A cadeia britânica Tesco lançou um projeto-piloto que promete mudar a forma como os clientes escolhem os abacates. Através de um pequeno scanner, semelhante a um “raio-x em miniatura”, é possível avaliar de imediato se a fruta está pronta a consumir ou se ainda deve amadurecer mais alguns dias. Esta ideia, se for aplicada a outros frutos, pode vir a revolucionar a forma como se escolhe fruta nos supermercados, como escreve o jornal britânico The Mirror.
Esta novidade está a ser testada em apenas cinco lojas no Reino Unido. Os clientes podem colocar o abacate em frente ao dispositivo e recebem de imediato um dos dois resultados: “pronto para esmagar” (adequado para tostas ou guacamole) ou “melhor para cortar”, quando o fruto ainda está firme e adequado para saladas.
Tecnologia vinda da Holanda
O equipamento, batizado de One Third Avocado Scanner, foi desenvolvido por uma empresa holandesa e consegue analisar a maturação do abacate em apenas alguns segundos.
Segundo Lisa Lawrence, compradora de abacates da Tesco, o objetivo é simples: “O scanner vai permitir que os clientes escolham o abacate certo para as suas necessidades, ajudando-os a planear o consumo e a reduzir o desperdício.”, refere, citada pela mesma fonte.
A responsável acrescenta que a procura por esta fruta continua a crescer, em parte devido à popularidade das receitas partilhadas nas redes sociais, onde o abacate esmagado em pão é uma das tendências mais fortes.
Consumo em alta
De acordo com a Tesco, a procura por abacates atingiu níveis recorde. Só no último ano, a cadeia vendeu cerca de 15 milhões de unidades a mais do que no período homólogo anterior.
Parcerias e sustentabilidade
O projeto está a ser desenvolvido em conjunto com a empresa Westfalia Fruit, sediada em Spalding (Lincolnshire). A gestora comercial Emma Howes destacou que o scanner é apenas uma das iniciativas em curso.
Entre outras medidas, a Tesco testou recentemente a marcação a laser em abacates, eliminando etiquetas plásticas, e substituiu embalagens por alternativas em cartão e papel, alterações que representam menos 20 milhões de peças de plástico por ano.
Lojas escolhidas
O scanner, segundo o The Mirror, está disponível em cinco estabelecimentos:
- Tesco Cheshunt Extra (Hertfordshire);
- Tesco Colchester Superstore (Essex);
- Tesco Stratford-upon-Avon Superstore (Warwickshire);
- Tesco Wokingham Superstore (Berkshire);
- Tesco Salisbury Extra (Wiltshire).
Com esta experiência, a Tesco quer perceber se os consumidores aderem a esta nova forma de escolher a fruta, numa altura em que a tecnologia e a sustentabilidade caminham cada vez mais lado a lado no setor da distribuição alimentar.
Leia também: Continente avisa: não compre ameixas no supermercado se estiverem assim e esta é a razão
















