Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Nacional

Faleceu de covid Carlos Vieira, ilustre professor e orador de excelência

Foi um dos professores universitários mais amados pelos seus alunos. Tinha o dom da oratória e da empatia. Era incansável e era sobretudo admirado pelas mensagens que transmitia pelas inúmeras palestras que deu

12:00 19 Fevereiro, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Conhecido pelo seu sotaque e humor contagiante, Carlos Vieira foi provavelmente o peruano que mais amava o Algarve e Portimão

Faleceu no passado sábado Carlos Lopez Cano Vieira “numa luta perdida com o Covid”, informou a esposa Fátima Negrão numa mensagem que está a ser partilhada nas redes sociais.

Carlos Vieira era professor universitário no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, instituição que abraçou a 1 de junho de 2019 com o objectivo de a promover e prestigiar nacional e internacionalmente.

Anteriormente, foi professor durante cerca de 20 anos na Universidade do Algarve, onde se destacou na área da gestão e como coordenador das relações entre a Universidade e as empresas.


MENSAGEM DEIXADA PELA MULHER FÁTIMA NEGRÃO

O nosso querido Carlos Lopez Cano Vieira, o meu marido, pai dos meus filhos e o nosso anjo, deixou nos hoje numa luta perdida com o covid. Foi em paz e harmonia com o esplendor deste sol radiante de sábado de quem nós nos despedimos e damos boa viagem, assim como o fazemos com o sol ao pôr-se no nosso horizonte. Connosco, foste tão ou mais inspirador do que a própria vida é. Agradecemos tudo o que nos deste, com a energia que hoje daqui levas. De todo o amor, sorrisos e felicidade que partilhaste… um bem haja ao meu querido papi e boa sorte nessa aventura. O amor já o tens de todos nós. Deus te dê a luz eterna.


Carlos Vieira foi provavelmente o peruano que mais amava o Algarve e Portimão

Carlos Vieira morreu com 72 anos. Nasceu em Lima, no Perú. Em 1997 foi naturalizado português e residia em Portimão. Doutorado, com nota máxima, em Gestão de Empresas, foi docente em inúmeras faculdades, como no Peru e nos Estados Unidos.

Conhecido pelo seu sotaque e humor contagiante, Carlos Vieira foi provavelmente o peruano que mais amava o Algarve e Portimão.

Chegou a ser director do Núcleo de Gestão Estratégica e Secretariado da EGHT da Universidade do Algarve, assim como presidente da Assembleia Geral do Instituto de Cultura Ibero-Atlântico. Foi membro representante da Câmara de Portimão na Assembleia Geral da EMARP e coordenador científico do Projecto “ATIVAR TAVIRA”. Exerceu ainda funções como director nacional de Formação em Turismo no Peru e fez parte do Secretariado Nacional de Relações Internacionais do Partido Aprista, também do Peru.

Com um currículo invejável, Carlos Vieira, foi conferencista internacional em diversas faculdades como Reino Unido e Equador e foi docente da ESGHT da Universidade do Algarve, onde deu aulas de Estratégia de Empresas e Teoria Organizacional.

Carlos Vieira assumia que o que mais apreciava na região do Algarve eram as pessoas, o clima, a comida e a cultura. Deixa dois filhos e mulher que amava como um príncipe.

O POSTAL endereça à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências. Até sempre e obrigado pelo legado ético e humano que nos deixou.

“O ISMAT é sensível às famílias e pretende oferecer aos algarvios a possibilidade de estudar com qualidade, com custos de deslocação e alojamento reduzidos” garante Carlos Vieira (Foto D.R.)

Carlos Vieira, é actualmente docente da ESGHT da Universidade do Algarve, onde dá aulas de Estratégia de Empresas e Teoria Organizacional (Foto D.R.)

UAlg Peru

Carlos Vieira foi um dos oradores mais aplaudidos da noite

CRONOLOGIA

18/09/1948 – Nascimento

1991 – Casamento

23/12/1992 – Nascimento do filho

20/06/1994 – Nascimento da filha

16/10/2009 – Recebeu o prémio Presidential Award – Statewide Hispanic Chamber of Commerce of New Jersey

13/04/2010 – Torna-se Doutor Honoris Causa da Universidade Garcilaso de la Vega no Peru

13/10/2012 – Recebe o prémio Orgulho Peruano , ente os 100 peruanos mais destacados do mundo

14/07/2017 – Termina o doutoramento após 10 anos de investigações e menção de Excelência Cum Laude pela Universidade Politécnica de Cartagena

20/04/2018 – Foi homenageado com o “Prémio Excelência – Gala Postal 30 anos“, como uma das 30 Personalidades mais relevantes aos longo das últimas três décadas na região do Algarve.


E AINDA

► Número de casos desce no Algarve mas há ainda três concelhos em Risco Extremamente Elevado

► Quartel da Atalaia de Tavira: Qual o futuro do último reduto de defesa na região?

► Albufeira recolhe 75 toneladas de resíduos junto ao terminal rodoviário

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve Economia Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito

20:00 4 Julho, 2026 13:51 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alerta foi deixado pelo Banco de Portugal, que esclarece ainda quem pode cobrar remuneração pelos serviços prestados

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Últimas Notícias

  • Candidaturas abertas para residências criativas inspiradas no território de Loulé
    Candidaturas abertas para residências criativas inspiradas no território de Loulé
  • Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros
    Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros
  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal