Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Herdeiros constroem muro em casa herdada para impedir familiares de aceder a piso superior: estes discordaram e levaram caso a tribunal

Esta casa, que foi herdada por três pessoas, era habitação da mesma família há mais de 60 anos, o que motivou a decisão do tribunal

22:02 19 Outubro, 2025 21:50 19 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As heranças familiares podem tornar-se foco de longas disputas quando não estão claramente definidas ou quando os seus elementos são usados de forma diferente ao longo do tempo. Questões aparentemente simples, como o acesso a um espaço comum, podem dar origem a batalhas judiciais complexas, em que o uso continuado e pacífico tem tanto peso como os documentos oficiais. Isso acabou por acontecer neste caso, no qual três herdeiros decidiram construir um muro numa casa herdada para impedir os familiares de aceder a um piso superior.

A Audiência Provincial de Jaén, em Espanha, rejeitou o recurso de três herdeiros que decidiram construir um muro numa casa herdada para impedir outros familiares de acederem a uma varanda que estava a ser utilizada há mais de sessenta anos. A justiça confirmou que o espaço em causa não fazia parte da herança atribuída a esses herdeiros e que tinha sido ocupado de forma ilegítima. Assim, foram condenados a demolir a parede, repor a porta original e suportar as custas do processo.

Uma disputa familiar com décadas de história

De acordo com a sentença, datada de 26 de junho de 2025, vários ramos da família convivem na mesma habitação, cada um em pisos distintos. Quando um dos grupos tomou posse do rés do chão, decidiu bloquear o acesso a uma varanda situada no piso superior, fechando a porta que sempre tinha estado aberta e utilizada por outros familiares, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

A parte prejudicada alegou que a varanda, o pátio adjacente e o muro divisório tinham sido construídos pela avó em 1962 e sempre tinham sido utilizados exclusivamente pela sua família, sem oposição nem interrupções durante mais de seis décadas. Perante o bloqueio, apresentaram uma ação judicial pedindo o reconhecimento da propriedade e a demolição da obra ilegal.

O tribunal reconheceu o direito adquirido pelo uso

O Juzgado de Primera Instancia nº 2 de Martos deu razão aos autores da ação. Considerou provado que a varanda, o pátio e o muro eram elementos privativos, construídos pela falecida e destinados ao uso exclusivo da sua filha e descendentes. O tribunal reconheceu ainda que a utilização pacífica, contínua e ininterrupta do espaço ao longo de mais de sessenta anos consolidou um direito de propriedade válido, mesmo sem registo formal no Registo Predial.

A sentença determinou a demolição imediata do muro, a remoção de todos os materiais utilizados na construção e a reposição do acesso ao estado original.

Decisão foi confirmada em segunda instância

A Audiência Provincial de Jaén manteve integralmente a decisão do tribunal de primeira instância, citando o artigo 348 do Código Civil espanhol, que define a propriedade como “o direito de gozar e dispor de uma coisa sem outras limitações além das impostas pela lei”. O tribunal recordou ainda que o uso pacífico e prolongado de um bem pode ser determinante na confirmação da sua titularidade, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Os herdeiros que recorreram não apresentaram provas de que tivessem qualquer direito de propriedade sobre a varanda, o muro ou o pátio. Nem o testamento nem a partilha da herança os incluíam na sua quota-parte, e também não demonstraram atos de posse suficientes para justificar a aquisição por usucapião ordinária ou extraordinária, conforme previsto nos artigos 1957 e seguintes do Código Civil.

Peso do uso histórico na decisão

Os autores, por outro lado, apresentaram provas claras de que a varanda tinha sido construída pela avó em 1962 e utilizada desde então exclusivamente por uma das ramas familiares. Foram entregues fotografias antigas, uma ata notarial, relatórios técnicos e testemunhos que confirmaram o uso contínuo e pacífico do espaço.

O tribunal citou ainda jurisprudência do Tribunal Supremo espanhol que, em casos de conflitos entre coproprietários ou herdeiros, reconhece que a posse herdada acompanhada de atos de uso, conservação e manutenção continuados pode consolidar a propriedade mesmo sem título registado, desde que não tenha havido oposição ou interrupção durante décadas (por exemplo, STS 806/2008, de 15 de setembro).

Um ato considerado “desapropriação unilateral”

A justiça considerou desproporcionada a tentativa dos recorrentes de se apropriarem de um espaço apenas porque tinham bloqueado o acesso, classificando a ação como um “despojo unilateral de uma parte não incluída na sua porção hereditária”. Por isso, confirmou a decisão de primeira instância, ordenando a demolição do muro e a restituição do acesso original, de acordo com o Noticias Trabajo.

E se acontecesse em Portugal?

Se um caso semelhante ocorresse em Portugal, a decisão judicial seguiria um caminho muito parecido, com base no Código Civil português (CC). O artigo 1305º define o direito de propriedade como “o poder de usar, fruir e dispor das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei”. Tal como em Espanha, a utilização prolongada e pacífica de um bem pode gerar direitos adquiridos, mesmo sem registo formal.

Neste contexto, aplicar-se-ia a figura da usucapião, prevista nos artigos 1287º e seguintes do CC. Segundo a lei portuguesa, a posse contínua, pacífica e pública de um bem durante 15 ou 20 anos (dependendo da situação) pode conferir ao possuidor o direito de propriedade, desde que não tenha havido oposição.

Assim, se os familiares demonstrassem que a varanda foi construída por um ascendente comum e usada de forma exclusiva durante mais de seis décadas, poderiam obter o reconhecimento judicial da propriedade mesmo sem título registado.

Além disso, a construção de um muro para impedir o acesso a um bem usado legitimamente poderia ser considerada um esbulho possessório, situação prevista no artigo 1276º do CC, que protege quem exerce posse legítima contra atos que a perturbem ou impeçam. Nesse caso, o tribunal ordenaria a reposição do bem ao estado anterior e a remoção da obra ilegal, além de condenar os responsáveis a pagar as custas do processo e, eventualmente, uma indemnização pelos prejuízos causados.

Sentências seriam muito parecidas

Tal como a sentença espanhola, a justiça portuguesa daria prevalência à posse continuada, pacífica e de boa-fé, reconhecendo-a como fundamento legítimo para a consolidação da propriedade e protegendo o direito de quem, durante décadas, exerceu uso efetivo e incontestado sobre o espaço.

Leia também: Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal e esta região será uma das mais afetadas da Europa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve Branded Content Pub Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve, Branded Content, Pub, Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar

22:00 31 Maio, 2026 20:49 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

ACP informou que os combustíveis vão baixar de preço na casa dos dois digítos. Ainda assim, deve sempre confirmar antes de abastecer

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’

20:50 31 Maio, 2026 20:19 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Existe uma região em Portugal na qual impostos como o IRS, o IRC e o IVA funcionam de forma diferente em relação ao resto do país

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
    “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
  • Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
    Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
  • Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
    Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal