Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional

UE ‘aperta’ regras: este é o valor máximo que pode pagar em dinheiro em Portugal

O valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho de 2027

17:00 18 Março, 2026 16:00 18 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia já aprovou novas regras para limitar os pagamentos em dinheiro de valor elevado, mas em Portugal os limites atuais continuam a ser mais apertados do que o teto europeu. Para quem quer perceber quanto pode pagar em numerário no país, a resposta depende de quem faz o pagamento e do tipo de operação em causa.

O Regulamento (UE) 2024/1624 estabelece um teto europeu de 10 mil euros para pagamentos em numerário e prevê a sua aplicação a partir de 10 de julho de 2027. A própria legislação europeia admite, porém, que os Estados-membros mantenham ou adotem limites nacionais mais baixos, se entenderem que isso é necessário face aos riscos existentes em cada país.

Qual é o limite em Portugal

Em Portugal, a regra geral já é mais restritiva. A lei proíbe pagar ou receber em numerário montantes iguais ou superiores a 3.000 euros. Além disso, no caso de sujeitos passivos de IRC e de sujeitos passivos de IRS com contabilidade organizada, os pagamentos de valor igual ou superior a 1.000 euros têm de ser feitos por um meio que permita identificar o destinatário, como transferência bancária, cheque nominativo ou débito direto.

Há, no entanto, uma exceção para pessoas singulares não residentes em território português, desde que não atuem como empresários ou comerciantes. Nesses casos, o limite sobe para 10 mil euros, alinhando-se com o valor máximo previsto no plano europeu.

Quando estão em causa impostos, a fasquia é ainda mais baixa. A Lei n.º 92/2017, de 22 de agosto proíbe o pagamento em numerário de impostos acima de 500 euros e o Banco de Portugal recorda também que as pessoas coletivas têm de pagar prestações tributárias e outros créditos cobrados pela Autoridade Tributária por meios eletrónicos.

O que muda com a regra europeia

Na prática, o novo teto europeu não significa que Portugal passe a permitir pagamentos em dinheiro até 10 mil euros entre residentes. O regulamento europeu fixa um limite máximo comum para a UE, mas deixa espaço para que cada país mantenha regras mais exigentes. Como Portugal já tem limites de 3.000 e 1.000 euros em várias situações, a legislação nacional continua a ser, para já, mais apertada do que a futura regra europeia.

O objetivo assumido pelas instituições europeias é reduzir o risco de branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e outras operações ilícitas associadas ao uso de grandes quantias em dinheiro.

A Comissão Europeia sublinha que o numerário continua disponível e legítimo no dia a dia, mas entende que as transações de montante elevado apresentam riscos acrescidos e são mais difíceis de rastrear.

Atenção ao transporte de dinheiro nas fronteiras

Separadamente das regras sobre pagamentos, continua em vigor a obrigação de declarar às autoridades aduaneiras qualquer entrada ou saída da UE com 10 mil euros ou mais em numerário. A Comissão Europeia explica que esta declaração é obrigatória para viajantes e que o dinheiro não declarado pode ser retido, além de poder dar origem a sanções.

O valor máximo que pode pagar em dinheiro em Portugal não é, em regra, 10 mil euros. Para a maioria das situações entre residentes, o limite geral é de 3.000 euros, baixando para 1.000 euros em certos pagamentos feitos por empresas ou por contribuintes com contabilidade organizada, de acordo com Lei n.º 92/2017.

O teto europeu de 10 mil euros serve como limite máximo comum na UE a partir de 2027, mas não elimina as regras portuguesas mais restritivas.

Leia também: Já é oficial: UE vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Edição Papel Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 11:33 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma história improvável: um mecânico com mais de quatro décadas de experiência comprou um carro usado por menos de 600 euros e conseguiu mantê-lo a circular durante cerca de 15 anos sem qualquer avaria grave

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
    Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa
  • Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
    Demora na Justiça leva à absolvição de 15 arguidos; Ministério Público anuncia recurso
  • “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
    “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho
  • Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
    Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal