Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Mundo

Conheça esta ilha ‘fantasma’ que se tornou atração turística pelo cenário pós-apocalíptico

Também conhecida como “Ilha Navio de Guerra” pela sua forma, as ruínas resultantes do abandono tornaram este local atração turística. Saiba onde fica

19:00 21 Fevereiro, 2025 18:52 21 Fevereiro, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A cerca de 15 quilómetros da cidade de Nagasaki, no Japão, encontra-se a enigmática ilha de Hashima, mais conhecida como ‘Gunkanjima’, que significa “Ilha Navio de Guerra”. O nome deve-se ao seu formato, que lembra um navio de guerra fortificado. Hoje, é uma ilha ‘fantasma’, completamente desabitada, marcada por edifícios em ruínas, dando-lhe um aspeto pós-apocalíptico que fascina turistas e investigadores.

A história de Hashima remonta ao final do século XIX, quando o Japão estava em plena industrialização. Em 1890, a empresa Mitsubishi comprou a ilha para explorar as suas minas de carvão submarinas, revela o Idealista. Durante décadas, Hashima foi um dos principais centros de extração de carvão do país, desempenhando um papel crucial no crescimento económico do Japão.

Para acomodar os trabalhadores e as suas famílias, foram construídos edifícios de betão, tornando Hashima um dos locais mais densamente povoados do mundo. Nos anos 50, a ilha tinha cerca de 5.300 habitantes, vivendo num espaço de apenas 6,3 hectares. O estilo de vida era único: existiam escolas, lojas, hospitais e até cinemas, tudo construído em altura para maximizar o espaço disponível.

No entanto, com a mudança da matriz energética global e a crescente aposta do Japão no petróleo, o carvão começou a perder importância. A mina de Hashima deixou de ser rentável e acabou por ser encerrada em 1974. Sem razão para permanecer, os habitantes abandonaram a ilha, deixando para trás edifícios, objetos pessoais e um ambiente que parece congelado no tempo.

Após décadas de abandono, a natureza começou a reclamar o espaço. As construções de betão, antes robustas, foram sendo desgastadas pelos ventos e pelas tempestades, criando uma paisagem surreal de edifícios em colapso e ruas vazias. A ausência de manutenção e o isolamento fizeram de Hashima um cenário digno de um filme de ficção científica.

Durante anos, esta ilha ‘fantasma’ esteve fechada ao público e apenas podia ser vista à distância. No entanto, em 2009, o Japão começou a permitir visitas turísticas controladas. Um pequeno percurso foi criado para garantir a segurança dos visitantes, permitindo que se explore parte das ruínas sem perigo. Apesar disso, a maior parte da ilha continua inacessível devido ao risco de desabamento.

O interesse por Hashima cresceu ainda mais quando, em 2015, a UNESCO reconheceu a ilha como Património Mundial, destacando o seu papel na Revolução Industrial do Japão. No entanto, este reconhecimento gerou polémica, uma vez que a ilha também foi palco de trabalho forçado durante a Segunda Guerra Mundial, envolvendo trabalhadores coreanos e chineses.

Além do seu valor histórico, Hashima tornou-se um ícone da cultura popular. A sua paisagem desolada inspirou filmes, documentários e videojogos. Um dos exemplos mais famosos foi a sua recriação no filme “007: Skyfall” (2012), onde serviu de base para o vilão Silva. Também apareceu em videojogos como Call of Duty: Ghosts, consolidando a sua fama como uma das ilhas mais misteriosas do mundo.

Para quem visita Hashima, a sensação é quase surreal. O silêncio só é interrompido pelo vento e pelo som das ondas a baterem contra as muralhas de betão. Ao caminhar pelos trilhos designados, os visitantes podem vislumbrar janelas partidas, escadarias cobertas de musgo e os escombros do que outrora foi um dos locais mais movimentados do Japão.

A ilha também tem atraído exploradores urbanos e fotógrafos, que procuram captar a beleza decadente das suas ruínas. No entanto, devido aos perigos estruturais, as visitas ilegais são fortemente desencorajadas.

O futuro da ilha ‘fantasma’ de Hashima é incerto. Alguns defendem a restauração parcial para preservar a memória da ilha, enquanto outros acreditam que deve ser deixada como está, permitindo que a natureza continue o seu processo de destruição e renovação.

Independentemente do que venha a acontecer, Hashima permanecerá um símbolo da ascensão e queda da era industrial japonesa, um testemunho silencioso do passado que continua a intrigar o mundo.

Seja pelo seu valor histórico, pela sua aparência de cidade fantasma ou pela sua influência na cultura popular, Hashima mantém-se como um dos locais mais fascinantes e misteriosos do Japão. Para quem gosta de história e exploração urbana, esta ilha representa uma verdadeira viagem ao passado, onde o tempo parece ter parado há mais de quatro décadas.

Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Desporto Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Cultura Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve, Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Desporto, Europe Direct Algarve

Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia

07:40 18 Agosto, 2026 07:40 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante oito dias, participantes portugueses aprofundaram conhecimentos técnicos e pedagógicos ligados ao Basquetebol 3x3

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Cultura, Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência, Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Últimas Notícias

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
    Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
  • Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
    Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
  • Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento