Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Avião da Ryanair no aeroporto.
Avião da Ryanair no aeroporto. Crédito: POSTAL | Miguel Frazão | DR
Economia, Nacional

Adeus crise dos combustíveis? Está a caminho desta cidade portuguesa um mega-projeto para produzir jet fuel para aviões e este é o valor do investimento

Projeto de 800 milhões de euros está a avançar em Portugal para produzir combustível sustentável para aviões

12:50 25 Maio, 2026 11:11 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A procura por alternativas aos combustíveis fósseis está a ganhar força no setor da aviação, numa altura em que as tensões internacionais continuam a afetar os preços e o abastecimento de energia. Em Portugal, está em preparação um investimento de centenas de milhões de euros ligado à produção de combustível sustentável para aviões, num projeto que poderá alterar o posicionamento do país nesta área industrial.

De acordo com o jornal Expresso, a empresa francesa Elyse Energy avançou com os primeiros passos formais para instalar uma unidade de produção de SAF, combustível sustentável para aviação, na Figueira da Foz. O investimento estimado ronda os 800 milhões de euros e o processo encontra-se atualmente na fase preliminar de licenciamento ambiental.

Projeto pensado para exportar combustível verde

A futura unidade industrial ficará instalada na freguesia de Marinha das Ondas, numa área próxima do complexo industrial da Navigator. Segundo a mesma fonte, o terreno ocupará cerca de 31,8 hectares e terá capacidade para produzir 200.000 toneladas anuais de combustíveis sustentáveis destinados sobretudo à exportação.

A proposta apresentada à Agência Portuguesa do Ambiente integra uma “proposta de definição de âmbito”, etapa que antecede o estudo de impacte ambiental e que serve para recolher contributos técnicos antes da avaliação definitiva, escreve o jornal.

Crise energética acelerou procura por alternativas

O projeto surge numa altura em que o setor da aviação enfrenta pressão devido às dificuldades de abastecimento e ao aumento dos custos do jet fuel. Conforme a mesma fonte, a crise no estreito de Ormuz tornou 2026 particularmente desafiante para as companhias aéreas.

A possibilidade de produzir combustível sustentável em território europeu passou, por isso, a ser vista como uma forma de reduzir dependências externas e aumentar a capacidade de resposta da indústria da aviação.

França aposta em Portugal para crescer

A Elyse Energy foi criada em 2020 e abriu uma subsidiária em Portugal em 2023. De acordo com o Expresso, a empresa tem como principais acionistas a Falkor e a Vol-V, ambas ligadas ao setor das energias renováveis e do biometano em França.

Entre os parceiros financeiros da empresa encontra-se também a gestora francesa Mirova, acrescenta a publicação.

Projeto quer acelerar licenciamento

Nos últimos meses, os investidores reuniram-se com várias entidades portuguesas, incluindo a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a CCDR Centro, ministérios do Governo e a AICEP. Sabe-se que o objetivo foi antecipar eventuais condicionantes ambientais antes da entrega do estudo de impacte ambiental.

A empresa pretende ainda obter o estatuto de PIN, Potencial Interesse Nacional, mecanismo que permite acelerar o acompanhamento administrativo e o licenciamento por parte do Estado.

Produção vai usar resíduos florestais

O combustível será produzido através de um processo conhecido como “methanol to jet”. A primeira fase consiste na produção de metanol através da gaseificação de biomassa florestal e da incorporação de hidrogénio verde produzido por eletrólise da água. Numa segunda etapa, esse metanol será transformado em combustível adequado para utilização em aviões comerciais, refere a mesma fonte.

A Elyse Energy prevê utilizar cerca de 100.000 toneladas anuais de biomassa proveniente da limpeza e gestão florestal. Conforme a mesma fonte, o projeto admite também recorrer a subprodutos da indústria de serração. A unidade industrial deverá funcionar 24 horas por dia, em três turnos, e criar 100 empregos permanentes, dos quais 80 serão locais. A construção deverá prolongar-se durante dois anos e envolver aproximadamente 200 trabalhadores.

Plano antigo falhou no mesmo local

Antes deste projeto, a Navigator tinha anunciado uma parceria com a alemã P2X Europe para produzir combustível sustentável na mesma região. Esse investimento previa arrancar em 2026, mas acabou por ser travado devido ao adiamento das metas europeias para incorporação obrigatória de combustíveis sintéticos na aviação. Bruxelas definiu como objetivo que 6% do combustível utilizado na aviação europeia seja sustentável até 2030. A meta para 2050 sobe para 70%, incluindo uma forte componente de combustíveis sintéticos.

Apesar das dúvidas sobre a viabilidade económica destes combustíveis, devido aos custos superiores face aos combustíveis fósseis, a Elyse Energy decidiu manter a aposta em Portugal. O projeto poderá transformar a Figueira da Foz num dos pontos de referência da produção de SAF no sul da Europa. A consulta pública da proposta preliminar termina a 1 de junho, numa fase considerada decisiva para o avanço do projeto industrial.

Leia também: Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Algarve Nacional

Governo manda rever acessos e estacionamento nas praias entre Espichel e Odeceixe

15:30 18 Setembro, 2026 15:03 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Revisão abrange cerca de 220 quilómetros de costa e procura conciliar a proteção ambiental com o acesso público às praias. O prazo é de 12 meses

Tempo

Nem uma gota: vem aí um bloqueio atmosférico e chuva não deverá voltar a Portugal antes desta data

15:10 18 Setembro, 2026 15:02 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, os mapas do ECMWF não mostram chuva em Portugal Continental até 24 de setembro e o bloqueio atmosférico poderá prolongar o tempo seco por mais dias

Fonte de Alte.
Algarve

Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”

15:20 18 Setembro, 2026 15:36 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre fontes e caminhos de serra, Alte revela uma paisagem do interior algarvio que se conhece melhor ao ritmo de uma caminhada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve Economia

Combustíveis e importações pressionam rendimento dos produtores de citrinos do Algarve

14:14 18 Setembro, 2026 14:14 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Campanha de citrinos termina a 30 de setembro com custos mais altos e preços pressionados pela fruta importada. O balanço final continua por apurar

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Notas e moedas espalhadas.
Economia Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Algarve, Nacional

Governo manda rever acessos e estacionamento nas praias entre Espichel e Odeceixe

15:30 18 Setembro, 2026 15:03 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Revisão abrange cerca de 220 quilómetros de costa e procura conciliar a proteção ambiental com o acesso público às praias. O prazo é de 12 meses

Tempo

Nem uma gota: vem aí um bloqueio atmosférico e chuva não deverá voltar a Portugal antes desta data

15:10 18 Setembro, 2026 15:02 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, os mapas do ECMWF não mostram chuva em Portugal Continental até 24 de setembro e o bloqueio atmosférico poderá prolongar o tempo seco por mais dias

Fonte de Alte.
Algarve

Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”

15:20 18 Setembro, 2026 15:36 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre fontes e caminhos de serra, Alte revela uma paisagem do interior algarvio que se conhece melhor ao ritmo de uma caminhada

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Planta com sinais de pragas no vaso. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Viu bolinhas brancas ou pequenas moscas nos vasos das plantas? Saiba o que podem significar e como ‘travar’ a praga

12:10 18 Setembro, 2026 11:44 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As plantas podem esconder sinais de pragas em locais pouco visíveis, sobretudo quando os vasos regressam ao interior no outono

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve, Economia

Combustíveis e importações pressionam rendimento dos produtores de citrinos do Algarve

14:14 18 Setembro, 2026 14:14 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Campanha de citrinos termina a 30 de setembro com custos mais altos e preços pressionados pela fruta importada. O balanço final continua por apurar

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

É oficial: Governo já aprovou novo apoio para pensionistas e nova descida do IRS e Montenegro garante que medida “vai abranger 2 milhões de reformados”

13:00 18 Setembro, 2026 12:53 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Governo aprovou na quinta-feira um pacote de medidas para pensionistas e outros cidadãos, que envolve um apoio, desconto nos combustíveis e passe ferroviário de 20 euros

Notas e moedas espalhadas.
Economia, Nacional

Salário mínimo pode chegar aos 1100 euros em 2027? Governo debateu tema e isto é o que está na mesa

07:00 17 Setembro, 2026 03:44 17 Setembro, 2026 | João Luís

O salário mínimo está previsto subir para 970 euros em 2027, mas a CGTP defende 1.100 euros. Governo trava revisão mas admite renegociar

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Últimas Notícias

  • Governo manda rever acessos e estacionamento nas praias entre Espichel e Odeceixe
    Governo manda rever acessos e estacionamento nas praias entre Espichel e Odeceixe
  • Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”
    Chaminés rendilhadas e fontes naturais: esta aldeia ‘escondida’ no Algarve “deve ser descoberta a pé”
  • Nem uma gota: vem aí um bloqueio atmosférico e chuva não deverá voltar a Portugal antes desta data
    Nem uma gota: vem aí um bloqueio atmosférico e chuva não deverá voltar a Portugal antes desta data
  • Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00
    Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00
  • Combustíveis e importações pressionam rendimento dos produtores de citrinos do Algarve
    Combustíveis e importações pressionam rendimento dos produtores de citrinos do Algarve

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento