Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Carlos Rodrigues frequenta o 11.º ano do curso de Línguas e Humanidades em Portimão | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

40 visões da Europa: Para mim a Europa | Por Carlos Rodrigues

“Precisamos de uma Europa unida, solidária e forte, uma Europa que escute os jovens e nos envolva nas decisões que vão delinear o nosso futuro”

07:32 14 Maio, 2025 07:35 14 Maio, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sou um jovem a crescer no Algarve, o que me fez sentir a Europa como algo bem real, e não
apenas uma ideia distante dos livros ou das notícias.

Ao contrário do que estudei nos livros, para mim, a Europa sempre significou uma panóplia de oportunidades — como o programa Erasmus+, que me deu a hipótese de saír da minha zona de conforto e conhecer outros países como a Polónia, novas culturas, e a liberdade de viajar sem barreiras, descobrindo diferentes formas de viver e de me enriquecer social e culturalmente.

Acho que essa mobilidade, a facilidade de ir, ver e viver noutros lugares, é mesmo uma das maiores conquistas da União Europeia, algo que a minha geração tem o privilégio de aproveitar.

Ao assinalarem-se 40 anos da adesão de Portugal à então CEE, a 1 de janeiro de 1986, constato que muito se fez pelo país e pela nossa região. Muita coisa mudou desde então.

Os fundos estruturais europeus foram cruciais no desenvolvimento de infraestruturas, e no Algarve isso foi visível.

Foi sob a liderança de um algarvio que se iniciou a construção da A22, com o apoio de fundos europeus, facilitando o acesso à Capital e ao nosso país vizinho, Espanha. Melhorou-se o acesso a saneamento básico e à água potável em muitas zonas. Tudo isso teve impacte positivo na vida das pessoas, melhorando a qualidade de vida na região.

Contudo, reconheço que a Europa não é isenta de desafios: ainda há muitas desigualdades, problemas ambientais, que exigem soluções urgentes, e uma certa falta de ligação entre os países e as culturas.

Os investimentos em infraestruturas, a modernização do país e a abertura a um mercado comum permitiram a projeção de Portugal, da periferia para o centro da Europa. Ganhando voz.

No entanto, esta herança não é estática; somos nós, os jovens de hoje, que temos a responsabilidade de continuar a construir essa Europa, de a adaptar ao nosso tempo.

Celebrar este aniversário é mais do que olhar para o passado. É pensar no que queremos para o futuro, especialmente num momento em que vemos guerras às portas da Europa, divisões a crescer, e discursos nacionalistas a ganharem força.

Precisamos de uma Europa unida, solidária e forte, uma Europa que escute os jovens e nos envolva nas decisões que vão delinear o nosso futuro.

Celebrar estes 40 anos é, um momento de refletirmos sobre o percurso traçado, mas também para reafirmar o nosso compromisso com uma Europa mais forte, mais unida e mais alinhada com as aspirações dos jovens. A Europa faz parte de mim, das oportunidades que tive, das experiências que vivi, das amizades que fiz e dos sonhos que tenho para o futuro. Quero continuar a fazer parte da sua construção, e acredito que muitos outros jovens também.

Nota biográfica: Carlos Rodrigues é um jovem estudante de Línguas e Humanidades, no 11.º ano em Portimão.

“40 Visões da Europa”

A 12 de junho de 1985, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Adesão às então Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Este foi o terceiro alargamento.

O Europe Direct Algarve, a CCDR Algarve, a Eurocidade do Guadiana e outros parceiros transfronteiriços associaram-se para assinalar a data. A rubrica «40 Visões da Europa» vai dar voz a 40 pessoas (líderes políticos e associativos, jovens, cidadãos ,..)

Entre 4 de maio e 12 de junho (data da assinatura dos 40 anos do Tratado de Adesão)  todos os dias um artigo . Mais informação sobre a campanha na página conjunta (4) Facebook

Leia também: 40 visões da Europa: Orgulhosamente Europeu | Por António Martins

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional Política

Carolina Deslandes, Carlão e António Zambujo integram cartaz da Festa do Avante!

11:30 22 Maio, 2026 11:30 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ney Matogrosso e Pedro Jóia apresentam concerto exclusivo que cruza Portugal e Brasil na edição deste ano da Festa do Avante!

Algarve Nacional

PSP apreendeu mais de 25 mil doses de heroína durante operação em Faro, Tavira e Lisboa

11:51 22 Maio, 2026 11:51 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades apreenderam droga, dinheiro, viaturas e material utilizado na preparação e distribuição de estupefacientes durante a operação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Atenção condutores: UE prepara novas regras nas inspeções e há uma medida que pode apanhar muitos desprevenidos

09:20 22 Maio, 2026 09:55 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novas regras para inspeções na UE podem trazer mudança com impacto direto para condutores em toda a Europa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 17:06 21 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Adeus bom tempo? Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões afetadas

06:30 22 Maio, 2026 18:32 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Após dias marcados por calor e poeiras africanas, o estado do tempo muda. O Norte e o Centro podem registar chuva, trovoadas e rajadas de vento

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR acusado de multar vizinho fora de serviço por motivos pessoais: Ministério Público quer este desfecho

10:40 22 Maio, 2026 18:10 21 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Um militar da GNR foi acusado de usar sistemas reservados da Guarda para consultar dados de vizinhos e aplicar multas fora de serviço

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve Cultura

Vanessa Barragão expõe instalação criada a partir de 20 mil sacos de plástico no AlgarveShopping

07:58 22 Maio, 2026 07:58 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista algarvia reutilizou milhares de materiais descartados para criar instalação artística de grande escala no AlgarveShopping

Mulher a falar em tribunal. Crédito: Foto AI
Europa

Tinha 10 anos de casa mas Lidl despediu-a por acumular descontos das compras de clientes: tribunal teve ‘última palavra’

11:00 22 Maio, 2026 11:34 22 Maio, 2026 | Luís Santos

Caso envolvendo o Lidl e a acumulação de descontos por parte de uma funcionária acabou em tribunal espanhol após decisão de despedimento da empresa

Algarve Desporto

KlubeSol leva desporto e animação à Feira do Associativismo e Juventude de Olhão

11:14 22 Maio, 2026 11:14 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto, animação e convívio intergeracional marcam participação do KlubeSol na Mostra 2026 – Feira do Associativismo de Olhão

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores não estão a par da nova regra da União Europeia e podem ficar sem carta de condução

20:15 21 Maio, 2026 17:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova regra da União Europeia 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve Desporto

41.º aniversário da União Desportiva Castromarinense celebrado com música, convívio e emoção

12:15 22 Maio, 2026 12:17 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube agradeceu apoio do Município de Castro Marim durante a época e destacou importância da comunidade no crescimento da UDC

Praia de Monte Gordo.
Algarve Vida & Lazer

Nesta vila algarvia onde Marcelo Rebelo de Sousa passa férias há quilómetros de praia e ali dorme-se por menos de 45€ com spa incluído

17:50 21 Maio, 2026 18:03 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Entre passadiços, mar mais quente e hotéis com spa incluído, uma vila algarvia continua a atrair famílias pelos preços acessíveis

Europe Direct Algarve Opinião Tech

Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro

10:50 22 Maio, 2026 10:53 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O verdadeiro sucesso da inteligência artificial nas cidades não se mede pela sofisticação do algoritmo, mas pela eficácia com que resolve problemas reais"

Cultura, Nacional, Política

Carolina Deslandes, Carlão e António Zambujo integram cartaz da Festa do Avante!

11:30 22 Maio, 2026 11:30 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ney Matogrosso e Pedro Jóia apresentam concerto exclusivo que cruza Portugal e Brasil na edição deste ano da Festa do Avante!

Algarve, Nacional

PSP apreendeu mais de 25 mil doses de heroína durante operação em Faro, Tavira e Lisboa

11:51 22 Maio, 2026 11:51 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades apreenderam droga, dinheiro, viaturas e material utilizado na preparação e distribuição de estupefacientes durante a operação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Atenção condutores: UE prepara novas regras nas inspeções e há uma medida que pode apanhar muitos desprevenidos

09:20 22 Maio, 2026 09:55 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novas regras para inspeções na UE podem trazer mudança com impacto direto para condutores em toda a Europa

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’, trovoada e vento forte antes da bonança: mau tempo vai manter-se nestas regiões

06:00 20 Maio, 2026 17:06 21 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, algumas regiões ainda vão enfrentar chuva por vezes forte, trovoada, vento intenso e mar agitado

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Adeus bom tempo? Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões afetadas

06:30 22 Maio, 2026 18:32 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Após dias marcados por calor e poeiras africanas, o estado do tempo muda. O Norte e o Centro podem registar chuva, trovoadas e rajadas de vento

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR acusado de multar vizinho fora de serviço por motivos pessoais: Ministério Público quer este desfecho

10:40 22 Maio, 2026 18:10 21 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Um militar da GNR foi acusado de usar sistemas reservados da Guarda para consultar dados de vizinhos e aplicar multas fora de serviço

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve, Cultura

Vanessa Barragão expõe instalação criada a partir de 20 mil sacos de plástico no AlgarveShopping

07:58 22 Maio, 2026 07:58 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista algarvia reutilizou milhares de materiais descartados para criar instalação artística de grande escala no AlgarveShopping

Mulher a falar em tribunal. Crédito: Foto AI
Europa

Tinha 10 anos de casa mas Lidl despediu-a por acumular descontos das compras de clientes: tribunal teve ‘última palavra’

11:00 22 Maio, 2026 11:34 22 Maio, 2026 | Luís Santos

Caso envolvendo o Lidl e a acumulação de descontos por parte de uma funcionária acabou em tribunal espanhol após decisão de despedimento da empresa

Algarve, Desporto

KlubeSol leva desporto e animação à Feira do Associativismo e Juventude de Olhão

11:14 22 Maio, 2026 11:14 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto, animação e convívio intergeracional marcam participação do KlubeSol na Mostra 2026 – Feira do Associativismo de Olhão

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores não estão a par da nova regra da União Europeia e podem ficar sem carta de condução

20:15 21 Maio, 2026 17:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova regra da União Europeia 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Algarve, Desporto

41.º aniversário da União Desportiva Castromarinense celebrado com música, convívio e emoção

12:15 22 Maio, 2026 12:17 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube agradeceu apoio do Município de Castro Marim durante a época e destacou importância da comunidade no crescimento da UDC

Praia de Monte Gordo.
Algarve, Vida & Lazer

Nesta vila algarvia onde Marcelo Rebelo de Sousa passa férias há quilómetros de praia e ali dorme-se por menos de 45€ com spa incluído

17:50 21 Maio, 2026 18:03 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Entre passadiços, mar mais quente e hotéis com spa incluído, uma vila algarvia continua a atrair famílias pelos preços acessíveis

Europe Direct Algarve, Opinião, Tech

Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro

10:50 22 Maio, 2026 10:53 22 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O verdadeiro sucesso da inteligência artificial nas cidades não se mede pela sofisticação do algoritmo, mas pela eficácia com que resolve problemas reais"

Últimas Notícias

  • 41.º aniversário da União Desportiva Castromarinense celebrado com música, convívio e emoção
    41.º aniversário da União Desportiva Castromarinense celebrado com música, convívio e emoção
  • PSP apreendeu mais de 25 mil doses de heroína durante operação em Faro, Tavira e Lisboa
    PSP apreendeu mais de 25 mil doses de heroína durante operação em Faro, Tavira e Lisboa
  • Carolina Deslandes, Carlão e António Zambujo integram cartaz da Festa do Avante!
    Carolina Deslandes, Carlão e António Zambujo integram cartaz da Festa do Avante!
  • KlubeSol leva desporto e animação à Feira do Associativismo e Juventude de Olhão
    KlubeSol leva desporto e animação à Feira do Associativismo e Juventude de Olhão
  • Tinha 10 anos de casa mas Lidl despediu-a por acumular descontos das compras de clientes: tribunal teve ‘última palavra’
    Tinha 10 anos de casa mas Lidl despediu-a por acumular descontos das compras de clientes: tribunal teve ‘última palavra’
  • Militar da GNR acusado de multar vizinho fora de serviço por motivos pessoais: Ministério Público quer este desfecho
    Militar da GNR acusado de multar vizinho fora de serviço por motivos pessoais: Ministério Público quer este desfecho

Opinião

  • Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
    Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
  • Em maio festejamos a Europa e também a diversidade! | Por Luís Loureiro de Amorim
    Em maio festejamos a Europa e também a diversidade! | Por Luís Loureiro de Amorim
  • Balanço da 3.ª edição do PORMUN em Faro | Por Bárbara Lima
    Balanço da 3.ª edição do PORMUN em Faro | Por Bárbara Lima
  • Habitação no Algarve: quando trabalhar já não chega para viver onde se trabalha | Por Ana Lúcia Cruz
    Habitação no Algarve: quando trabalhar já não chega para viver onde se trabalha | Por Ana Lúcia Cruz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
    Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
  • Atenção condutores: UE prepara novas regras nas inspeções e há uma medida que pode apanhar muitos desprevenidos
    Atenção condutores: UE prepara novas regras nas inspeções e há uma medida que pode apanhar muitos desprevenidos
  • Em maio festejamos a Europa e também a diversidade! | Por Luís Loureiro de Amorim
    Em maio festejamos a Europa e também a diversidade! | Por Luís Loureiro de Amorim
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal