Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Filhos de Balsemão destacam legado do pai que consideram eterno

Para os filhos, a morte de Balsemão é também uma perda para todo o setor da comunicação social – onde foi uma “figura ímpar e visionária”

17:10 22 Outubro, 2025 17:14 22 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Numa carta aos trabalhadores da Impresa os filhos de Francisco Pinto Balsemão destacaram esta quarta-feira, que o legado do pai é eterno e que dele fazem parte todos os que colaboram com o grupo.

“É um dia muito difícil para todos nós. Achámos que não chegaria porque começámos a acreditar que Francisco Pinto Balsemão – pai, marido, avô, jornalista, empreendedor – era eterno. Como todos se recordarão, as frases sobre o futuro eram iniciadas pelo fundador da Impresa com a expressão ‘Se eu um dia morrer…’. Mas o seu legado é eterno. E o seu legado somos todos nós”, disseram os filhos na carta a que a Lusa teve acesso.

Mónica Balsemão, Henrique Balsemão, Francisco Maria Balsemão, Joana Balsemão e Francisco Pedro Balsemão referem o sentimento de perda que está hoje a unir todos os que trabalham no grupo de comunicação social, pois todos fizeram “parte da sua família: mulher, filhos e netos, mas também os muitos profissionais que colaboraram ou colaboram com a Impresa”.

Para os filhos, a morte de Balsemão é também uma perda para todo o setor da comunicação social – onde foi uma “figura ímpar e visionária” -, e para o país, que destacam como “um dos pais fundadores” da democracia.

Os filhos agradecem aos trabalhadores por terem construído com Balsemão “uma história que deu ao país ventos de liberdade, com o Expresso, ventos de modernidade, com a SIC, ventos de mudança, com o pioneirismo que sempre o caracterizou”.

Em ambos os projetos, reforçam, Balsemão atuou com “liberdade, independência, rigor”.

Os filhos citam, na carta, frases do pai em que destaca o seu princípio cimeiro da luta pela liberdade, designadamente pela liberdade de expressão, e o objetivo de deixar o mundo melhor do que o encontrou.

“Francisco Pinto Balsemão deixou o mundo melhor. Cumpre-nos seguir o seu legado”, afirmam os filhos no final da carta.

Francisco Pinto Balsemão, antigo líder do PSD, ex-primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC, morreu na terça-feira aos 88 anos.

Balsemão foi fundador, em 1973, do semanário o Expresso, ainda durante a ditadura, da SIC, primeira televisão privada em Portugal, em 1992, e do grupo de comunicação social Impresa, empresa que detém a estação televisiva e o jornal.

Em 1974, após o 25 de Abril, fundou, com Francisco Sá Carneiro e Magalhães Mota, o Partido Popular Democrático (PPD), mais tarde Partido Social Democrata (PSD). Chefiou dois governos depois da morte de Sá Carneiro, entre 1981 e 1983, e foi, até à sua morte, membro do Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República.

O velório de Francisco Pinto Balsemão realiza-se esta quarta-feira a partir das 18:30 em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos. A missa irá realizar-se na quinta-feira às 13:00, também no Mosteiro dos Jerónimos.

O velório e a missa são abertos ao público, sendo o funeral reservado à família.

“Uma figura incontornável na defesa do jornalismo” diz RTP

O Conselho de Administração da RTP manifestou hoje o seu mais profundo pesar pela morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador do grupo Impresa, “uma figura incontornável na defesa do jornalismo livre, independente e rigoroso”.

Na nota de pesar, a administração da RTP, liderada por Nicolau Santos, “manifesta o seu mais profundo pesar pela morte de Francisco Pinto Balsemão, fundador e presidente do maior grupo privado de media em Portugal”.

Balsemão “é uma figura incontornável na defesa do jornalismo livre, independente e rigoroso, com um percurso que tem como marcos mais decisivos a fundação do semanário Expresso em 06 de janeiro de 1973 e posteriormente da SIC, o primeiro canal privado de televisão em Portugal, em 06 de outubro de 1992”, refere a RTP.

Ao longo do seu trajeto, Francisco Pinto Balsemão “sempre defendeu que a autonomia financeira dos projetos editoriais era essencial para preservar a sua independência de todos os poderes e deu provas de que aplicava a si mesmo essa defesa da liberdade de informação, mesmo quando era ele o objeto das notícias dos media”.

Sempre atento aos novos desenvolvimentos no setor, “dedicou os últimos anos a acompanhar as transformações radicais que o setor dos media foram conhecendo em todo o mundo, nomeadamente na área digital, com implicações profundas nos antigos modos de produção”, acrescenta.

A administração da RTP sublinha também que Balsemão “nunca deixou de se considerar jornalista e a prova disso é que ainda este ano conduziu um conjunto alargado de conversas com personalidades nacionais, disponibilizadas” sob a forma de podcasts.

“A ideia que transmitiu sucessivamente foi a de que gostaria, através de tudo o que realizou na sua vida, de deixar um mundo melhor do que aquele que tinha encontrado”, acrescenta.

“A Francisco Pedro Balsemão, atual CEO [presidente executivo] do grupo Impresa, aos seus familiares e a todos os colaboradores […], o Conselho de Administração da RTP apresenta as suas condolências”, lê-se na nota de pesar.

“Cumpre a todos os que trabalham no setor nunca deixar cair o exemplo e o legado de Francisco Pinto Balsemão em prol da independência dos media e da liberdade de informação dos jornalistas”, considera.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto de luto nacional de dois dias pela sua morte, a cumprir hoje e quinta-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

Balsemão foi uma personalidade incontornável da história dos media em Portugal, um jornalista que nunca deixou de ser político, tendo como fio condutor a luta pela liberdade de expressão e o direito a informar.

Portugal perdeu “figura maior” da democracia, dizem Paulo e Cláudia Azevedo

O ‘chairman’ e a presidente executiva (CEO) da Sonae afirmaram hoje à Lusa que Portugal perdeu na terça-feira uma “figura maior” da democracia e da sua liberdade com a morte de Francisco Pinto Balsemão, “um homem com visão”.

“O país perdeu ontem [terça-feira] uma figura maior da sua democracia e da sua liberdade”, disseram Paulo Azevedo e Cláudia Azevedo.

Francisco Pinto Balsemão “foi um homem de visão, coragem e serviço público — um dos construtores do Portugal moderno”, prosseguiram os dois gestores, numa mensagem conjunta à Lusa.

“No seu percurso político, teve um papel decisivo na consolidação da democracia, e como primeiro-ministro marcou uma era de compromisso institucional e de defesa dos valores democráticos”, sublinharam.

No jornalismo e nos media “deixou uma marca incomparável: fundador do Expresso e da SIC, foi pioneiro na criação de um espaço mediático livre, plural e de excelência”, destacam.

Paulo Azevedo e Cláudia Azevedo apontam que a “sua defesa intransigente da liberdade de imprensa foi, e continuará a ser, uma referência para todos os que acreditam que uma sociedade informada é a base de uma democracia sólida”.

Na Sonae, “reconhecemos em Francisco Pinto Balsemão um exemplo de liderança com propósito e impacto, cujos valores de independência, integridade e inovação espelham muitos dos princípios que procuramos viver no nosso dia a dia”.

A visão de Francisco Pinto Balsemão “ajudou a moldar o país onde crescemos, vivemos e construímos”, sublinham ainda.

“O país perde uma referência e a nossa família perde um amigo. À família Balsemão deixo, com enorme respeito e carinho, os nossos sentimentos e um abraço sentido”, remataram o presidente da Sonae e a CEO do grupo.

Leia também: “Selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta

09:10 9 Julho, 2026 09:04 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR a transportes de crianças para a praia terminou com a deteção de várias infrações graves num autocarro

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta

09:10 9 Julho, 2026 09:04 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR a transportes de crianças para a praia terminou com a deteção de várias infrações graves num autocarro

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais
    Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais
  • Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta
    Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta
  • Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto
    Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto
  • AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação
    AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação
  • Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas
    Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal