Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa, Vida & Lazer

Adeus britânicos? Espanhóis ‘fartos’ do excesso de turismo causam distúrbios em Espanha e preocupam turistas

A onda de protestos e as ameaças dos espanhóis ‘fartos’ do excesso de turistas em Espanha preocupa os britânicos, que temem medidas mais extremas por parte dos ativistas

16:22 9 Julho, 2025 17:44 9 Julho, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O turismo continua a ser um dos motores principais da economia espanhola, mas nos últimos tempos o debate intensificou-se: será este modelo de turismo de massas sustentável para quem vive nas regiões mais procuradas? Entre protestos, bloqueios e tensões, cresce o coro de vozes que dizem não aguentar mais os efeitos negativos de tantos milhões de turistas em Espanha.

Mais turistas, maior impacto

Nos últimos meses, a contestação ao turismo de massas subiu de tom em várias zonas do país vizinho. O que antes se resumia a queixas pontuais e manifestações dispersas, começa agora a ganhar força como um verdadeiro movimento social que exige mudanças profundas no modelo atual, alerta o Infobae.

Segundo dados oficiais, Espanha bateu um novo recorde em 2024, com mais de 93 milhões de turistas internacionais, um aumento de 10% face a 2023. Com o verão à porta, prevê-se que estes números continuem a subir, mas nem todos estão satisfeitos com esse crescimento.

Ibiza e Tenerife em destaque

Nos arquipélagos das Baleares e Canárias, os residentes têm manifestado o seu desagrado através de ações simbólicas. Em Ibiza, um grupo de habitantes bloqueou o acesso à praia de Es Vedrà com grandes pedras, um local muito procurado para festas privadas. Esta ação desagradou a muitos turistas britânicos, mas contou com o apoio dos locais, fartos do desrespeito e do impacto ambiental causado pelo turismo em massa.

Em Tenerife, a situação agravou-se quando ativistas incendiaram uma frota de carros de aluguer em Costa Adeje, zona turística por excelência, imagens que correram mundo e geraram indignação.

Preocupação além-fronteiras

Estes protestos começaram a preocupar os principais países emissores de turistas para Espanha. O Daily Mail destacou o receio crescente entre os britânicos, que continuam a ser os visitantes mais assíduos, mas também entre franceses e alemães, tradicionalmente numerosos no turismo espanhol.

O jornal britânico recordou que, no verão passado, manifestantes culparam diretamente os turistas pelo aumento das rendas e do custo de vida, chegando mesmo a ameaçar bloqueios em terminais e aeroportos caso nada fosse feito para inverter a situação.

Preços que afastam habitantes

Para os moradores locais, os motivos de indignação são claros: o turismo beneficia sobretudo as grandes cadeias hoteleiras e investidores internacionais, deixando para trás a população residente, que se vê confrontada com preços de habitação incomportáveis e um custo de vida em constante subida.

Muitos centros históricos transformam-se em zonas exclusivamente turísticas, enquanto lojas tradicionais, escolas e serviços públicos desaparecem. O desequilíbrio torna-se, assim, impossível de ignorar, de acordo com a fonte acima citada.

Crítica de especialistas ao modelo atual

Especialistas como Raül Valls, do centro de investigação Alba Sud, apontam o dedo a um modelo turístico focado apenas no lucro imediato, sem considerar o bem-estar das comunidades locais ou a sustentabilidade ambiental. Valls alerta para a perda de identidade das cidades, transformadas em autênticos parques temáticos para visitantes de passagem, refere o Infobae.

O investigador Ernest Cañada, da Universidade das Ilhas Baleares, citado pela mesma fonte, confirma esta visão e avisa que as tensões irão aumentar nos próximos meses. “Estamos a assistir ao início de um conflito social que vai agravar-se no pico do verão”, afirma, sublinhando a pressão sobre serviços públicos, a falta de habitação e o cansaço crescente dos residentes.

Verão de incertezas

A imprensa internacional começa a dedicar mais atenção a esta realidade. O tom de muitas reportagens já não é apenas de curiosidade, mas de aviso. O Daily Mail, por exemplo, expressa o receio de que os protestos se radicalizem e resultem em bloqueios de aeroportos ou estradas.

Com a chegada do verão, antecipa-se um período particularmente tenso, com milhões de turistas a chegarem para as férias e comunidades locais que pedem algo mais: respeito, equilíbrio e um futuro digno.

Aumento das taxas turísticas

Uma das alterações mais recentes que afeta diretamente os turistas é o aumento das taxas turísticas em várias regiões espanholas. Em Barcelona, por exemplo, a taxa para hotéis de luxo duplicou, passando de 3,50 euros para 7 euros por noite.

Os passageiros de cruzeiros também passam agora a pagar 6 euros, mesmo que fiquem apenas um dia na cidade. Nas Ilhas Baleares, a taxa de dormida subiu de 4 para 6 euros por pessoa, enquanto em Santiago de Compostela e Toledo foram introduzidas novas taxas entre 1 e 2,50 euros por noite. As Canárias ponderam seguir o mesmo caminho.

A título de curiosidade, saiba agora que Palma de Maiorca foi uma das primeiras cidades espanholas a criar uma estratégia contra o turismo excessivo, proibindo, desde 2018, o aluguer turístico de apartamentos em prédios residenciais. Já em 2023, a cidade de Veneza, em Itália, introduziu uma taxa de entrada para turistas de um dia, medida considerada por algumas cidades espanholas para reduzir o turismo de massas.

Leia também: Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve Edição Papel Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

António José Seguro, Presidente da República.
Economia Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Auto Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Cultura Mundo Opinião Política

Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

20:00 22 Agosto, 2026 17:48 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas"

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Cláudia e David, proprietários da Churrasqueira Imperial, em Faro.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

Na Churrasqueira Imperial em Faro Cláudia e David servem grelhados a menos de 15€ e em poucos minutos

17:50 22 Agosto, 2026 10:09 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Aberta há cerca de um ano e meio, a Churrasqueira Imperial, em Faro, é liderada por Cláudia e David e os grelhados são os 'reis' da carta

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

O ‘pior’ ainda está para chegar: chuvas fortes e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

06:00 22 Agosto, 2026 01:30 22 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Depois do calor intenso, aproxima-se uma mudança significativa. Há um dia apontado como o mais crítico e regiões sob maior vigilância

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

António José Seguro, Presidente da República.
Economia, Nacional

“As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas

22:56 22 Agosto, 2026 22:56 22 Agosto, 2026 | João Luís

Futuro das reformas voltou ao debate esta semana e António José Seguro foi confrontado por um cidadão preocupado

Gato no corredor de casa. Crédito: Freepik AI
Animais

Quer que um gato goste de si mais depressa? Ciência revela o gesto simples que pode fazer a diferença

18:10 22 Agosto, 2026 22:23 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Ciência revela que conquistar rapidamente a confiança de um gato pode depender de um comportamento simples durante a aproximação ao animal

Algarve

Loulé despede-se de Luís Guedes, trabalhador e ativista ligado à história de Quarteira

18:20 22 Agosto, 2026 18:18 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinguido em 2025 com a Medalha de Mérito Municipal, Luís Guedes deixa um percurso ligado ao trabalho, ao sindicalismo e à vida cívica

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge

22:45 22 Agosto, 2026 22:41 22 Agosto, 2026 | João Luís

A Segurança Social prevê pensão de sobrevivência para alguns ex-cônjuges, mas existe uma condição essencial

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Auto, Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Maria da Conceição. Crédito: CMSBA
Algarve

Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

22:30 22 Agosto, 2026 22:32 22 Agosto, 2026 | João Luís

São Brás de Alportel despede-se de Maria da Conceição, que faleceu aos 113 anos e era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal

Cultura, Mundo, Opinião, Política

Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

20:00 22 Agosto, 2026 17:48 22 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Contratar uma banda punk, e depois escandalizar-se porque ela se comportou como tal, é quase como contratar um incendiário para animar uma festa e, no fim, mostrar-se surpreendido por encontrar a sala em labaredas"

Últimas Notícias

  • “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
    “As reformas em Portugal são sagradas”: Presidente da República deixa garantia aos pensionistas
  • Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge
    Já está divorciado? Há uma situação em que pode ter direito à pensão do ex-cônjuge
  • Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal
    Algarvia Maria da Conceição faleceu aos 113 anos em São Brás de Alportel: era reconhecida como a pessoa mais velha de Portugal
  • Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
    Atenção pensionistas: estas são as mudanças que podem afetar a reforma de milhões de portugueses
  • Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro
    Conceição tem 95 anos e não recebe pensão há 9 meses: Segurança Social assumiu o erro

Opinião

  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
    Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento