

19:20 22 Julho, 2026 16:39 21 Julho, 2026 | João Luís

IUC vai deixar de depender do mês da matrícula e passará a seguir datas fixas, mas a mudança terá primeiro um ano intermédio

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 19:59 22 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Água do mar está mais quente no Norte do que no Algarve: entenda o fenómeno raro

07:00 24 Julho, 2026 12:41 23 Julho, 2026 | João Luís

A alteração está a sentir-se em várias praias da costa ocidental e deverá manter-se, pelo menos, durante mais alguns dias

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quanto custa viver num lar? Estudo revela que idosos não conseguem pagar

12:35 24 Julho, 2026 12:26 24 Julho, 2026 | João Luís

Muitos idosos não conseguem suportar os custos de uma estrutura residencial apenas com os seus rendimentos e dependem da ajuda da família

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição

19:20 22 Julho, 2026 16:39 21 Julho, 2026 | João Luís

IUC vai deixar de depender do mês da matrícula e passará a seguir datas fixas, mas a mudança terá primeiro um ano intermédio

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 19:59 22 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Últimas Notícias

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
    Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

Opinião

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento