Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

O seu está na lista? Carros que falhem esta chamada à oficina não passam na inspeção a partir desta data

Há milhares de carros em Portugal com uma pendência que pode travar a inspeção: a partir desta data, a chamada à oficina deixa de ser opcional

10:30 19 Fevereiro, 2026 10:35 22 Fevereiro, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A partir de 1 de março, os veículos que tenham ações de “recall” por realizar passam a poder ser reprovados na inspeção periódica obrigatória. A medida aplica-se a automóveis que tenham sido chamados pelo fabricante para correção de defeitos e cujos proprietários não tenham ainda regularizado a situação. Estão em causa cerca de 87 mil viaturas em circulação em Portugal.

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), qualquer veículo sinalizado com uma ação de “recall” não realizada e comunicada ao IMT será reprovado no momento da inspeção num Centro de Inspeção Técnica de Veículos.

A decisão representa um reforço dos mecanismos de segurança rodoviária, integrando diretamente as campanhas de recolha dos fabricantes no processo de inspeção periódica.

O que muda a partir de 1 de março

Até agora, a não realização de um “recall” não tinha impacto direto na aprovação na inspeção. Com a nova regra, isso deixa de acontecer. Segundo o próprio IMT, poderão ser assinaladas deficiências do tipo 2, consideradas graves, ou do tipo 3, muito graves, em função da classificação atribuída pelo fabricante.

Na prática, um veículo com uma ação pendente poderá sair da inspeção com chumbo automático, ficando impedido de circular até à regularização da situação.

De acordo com o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal, Hélder Pedro, citado em várias intervenções públicas sobre o tema, existem atualmente cerca de 87 mil veículos que falharam o cumprimento destas campanhas de recolha.

O que são os “recalls” e porque são importantes

As ações de “recall” são campanhas promovidas pelos fabricantes quando são detetados defeitos de fabrico num determinado modelo ou lote de veículos. Estes problemas podem estar relacionados com emissões, componentes mecânicos ou sistemas de segurança, incluindo travões, airbags ou direção.

Segundo explica o IMT, os defeitos identificados são imputáveis ao fabricante, pelo que a reparação é gratuita para o proprietário. A comunicação é feita através de aviso público e, regra geral, por carta registada enviada ao titular do veículo.

Contudo, nem sempre essa carta chega ao destinatário. Mudanças de morada, venda do automóvel sem atualização de dados ou falhas no registo podem fazer com que o aviso não seja recebido. Isso não elimina, porém, a obrigação de regularizar a situação.

Como saber se o seu carro está abrangido

Para facilitar a verificação, foi criada a plataforma RECALL, numa parceria entre a ACAP e o IMT. Segundo a informação disponibilizada pelas entidades, basta introduzir a matrícula ou o número de identificação do veículo para saber se existe alguma campanha pendente.

Se o veículo constar da lista, o proprietário deve contactar um concessionário oficial da marca para agendar a intervenção. A reparação não tem custos e, após concluída, a informação é comunicada às autoridades competentes.

Consequências do incumprimento

Com a entrada em vigor da nova regra, ignorar uma ação de “recall” pode ter impacto direto na legalidade da circulação do veículo. Um chumbo na inspeção implica a necessidade de nova verificação após correção da anomalia, podendo ainda resultar em coimas caso o veículo circule sem inspeção válida.

A decisão pretende garantir que problemas de segurança identificados pelos fabricantes não permaneçam por resolver.

A partir de março, a inspeção periódica passa também a ser um filtro adicional para assegurar que os automóveis em circulação cumprem não apenas os requisitos técnicos gerais, mas também as campanhas de correção obrigatórias.

Para quem tem inspeção marcada nas próximas semanas, a recomendação é clara: confirmar previamente se o veículo está abrangido por alguma ação de “recall” e, se estiver, tratar da reparação antes de se dirigir ao centro de inspeção.

Leia também: A1 quase pronta, mas ainda não para todos: há um detalhe que vai marcar a reabertura

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Economia Gastronomia

Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia

16:30 27 Outubro, 2026 16:30 27 Outubro, 2026

Rui Cristina integrou a Confraria do Frango da Guia numa cerimónia que reuniu representantes de 47 confrarias e homenageou figuras da comunidade

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Autocarro da FlixBus.
Algarve Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Economia, Gastronomia

Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia

16:30 27 Outubro, 2026 16:30 27 Outubro, 2026

Rui Cristina integrou a Confraria do Frango da Guia numa cerimónia que reuniu representantes de 47 confrarias e homenageou figuras da comunidade

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Autocarro da FlixBus.
Algarve, Nacional

Além de Loulé, FlixBus chega a outras quatro localidades e tem bilhetes a partir de 3,49€

10:40 27 Outubro, 2026 10:15 27 Outubro, 2026

FlixBus alargou a rede com cinco novos destinos e ligações ao Algarve, Alentejo e Centro, com viagens disponíveis a preços reduzidos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Agitação marítima. Crédito: DR
Europa, Vídeo

Onda atinge jornalista e operadora de câmara em Espanha durante reportagem sobre agitação marítima [vídeo]

09:40 27 Outubro, 2026 08:28 24 Outubro, 2026

Jornalista e operadora de câmara foram surpreendidos por uma onda. O programa esclareceu o estado dos dois profissionais após o susto

Últimas Notícias

  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal