Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Como descobrir o histórico de um carro usado e evitar surpresas indesejadas

Adquirir um automóvel em segunda mão pode ser uma excelente forma de poupar dinheiro, mas exige cautela

18:35 21 Novembro, 2024 17:13 21 Novembro, 2024
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Adquirir um automóvel em segunda mão pode ser uma excelente forma de poupar dinheiro, mas exige cautela. O histórico de um carro é a chave para garantir que faz um bom negócio, evitando despesas futuras ou problemas legais. Desde a análise de documentação até à inspeção de componentes específicos, há várias estratégias para conhecer a história de um veículo e comprar com maior segurança.

A importância de conhecer o histórico de um carro

Há quem diga que os automóveis guardam memórias, e o seu histórico revela muito sobre o tratamento que receberam dos anteriores proprietários. Essa informação não se limita apenas aos documentos oficiais, mas também a marcas visíveis, como sinais de reparações ou desgaste anormal em peças e componentes.

Com estas dicas, poderá conhecer melhor o estado e a proveniência do automóvel, minimizando os riscos de ser enganado.

Passos essenciais para conhecer o histórico do veículo

Livro de revisões e folhas de inspeção
O livro de revisões é um ponto de partida fundamental. Este documento, geralmente guardado pelo proprietário, contém registos detalhados das manutenções realizadas, desde o concessionário onde o carro foi comprado até às intervenções mais recentes.

    Paralelamente, as folhas de inspeção periódica são igualmente importantes. Normalmente anexadas à restante documentação do veículo, mostram anotações sobre possíveis problemas técnicos detetados ao longo do tempo.

    Certidão do Registo Automóvel
    Para saber quantos proprietários o carro já teve, é essencial solicitar a certidão do registo automóvel. Este documento pode ser obtido nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), nas Lojas do Cidadão ou nas conservatórias de registo automóvel.

      A certidão, que custa 17€ e é entregue na hora, apresenta informações cruciais, como os titulares anteriores do veículo, eventuais penhoras ou reservas de propriedade.

      Seguro do veículo
      Outra forma de obter dados sobre o histórico é pesquisar pela matrícula no portal do consumidor da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). A plataforma fornece informações sobre a seguradora associada, datas de início e fim do seguro e o número da apólice.

        Embora não disponibilize detalhes sobre sinistros, esta consulta pode indicar há quanto tempo o carro está ativo ou parado, permitindo levantar questões relevantes ao vendedor.

        Inspeção de componentes: o que observar

        Mesmo com documentação em ordem, a análise de componentes físicos do carro pode revelar sinais de acidentes ou intervenções anteriores. Fique atento a seis elementos-chave:

        1. Chassis
          O número do chassis, visível nos documentos e no veículo, deve coincidir exatamente. Qualquer divergência pode ser sinal de substituição de carroçaria após um acidente grave ou, em casos mais graves, indicar que o carro foi roubado.
        2. Vidros
          Os vidros possuem números de série que identificam o fabricante e a origem. Se notar diferenças entre os vidros do mesmo veículo, pode ser indicativo de substituições após quebras ou colisões. Questione o proprietário sobre eventuais incidentes.
        3. Juntas e uniões
          Examine detalhadamente juntas e uniões do veículo, procurando por desalinhamentos, soldaduras feitas à mão ou marcas de ferramentas. Estes sinais sugerem reparações que podem estar associadas a acidentes anteriores.
        4. Pintura
          Inspecione a pintura num local bem iluminado. Diferenças de tonalidade entre painéis podem indicar reparações após acidentes. Pinturas feitas de novo raramente conseguem igualar o desgaste uniforme da pintura original de fábrica.
        5. Portas e outros alinhamentos
          Observe se as portas, mala e capot fecham corretamente e estão nivelados. Qualquer desalinhamento pode ser resultado de reparações mal feitas. Dentro do capot, preste atenção a peças novas, como faróis ou radiadores, que frequentemente precisam de ser substituídos após colisões frontais.
        6. Direção e condução
          Se possível, marque um test-drive e esteja atento a ruídos nas suspensões ou folgas na direção. Uma direção desalinhada pode ser um sinal de descuido ou danos estruturais.

        Comprar um carro usado com confiança exige uma análise cuidada do seu histórico. Desde a documentação oficial até à inspeção detalhada de componentes, cada detalhe conta para evitar surpresas desagradáveis.

        Como destacado, “se o número do chassis não coincidir com os documentos, anule imediatamente o negócio” – uma regra de ouro que ilustra a importância de um processo de compra bem informado.

        Seguindo estas etapas partilhadas pelo Ekonomista, poderá investir num veículo em segunda mão com maior tranquilidade e segurança, garantindo que a sua escolha será sustentável tanto a curto quanto a longo prazo.

        Leia também: Este novo equipamento do Lidl ajuda-o a poupar até 50% na fatura da água e custa apenas 2,99€

        Cidade às escuras. Crédito: Freepik
        Animais Nacional

        Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

        15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

        O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

        Pub

        Centro de Congressos de Lagoa

        06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

        12 a 13 novembro

        Algarve

        Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

        11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

        Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

        Algarve Economia Nacional

        Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

        11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

        Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

        Nacional

        Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

        14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

        Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

        Cultura Europe Direct Algarve

        Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

        15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

        Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

        Opinião

        A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

        14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

        "Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

        Algarve Ciência

        Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

        18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

        Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

        Opinião

        Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

        18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

        "Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

        Tempo

        Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

        18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

        Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

        Opinião Saúde

        O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

        07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

        "A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

        Algarve Economia

        São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos

        08:00 26 Outubro, 2026 07:48 26 Outubro, 2026

        Empreendedores e interessados em criar novos negócios são convidados a apresentar projetos e encontrar parceiros num fórum em São Brás de Alportel

        Nacional Política

        PS lidera sondagem, AD cai para 21,6% e Carneiro surge à frente de Montenegro para primeiro-ministro

        09:50 27 Outubro, 2026 09:47 27 Outubro, 2026

        Chega mantém-se próximo do PS nas intenções de voto, enquanto a AD recua. Carneiro passa Montenegro nas preferências para primeiro-ministro

        Europa

        Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

        16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

        A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

        Europe Direct Algarve Opinião Política

        Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

        17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

        "O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

        Cultura Europe Direct Algarve

        Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

        11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

        Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

        Cidade às escuras. Crédito: Freepik
        Animais, Nacional

        Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

        15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

        O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

        Pub

        Centro de Congressos de Lagoa

        06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

        12 a 13 novembro

        Algarve

        Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

        11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

        Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

        Algarve, Economia, Nacional

        Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

        11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

        Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

        Nacional

        Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

        14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

        Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

        Cultura, Europe Direct Algarve

        Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

        15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

        Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

        Opinião

        A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

        14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

        "Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

        Algarve, Ciência

        Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

        18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

        Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

        Opinião

        Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

        18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

        "Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

        Tempo

        Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

        18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

        Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

        Opinião, Saúde

        O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

        07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

        "A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

        Algarve, Economia

        São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos

        08:00 26 Outubro, 2026 07:48 26 Outubro, 2026

        Empreendedores e interessados em criar novos negócios são convidados a apresentar projetos e encontrar parceiros num fórum em São Brás de Alportel

        Nacional, Política

        PS lidera sondagem, AD cai para 21,6% e Carneiro surge à frente de Montenegro para primeiro-ministro

        09:50 27 Outubro, 2026 09:47 27 Outubro, 2026

        Chega mantém-se próximo do PS nas intenções de voto, enquanto a AD recua. Carneiro passa Montenegro nas preferências para primeiro-ministro

        Europa

        Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

        16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

        A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

        Europe Direct Algarve, Opinião, Política

        Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

        17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

        "O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

        Cultura, Europe Direct Algarve

        Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

        11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

        Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

        Últimas Notícias

        • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
          79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
        • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
          Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
        • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
          Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
        • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
          Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
        • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
          Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

        Opinião

        • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
          Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
        • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
          Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
        • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
          A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

        Europe Direct Algarve

        • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
          Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
        • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
          Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
        Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
        Seguir
        • Ficha técnica e contactos
        • Estatuto editorial e política de privacidade
        Configurações de privacidade
        ©2026 Postal