Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANTÓNIO COVAS - Professor Catedrático da Universidade do Algarve | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A democracia europeia e o Estado pós-nacional | Por António Covas

Estamos no limiar crítico da união política europeia, à procura, justamente, de um ‘trade off’ equilibrado entre duas proto-identidades

11:00 4 Junho, 2024 09:07 16 Julho, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Democracia europeia e Estado pós-nacional são as duas faces da mesma moeda. O mais difícil será sempre estabelecer um paralelismo adequado entre o construtivismo europeu, na forma de democracia europeia, e a reforma política do Estado-nação, em direção ao Estado pós-nacional. Em 2024 tal como em 2019, depois das eleições para o Parlamento Europeu, este paralelismo político-institucional apresenta-se extraordinariamente complexo, mesmo divergente, após o PPE e o PSE terem perdido o duopólio de longa data no Parlamento Europeu. Estamos, com efeito, no limiar crítico da união política europeia, à procura, justamente, de um trade off equilibrado entre duas proto identidades, a democracia europeia e o Estado pós-nacional, que estão funcionalmente dependentes por via da governação multiníveis. Limiar tanto mais crítico quanto a União importa a desordem internacional para a sua política doméstica. O drama atual da União Europeia reside, justamente, no facto de ela não ser um regulador acreditado da desordem internacional atual e, do mesmo passo, não possuir legitimidade política bastante para ser um regulador doméstico eficaz. Enquanto isso não acontecer, e as circunstâncias podem precipitar a sua eclosão, os Estados-nacionais muito dificilmente aceitarão ser fiéis, a tempo inteiro, ao comando europeu.

ANTÓNIO COVAS
Professor da Universidade do Algarve

A uns dias das eleições europeias de junho de 2024 três notas dignas de registo. A primeira nota, para reportar, na política europeia, um paradoxo muito pertinente e em plena laboração que o recrudescimento da tensão geopolítica veio acelerar. Por um lado, no projeto global e europeu, a clara perda de centralidade do Estado e a sua capacidade de configurar a sociedade. Assistimos a uma espécie de dessacralização da política-estado, à fadiga dos cidadãos por essa política-estado como parte da normalidade democrática. Por outro lado, a radicalização soberanista e populista da política doméstica recupera o Estado central como se estivéssemos órfãos de Estado e de repente, todas as modernidades parecem querer entrar em rota de colisão.

A segunda nota é para reiterar que os impulsos mais fortes para a reforma da União Europeia virão do exterior. Os exemplos e os pretextos já aí estão: a Rússia e a Ucrânia, o Médio Oriente, a China, a Turquia, o Norte de Africa, mas, também, o Brexit e a Trumpolitics, para citar apenas os principais. Este impulso exterior implica que haja um movimento de reforma importante em direção da política externa, segurança e defesa (PESD) em todas as suas dimensões, onde se incluem os refugiados e os imigrantes, mas, também, a política energética e o combate contra as externalidades negativas da extraterritorialidade europeia onde se reportam a criminalidade financeira em matéria de offshores, a evasão e fraude fiscais e, ainda, as relações entre harmonização fiscal e concorrência leal/desleal.

A terceira nota diz respeito ao impacto da PESD sobre a política interna europeia e, em particular, a reconfiguração da união económica e monetária (UEM). A reforma da PESD pode provocar fraturas internas profundas no alinhamento europeu de alguns Estados membros, mas as reformas internas da política podem, igualmente, gerar novas linhas de fratura, em especial no plano orçamental com a eventual criação de um orçamento para a zona euro, o que introduzirá, necessariamente, alterações nas regras orçamentais do semestre europeu (SE), do pacto de estabilidade e crescimento (PEC) e do tratado orçamental (TO). Estas alterações poderão ser, eventualmente, acompanhadas pelo alargamento dos recursos próprios, a mutualização parcial das dívidas soberanas, a criação de um fundo monetário europeu (FME) e uma revisão global dos instrumentos financeiros europeus de apoio ao investimento. A criação de um orçamento específico para a zona euro e o reforço do papel do Euro Grupo e do Ministro das Finanças Europeu, podem ser imediatamente percebidos como a criação de uma Europa de círculos concêntricos e uma discriminação grave contra alguns Estados membros da União Europeia.

No que diz respeito à revisão dos tratados e sem prejuízo de uma negociação ulterior mais extensa (uma convenção europeia), na linha das convenções nacionais propostas pelo presidente francês, poderemos admitir, desta vez, uma revisão simplificada dos tratados, algumas cooperações estruturadas e reforçadas e, eventualmente, um ou outro acordo fora dos tratados.  Assim, e mais uma vez, cumpre-se a missão institucional da União Europeia: em momentos graves, o institucionalismo europeu é capaz de converter problemas críticos em problemas crónicos. De resto, as excecionalidades sempre existiram. No final, o projeto europeu irá limitar-se, provavelmente, a fazer navegação à vista nos próximos tempos ou então será duramente atingido por um facto geopolítico mais ou menos inesperado. Até lá o projeto europeu estará claramente na defensiva e adotará a política dos pequenos passos, afinal, o método Monnet de boa memória. Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos.

Artigo publicado no Público.

Leia também: O futuro das relações União Europeia – Federação Russa | Por António Covas

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 1 Julho, 2026 20:19 1 Julho, 2026 | João Luís

Carta de condução não é igual para todos: tudo depende da categoria do veículo, da idade do condutor e da data em que o título foi obtido

Algarve Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Algarve

Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível

07:36 2 Julho, 2026 07:39 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dez zonas balneares de Loulé receberam Bandeira Azul e oito foram distinguidas como Praia Acessível nesta época balnear

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas

20:20 1 Julho, 2026 20:19 1 Julho, 2026 | João Luís

Carta de condução não é igual para todos: tudo depende da categoria do veículo, da idade do condutor e da data em que o título foi obtido

Algarve, Cultura

Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas

07:15 2 Julho, 2026 07:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A XVIII edição do Encontro Motard de Pechão promete dois dias de festa, música ao vivo e convívio entre amantes das motos

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Algarve

Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível

07:36 2 Julho, 2026 07:39 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dez zonas balneares de Loulé receberam Bandeira Azul e oito foram distinguidas como Praia Acessível nesta época balnear

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Martelo de juíz.
Nacional

Mulher desferiu um soco a uma enfermeira no Hospital de Aveiro depois de lhe ter pedido que esperasse pela sua vez

15:11 1 Julho, 2026 14:40 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Relação do Porto confirmou multa de 825 euros a mulher que agrediu enfermeira no Hospital de Aveiro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Últimas Notícias

  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
  • Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível
    Praias de Loulé distinguidas com Bandeira Azul e galardão Praia Acessível
  • Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas
    Motards regressam a Pechão para fim de semana de festa e espírito das duas rodas
  • Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve
    Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve
  • Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas
    Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal