Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel

Carnaval algarvio atrai milhares de foliões [fotogaleria]

O Carnaval está de volta ao Algarve e promete trazer muita cor, alegria e animação. Do barlavento ao sotavento são várias as opções para se juntar à festa. As localidades algarvias estão empenhadas na realização das festividades que vão atrair milhares de visitantes. Carnaval de Loulé 2019 vai ser mais amigo do ambiente “O […]

19:49 21 Fevereiro, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Carnaval está de volta ao Algarve e promete trazer muita cor, alegria e animação.
Do barlavento ao sotavento são várias as opções para se juntar à festa. As localidades algarvias estão empenhadas na realização das festividades que vão atrair milhares de visitantes.

Carnaval de Loulé 2019 vai ser mais amigo do ambiente

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé, que tem lugar nos dias 3, 4 e 5 de Março, na Avenida José da Costa Mealha.

Segundo a Câmara de Loulé, “brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está na ordem do dia: tornar este
evento mais sustentável do ponto de vista ambiental”.
Assim, segundo a mesma fonte, “uma das novidades passa pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis até quatro ou cinco vezes e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Pretende-se, deste modo, reduzir o uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência de público”.

Quanto ao desfile, a ideia deste ano é transformar o famoso “sambódromo louletano” num circo gigante ao ar livre, com a actuação de artistas, malabaristas, trapezistas, palhaços, domadores e de todos aqueles que fazem parte do espectáculo.

No Carnaval de Loulé vão participar 14 carros alegóricos e cerca de 600 figurantes, “que trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é uma das características do desfile louletano”, afirmou a organização.

Música é o grande tema do Carnaval de Altura

Altura celebra o Carnaval nos dias 2 e 3 de Março, num dos cortejos carnavalescos mais conhecidos do sotavento algarvio. Esta edição celebra este ano 18 anos e conta com o esforço e empenho da população e associativismo locais.

Segundo a Câmara de Castro Marim, “este é o ano da música no Carnaval de Altura, que abrange não só a representação de géneros musicais, como o tão nosso fado, mas também a de célebres grupos ou cantores, que marcaram gerações”.

“Será, sem dúvida, uma edição com muito ritmo, onde não faltará a alegria e entusiasmo dos muitos foliões que se juntam ao cortejo, este ano com um corpo de dez carros alegóricos e 11 grupos de animação, que representam as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, o grupo de Amigos do Bairro Quente, Grupo de Zumba, Amigos da Arrancada, Grupo de Amigos de Altura, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca e o Intermaché”.

A 18ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura e da Câmara Municipal de Castro Marim e o apoio dos supermercados, das juntas de freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações e comércios locais.

O Carnaval sai à rua em Tavira

No dia 1 de Março, a Praça da República enche-se de cor e alegria com a realização do desfile de Carnaval infantil, que marca o arranque das festividades.

Segundo o Município de Tavira, “serão 1.200 crianças de 13 estabelecimentos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico público e privado que vão sair à rua para participar no desfile que apela à criatividade e ao imaginário individual.

Música, serpentinas, papelinhos e as mais variadas fantasias encherão de boa disposição todos os presentes”.

A Câmara de Tavira e a Junta de Freguesia organizam ainda nos dias 1, 2 e 4 de Março, pelas 21:30 horas, bailes de máscaras, no Mercado da Ribeira.

São várias as actividades que irão decorrer durante o período de Carnaval na cidade de Tavira, incluindo uma matiné com a Banda Versátil no dia 5 e o baile da Pinha com o Grupo Bailasons a 30 de Março.

Carnaval de Messines começa mais cedo com oficina de máscaras ecológicas e visita guiada aos bastidores

O Carnaval de São Bartolomeu de Messines realiza-se de 3 a 5 de Março.

Segundo a organização, “o evento, que traz centenas de pessoas à vila do barrocal algarvio, é também uma óptima ocasião para oferecer aos visitantes e participantes uma experiência mais personalizada, dar a conhecer outros elementos da identidade e do património messinense e sensibilizar para acções que, apesar da sua microescala, contribuem para a sustentabilidade do planeta”. Assim, “a actividade leva os participantes a entrar em contacto directo com a natureza e com a arte e convida-os a fazer, individualmente ou em família, a sua própria máscara ecológica a partir de cortiça – um dos produtos característicos da história e da paisagem messinenses – e de outros elementos naturais que serão identificados durante o passeio”.

Vila Real de Sto António celebra o Carnaval com bailes e concurso de máscaras

O concelho de Vila Real de Santo António celebra o Carnaval, entre os dias 1 e 9 de Março, com bailes, concursos de máscaras e iniciativas dirigidas aos mais novos.

Os festejos têm início no dia 1 de Março com o habitual desfile infantil. Este ano, o cartaz é também dedicado aos mais novos, sob o mote “Carnaval das Crianças”.

O Carnaval vila-realense é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelas Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela. Conta ainda com a colaboração da Sociedade Recreativa Cacelence, Associação Limite Fugaz e das escolas e associações do concelho.

Quarteira dá “A volta ao mundo em três dias” no Carnaval

A cidade de Quarteira comemora o Carnaval nos dias 2, 3 e 5 de Março, entre as 15 e as 17:30 horas, na Avenida Marginal. A temática deste ano é “A volta ao mundo em três dias”.

A entrada é livre. O Carnaval de Quarteira é uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Carnaval em Lagoa tem mais “inclusão”

“Cidade Inclusiva” é o tema escolhido para a celebração do Carnaval de Lagoa. As festividades têm lugar nos dias 3, 5 e 6 de Março.

Segundo a Câmara de Lagoa, “centenas de foliões e mascarados por conta própria, ou associados aos carros alegóricos que representam as emblemáticas associações do concelho, prometem tardes de muita alegria e boa disposição. À semelhança das anteriores edições do Carnaval de Lagoa, o acesso é livre nos três dias”.

“Mais desporto para todos” é o mote do Carnaval de Portimão

A celebração do Carnaval em Portimão está a decorrer desde o dia 9 de Fevereiro e prolonga-se até ao dia 5 de Março.

São várias as actividades que assinalam as festividades, tais como ”bailes, concursos de máscaras, desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade deste ano, que é o desfile de 15 carros alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas”, sublinhou a Câmara de Portimão.

A organização acrescentou ainda que “o desafio é viver o Carnaval imbuído no espírito de folia e alegria protagonizado pelo associativismo local nas ruas, nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade”.

Carnaval de São Brás marcado pelo desfile de foliões e carros alegóricos

No dia 1 de Março celebra-se o Carnaval das crianças e no dia 3 o Carnaval tradicional.

A Câmara de São Brás pretende “continuar a apostar na dinamização deste desfile que contribui para a valorização e preservação das tradições carnavalescas, num incentivo à criatividade e imaginação, para preservar o espírito folião e de sátira social, típicos desta quadra”. A entrada e participação no Carnaval de São Brás é livre.

Carnaval de Albufeira com direito a baile

Em Albufeira, o espaço multiusos volta a ganhar muita cor e música.
Nos dias 2 e 4 de Março realizam-se os famosos bailes de Carnaval, que têm início às 20 horas e terminam às 3.

No dia 5 de Março vai decorrer uma matiné com concurso de máscaras para as crianças, entre as 16 e as 20:30 horas.

A organização do evento é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, com o apoio
da Câmara de Albufeira e com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, do Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, do Clube Desportivo das Areias de São João e da APEXA.

Por sua vez, o Carnaval de Paderne irá sair à rua este ano entre os dias 3 e 5 de Março, com o lema “Deixa-te de estórias”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Economia Opinião Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Europe Direct Algarve Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Fonte de Alte.
Algarve

Nesta aldeia algarvia a fonte que hoje alimenta uma piscina natural esteve no centro de uma disputa pela água

20:40 22 Setembro, 2026 15:36 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma ata de 1956 documenta o conflito em torno da Fonte Grande, em Alte, onde a água alimenta hoje uma piscina natural com regras próprias

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve, Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Economia, Opinião, Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia, Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Fonte de Alte.
Algarve

Nesta aldeia algarvia a fonte que hoje alimenta uma piscina natural esteve no centro de uma disputa pela água

20:40 22 Setembro, 2026 15:36 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma ata de 1956 documenta o conflito em torno da Fonte Grande, em Alte, onde a água alimenta hoje uma piscina natural com regras próprias

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Últimas Notícias

  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
    Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
  • Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
    Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
  • “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros
    “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros
  • Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
    Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

Opinião

  • Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
    Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento