Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Incêndios rurais e violência doméstica nas prioridades da proposta de lei de política criminal

Figuram ainda na lista de crimes de investigação prioritária o terrorismo, os crimes praticados contra vítimas especialmente vulneráveis, incluindo crianças, jovens, mulheres grávidas, idosos, doentes, pessoas com deficiência e imigrantes, entre outros

20:25 29 Junho, 2020
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O diploma determina que são prioritários a proteção da vítima e o ressarcimento dos danos por ela sofridos

Violência doméstica, homicídio conjugal, incêndios rurais, cibercriminalidade e ilícitos contra o sistema de saúde são alguns dos crimes de investigação prioritária segundo o diploma que define as prioridades em matéria de política criminal para o biénio 2020-2022.

De acordo com a proposta que deu hoje entrada no parlamento figuram ainda na lista de crimes de investigação prioritária o terrorismo, os crimes praticados contra vítimas especialmente vulneráveis, incluindo crianças, jovens, mulheres grávidas, idosos, doentes, pessoas com deficiência e imigrantes, o tráfico de pessoas, os crimes de natureza sexual, a corrupção e o branqueamento de capitais e os crimes contra a autoridade pública cometidos em contexto de emergência sanitária ou de proteção civil.

São ainda apontados como sendo de investigação prioritária os crimes contra a vida e contra a integridade física praticados contra ou por agentes de autoridade, os crimes violentos e/ou praticados de forma organizada, a extorsão, o furto e o roubo em residências, a criminalidade em ambiente escolar e em ambiente de saúde e os crimes em contexto rodoviário de que resulte a morte, a condução perigosa e condução de veículo em estado de embriaguez ou sob a influência de drogas.

Quanto aos crimes de prevenção prioritária, estes em larga medida coincidem com os de investigação prioritária, mas a lista abarca agora os crimes motivados por discriminação racial, religiosa e sexual, os fenómenos de violência associados ao desporto, o furto de oportunidade, bem como o furto em edifício comercial ou industrial, a burla com fraude bancária e o abuso de cartão de crédito, a violação de regras de segurança e a condução sem habilitação legal.

Em matéria de proteção e apoio da vítima, o diploma determina que são prioritários a proteção da vítima e o ressarcimento dos danos por ela sofridos em resultado da prática de crime, devendo ser-lhe facultados “a informação e o apoio adequados ao exercício e à satisfação dos seus direitos”.

Segundo a proposta, o Governo promove, em articulação com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a criação, nos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) dotados de secções especializadas de tramitação de inquéritos por crimes de violência doméstica ou crimes baseados em violência de género, de Gabinetes de Apoio às Vítimas de Violência de Género.

O diploma define ainda que as forças e os serviços de segurança desenvolvem, em especial, policiamento de proximidade e programas especiais de polícia destinados a prevenir a criminalidade, designadamente no âmbito doméstico e das relações familiares, no meio rural, nas escolas, nos serviços de saúde e em instalações de tribunais e de serviços do Ministério Público, mas também as vítimas especialmente vulneráveis (crianças, jovens, idosos, doentes, pessoas com deficiência e imigrantes). A prevenção dos crimes contra as florestas e o ambiente constam ainda deste capítulo.

A proposta do Governo diz manter “um claro enfoque” na recuperação de ativos, enquanto política que visa restituir à comunidade os bens, os valores e o património que foram subtraídos pelos autores dos crimes.

Neste âmbito, promove-se a missão do Gabinete de Recuperação de Ativos e do Gabinete de Administração de Bens, conferindo-se prioridade à identificação, localização e apreensão dos bens ou produtos relacionados com os crimes, a nível interno e internacional, e à adoção de medidas de gestão de molde a assegurar a rápida afetação a utilidades públicas dos bens apreendidos em processo penal, evitando a sua deterioração e perda de valor, ou a permitir a respetiva venda.

O Governo diz apostar, igualmente, na prevenção da reincidência, em particular através da reinserção do agente do crime, promovendo-se a disponibilização de programas dirigidos a certas formas de criminalidade ou a fatores criminógenos específicos, tanto em meio institucional como em meio livre.

Assim, contempla-se o desenvolvimento de programas específicos de prevenção da reincidência para jovens adultos, bem como para condenados por crimes de violência doméstica, contra a liberdade e a autodeterminação sexual, de incêndio rural e rodoviários.

Por outro lado, ainda, promove-se o alargamento da bolsa de entidades beneficiárias do trabalho a favor da comunidade.

O diploma do Governo, que define objetivos, prioridades e orientações em matéria de prevenção da criminalidade, investigação criminal, ação penal e execução de penas e medidas de segurança, teve em consideração os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2019, as análises da Europol, bem como o impacto dos diferentes fenómenos criminais na vida das pessoas, no sentimento de segurança comum e na realização do Estado de direito democrático.

Via verde. Crédito: DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Praia da Fuseta-Ria, também conhecida como Praia dos Tesos.
Algarve Cultura

Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial

19:40 11 Outubro, 2026 16:10 8 Outubro, 2026

As duas grafias aparecem em documentos e referências locais, mas Fuseta é a designação administrativa oficial da freguesia

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria chega nas próximas horas e IPMA emite aviso amarelo: estas serão as horas mais críticas nesta região

17:00 11 Outubro, 2026 14:29 11 Outubro, 2026

Uma frente fria chega aos Açores nas próximas horas e já levou o IPMA a emitir avisos. Numa das ilhas podem cair cerca de 50 mm de chuva em apenas sete horas

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Praia do Evaristo. Crédito: DR
Algarve

Nesta praia algarvia as falésias guardam marcas de quando o nível do mar estava a uma altura diferente da atual

12:10 11 Outubro, 2026 16:15 7 Outubro, 2026

Praia do Evaristo, em Albufeira, conserva nas arribas vestígios geológicos associados a antigas oscilações do nível do mar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Nacional

Preços podem subir mais do que o previsto em 2027: entidade independente deixa alerta aos portugueses

17:10 11 Outubro, 2026 13:13 11 Outubro, 2026

O Conselho das Finanças Públicas alerta que a inflação poderá superar os 2,3% previstos pelo Governo para 2027, aumentando a pressão sobre preços e o orçamento das famílias portuguesas

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Via verde. Crédito: DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Praia da Fuseta-Ria, também conhecida como Praia dos Tesos.
Algarve, Cultura

Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial

19:40 11 Outubro, 2026 16:10 8 Outubro, 2026

As duas grafias aparecem em documentos e referências locais, mas Fuseta é a designação administrativa oficial da freguesia

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria chega nas próximas horas e IPMA emite aviso amarelo: estas serão as horas mais críticas nesta região

17:00 11 Outubro, 2026 14:29 11 Outubro, 2026

Uma frente fria chega aos Açores nas próximas horas e já levou o IPMA a emitir avisos. Numa das ilhas podem cair cerca de 50 mm de chuva em apenas sete horas

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Praia do Evaristo. Crédito: DR
Algarve

Nesta praia algarvia as falésias guardam marcas de quando o nível do mar estava a uma altura diferente da atual

12:10 11 Outubro, 2026 16:15 7 Outubro, 2026

Praia do Evaristo, em Albufeira, conserva nas arribas vestígios geológicos associados a antigas oscilações do nível do mar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Nacional

Preços podem subir mais do que o previsto em 2027: entidade independente deixa alerta aos portugueses

17:10 11 Outubro, 2026 13:13 11 Outubro, 2026

O Conselho das Finanças Públicas alerta que a inflação poderá superar os 2,3% previstos pelo Governo para 2027, aumentando a pressão sobre preços e o orçamento das famílias portuguesas

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Últimas Notícias

  • Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial
    Escreve-se “Fuseta” ou “Fuzeta”? Saiba qual é a designação administrativa oficial
  • Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade
    Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade
  • Tavira com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Tavira com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
  • Farense vence Feirense por 2-1 e sobe ao pódio
    Farense vence Feirense por 2-1 e sobe ao pódio
  • Preços podem subir mais do que o previsto em 2027: entidade independente deixa alerta aos portugueses
    Preços podem subir mais do que o previsto em 2027: entidade independente deixa alerta aos portugueses

Opinião

  • A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
    A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal