Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Agricultor a tirar água de poço. Crédito: Foto AI
Agricultor a tirar água de poço. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Agricultor multado em mais de 500 mil euros por tirar água de poços no seu terreno sem licença: tribunal rejeita defesa e confirma

Um agricultor de Almería foi multado em 536.087,78 euros por utilizar ilegalmente água de poços localizados no seu terreno: Tribunal da Andaluzia confirmou a decisão

17:10 4 Março, 2026 16:52 4 Março, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A gestão da água, sobretudo em zonas agrícolas sob pressão, tem vindo a gerar cada vez mais conflitos entre proprietários, produtores e autoridades, porque nem sempre a posse da terra significa ter liberdade para usar os recursos naturais que nela existem. No sul de Espanha, o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia confirmou agora uma coima pesada aplicada a um agricultor de Almería por abrir e usar poços sem concessão administrativa, esclarecendo que ser dono de uma exploração não equivale a ser dono da água subterrânea.

Multa e indemnização ultrapassam os 536 mil euros

Segundo a decisão identificada como STSJ AND 19115/2025, de 25 de novembro, as inspeções feitas entre 2016 e 2019 detetaram a preparação de dois poços sem autorização e a utilização de água para rega acima dos volumes permitidos ou sem qualquer título habilitante.

A Junta de Andaluzia aplicou uma coima de 300.506,62 euros por infrações muito graves e graves em matéria de águas e acrescentou uma indemnização de 235.581,16 euros pelos danos causados ao domínio público hídrico, perfazendo 536.087,78 euros, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Selagem dos poços e outras sanções acessórias

Além do valor financeiro, a Administração determinou a retirada dos instrumentos de extração, o selamento dos poços considerados ilegais e a proibição de obter subsídios públicos na área ambiental durante três anos. A decisão incluiu ainda a responsabilização pelos custos associados e o tribunal acabou por condenar o agricultor no pagamento das custas, com um limite máximo de 2.000 euros.

Defesa invocou direito por ser proprietário do terreno

Um dos principais argumentos do agricultor foi o de que um dos poços estaria “devidamente comunicado” ao abrigo do artigo 54 da Lei de Águas, norma que admite certos usos privativos abaixo de 7.000 metros cúbicos por ano em propriedade própria. Segundo a tese apresentada, esse direito nasceria diretamente da lei e, enquanto o processo estivesse pendente de decisão, não haveria base para sancionar a captação.

Tribunal: a propriedade do solo não dá direito automático à água

O TSJ da Andaluzia, segundo a fonte anteriormente citada, rejeitou essa leitura e, apoiando-se em jurisprudência do Tribunal Supremo, sublinhou que o uso privativo de águas subterrâneas não é automático nem resulta apenas da propriedade do terreno.

Para o tribunal, é indispensável a intervenção e o controlo da Administração hidráulica, e a extração sem a conformidade definitiva do organismo de bacia é sancionável, mesmo que o interessado entenda que tem direito por ser titular da exploração. No caso concreto, a autorização tinha sido já recusada, ainda que essa recusa estivesse a ser contestada judicialmente, o que, segundo a Sala, não legitima a continuação das captações.

Como a Junta estimou o consumo quando não havia contadores fiáveis

Outro ponto central do processo foi a quantificação do dano económico. Como vários contadores não existiam ou não funcionavam corretamente, a Administração recorreu a um método indireto, baseado nas necessidades de rega do olival existente na propriedade.

O relatório técnico concluiu que a exploração necessitava de pelo menos 722.750 metros cúbicos por ano e que, no período analisado, o consumo ilegal totalizou 981.588 metros cúbicos. Aplicando o preço normativo de 0,24 euros por metro cúbico, foi fixada a indemnização de 235.581,16 euros. O tribunal realçou ainda que a Administração aplicou um critério considerado mais favorável ao agricultor na estimativa das necessidades hídricas, afastando a ideia de falta de defesa ou de cálculo arbitrário.

Peritagens privadas não convenceram os juízes

O agricultor apresentou dois relatórios periciais privados, um de âmbito agronómico e outro ligado à área de minas, para tentar contrariar os cálculos oficiais e discutir a viabilidade dos poços, de acordo com a mesma fonte.

A Sala considerou, no entanto, que esses documentos não tinham suporte técnico suficiente. O relatório agronómico reduzia a área regada com base apenas no que teria sido dito pelo encarregado da exploração, sem cartografia ou dados oficiais, e recorria a dados experimentais de Córdoba para uma exploração em Almería, apesar de o próprio recorrente ter criticado anteriormente a diferença de condições climáticas.

Já o relatório de minas defendia que os poços estavam desmontados e inativos, mas a ata da Guarda Fluvial referia que, durante uma inspeção, foram encontrados operários a fazer limpeza e reparações num dos furos, o que, para o tribunal, mostrava atividade. A presunção de veracidade da ata oficial não foi afastada pelas provas apresentadas.

Decisão mantém a coima e admite recurso

Em conclusão, o TSJ da Andaluzia entendeu que a Administração fundamentou devidamente a sanção e que o relatório técnico de avaliação de danos não foi posto em causa de forma consistente. O recurso contencioso-administrativo foi, assim, rejeitado e a penalização total de 536.087,78 euros foi confirmada. A decisão não é definitiva e poderá ainda ser objeto de recurso de cassação para o Tribunal Supremo, de acordo com o Noticias Trabajo.

E se um agricultor usasse água de poços sem licença em Portugal?

Em Portugal, o princípio é semelhante: a água integra, em regra, o domínio público hídrico e a sua utilização, especialmente para rega com captações subterrâneas, está sujeita a regras, licenças e fiscalização por parte das entidades competentes, com obrigações de medição e limites associados ao uso.

Na prática, isto significa que ser proprietário de um terreno não dispensa a necessidade de cumprir o enquadramento legal aplicável às captações e ao uso da água. Em cenários de seca e pressão sobre aquíferos, a tendência tem sido de maior controlo, com sanções quando há captações sem título ou consumos fora do permitido.

Leia também: Ingleses elegem cidade do Algarve como a mais relaxante da Europa: para chegar às praias tem de fazer uma viagem de barco pela ria Formosa

Agente da Polícia Judiciária.
Nacional

Cumpriu 21 anos de prisão e estava em liberdade condicional: homem de 59 anos detido por violar peregrina do Caminho de Santiago

14:10 25 Outubro, 2026 13:46 25 Outubro, 2026

Suspeito de 59 anos, com antecedentes por crimes sexuais, foi detido pela Polícia Judiciária depois de uma peregrina de 39 anos ter sido violada e roubada durante o Caminho de Santiago

Algarve Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Algarve Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Agente da Polícia Judiciária.
Nacional

Cumpriu 21 anos de prisão e estava em liberdade condicional: homem de 59 anos detido por violar peregrina do Caminho de Santiago

14:10 25 Outubro, 2026 13:46 25 Outubro, 2026

Suspeito de 59 anos, com antecedentes por crimes sexuais, foi detido pela Polícia Judiciária depois de uma peregrina de 39 anos ter sido violada e roubada durante o Caminho de Santiago

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha contesta ideia de uma Arenilha desabitada antes da vila pombalina

12:10 25 Outubro, 2026 12:08 25 Outubro, 2026

Obra sobre o primeiro governador de Vila Real de Santo António defende continuidade histórica de Arenilha. Lançamento esgotou o salão nobre da Capitania

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Telhado.
Algarve

Perto de Tavira há uma pequena localidade onde telhas e tijolos ainda são feitos à mão com barro retirado da própria terra

08:10 25 Outubro, 2026 17:16 22 Outubro, 2026

No interior do Algarve, uma tradição ligada à cerâmica continua a utilizar matérias-primas locais e técnicas artesanais antigas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Desporto

Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita

16:40 25 Outubro, 2026 16:29 25 Outubro, 2026

Organização confirmou a saída do Dakar da Arábia Saudita em 2027. Portugal e Marrocos são uma hipótese, com anúncio previsto para os próximos dias

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Algarve, Nacional

Algarve em Resistência exige demissão de Montenegro após intervenção nas acampadas

15:35 25 Outubro, 2026 15:42 25 Outubro, 2026

SOS Racismo pede saída do ministro da Administração Interna após ação policial nas acampadas. Protestos pela habitação regressam este domingo a Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
    Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados
  • A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
    A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde
  • Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
    Algarve pode receber partida do Dakar em 2027 após saída da Arábia Saudita
  • António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
    António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro
  • Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender
    Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

Opinião

  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal