Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Executive Digest | DR
Nacional

Algarve com risco acrescido de inundações devido a ‘invasão’ de canas em ribeiras

As ribeiras do Algarve enfrentam uma ameaça crescente de inundações devido à proliferação da cana, uma planta invasora que se espalha descontroladamente pelas linhas de água da região

12:14 16 Novembro, 2024 11:57 16 Novembro, 2024 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As ribeiras do Algarve enfrentam uma ameaça crescente de inundações devido à proliferação da cana (Arundo donax), uma planta invasora que se espalha descontroladamente pelas linhas de água da região. Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), esta espécie ocupa já cerca de 225 quilómetros de cursos de água, aumentando o risco de cheias em localidades como Faro, Quarteira e Albufeira. Apesar de ser um problema amplamente reconhecido, a falta de intervenção consistente continua a deixar a região vulnerável.

Canavial bloqueia fluxo das ribeiras

A ribeira de Quarteira destaca-se como um dos casos mais preocupantes. Próximo à ponte do Barão, em Loulé, o canavial cresce desordenadamente, formando um túnel vegetal que impede o escoamento das águas. Em caso de chuvas torrenciais, o risco de inundação é elevado, com potenciais impactos devastadores em campos de golfe, aldeamentos turísticos e terras agrícolas.

De acordo com a APA, estão planeadas intervenções para a reabilitação de algumas ribeiras, como Alcantarilha, Odeleite e Beliche, num projeto integrado no Programa Regional do Algarve 2030. Estas obras, que abrangem cerca de 14 quilómetros e implicam um investimento entre 4 e 7 milhões de euros, são vistas como um passo na direção certa. No entanto, para as restantes linhas de água, ainda não há planos concretos, o que deixa comunidades e especialistas preocupados com o próximo inverno.

Conflito entre ambiente e controvérsias legais

Os esforços para controlar a invasão da cana enfrentam desafios adicionais devido a disputas legais e ambientais. Um exemplo paradigmático é a ribeira de Aljezur, onde um projeto de requalificação foi interrompido por uma providência cautelar apresentada pela associação ambientalista Arriba. O uso do herbicida glifosato, incluído no plano, foi bloqueado devido a preocupações sobre os potenciais efeitos carcinogénicos do composto.

António Carvalho, vereador do Ambiente em Aljezur, lamenta o fracasso do projeto, que incluiu apenas uma das três aplicações previstas do herbicida. “O resultado está à vista: renasceu uma floresta de canas”, afirma, sublinhando que as espécies nativas plantadas, como salgueiros e amieiros, foram sufocadas pelo crescimento descontrolado do canavial.

Por outro lado, organizações como a WWF Portugal defendem alternativas menos agressivas ao glifosato. Afonso do Ó, da associação, reconhece a ameaça representada pela cana, mas argumenta que a gestão do problema deve priorizar métodos que minimizem o impacto ambiental e promovam o restabelecimento gradual da vegetação nativa.

Desafios na manutenção das ribeiras

Para além da vegetação invasora, a deposição de resíduos nas ribeiras agrava ainda mais a sua degradação. Amélia Santos, professora da Universidade do Algarve, lembra que intervenções anteriores, como a requalificação da ribeira do Rio Seco em 2012, tiveram resultados positivos a curto prazo, mas foram insuficientes devido à falta de manutenção contínua.

No concelho de Olhão, algumas medidas têm sido tomadas, com intervenções em ribeiras como Tronco, Marim e Bela Mandil. Contudo, a APA reconhece que os recursos disponíveis não permitem abranger toda a extensão das linhas de água em situação crítica.

Comunidades em alerta

Em áreas do interior, como Alte, a ameaça das cheias também preocupa. António Martins, presidente da junta de freguesia, relembra o isolamento da comunidade de Águas Frias em 2019, alertando para a necessidade de intervenções regulares. A ocupação desordenada das margens das ribeiras por construções agrava o problema, reduzindo a capacidade natural das linhas de água para lidar com eventos de precipitação extrema.

Martins enfatiza ainda a resiliência do canavial: “Limpa-se 20 quilos de canavial, deixa-se uma raiz de 20 centímetros, no ano seguinte temos 40 quilos”. Este ciclo perpetua a vulnerabilidade das ribeiras algarvias, colocando em risco tanto a segurança das comunidades locais quanto a infraestrutura turística que sustenta a economia regional.

Soluções urgentes e sustentáveis

A gestão eficaz das ribeiras do Algarve exige soluções integradas e sustentáveis que combinem a remoção do canavial com a preservação da vegetação autóctone. A colaboração entre autoridades locais, ambientais e comunidades é crucial para quebrar o ciclo de abandono e reduzir o impacto das inundações, que poderão tornar-se cada vez mais frequentes e severas devido às alterações climáticas.

Enquanto isso, as populações permanecem em alerta, esperando que ações concretas sejam tomadas antes que novas enxurradas transformem a ameaça em realidade.

Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa e tem duas vezes mais vacas que habitantes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Desporto

XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul

18:20 2 Junho, 2026 18:23 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Leões do Sul FC destacaram-se no XI Triatlo de Altura, prova que reuniu participantes de todo o Algarve e Baixo Alentejo

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Desporto

XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul

18:20 2 Junho, 2026 18:23 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Leões do Sul FC destacaram-se no XI Triatlo de Altura, prova que reuniu participantes de todo o Algarve e Baixo Alentejo

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Pode chegar ao Parlamento uma proposta para os reformados não terem pensões acima deste valor

14:50 2 Junho, 2026 15:57 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Chega quer alterar as condições de acesso à reforma e avançar com um limite máximo para as pensões mais elevadas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Últimas Notícias

  • A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
    A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
  • APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
    APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
  • Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
    Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
  • Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
    Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
  • XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
    XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
  • Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida
    Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal