Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Notas de 100 euros. Crédito: Freepik
Notas de 100 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Trabalho obrigatório para quem recebe apoios do Estado: regra já está em vigor nestes países da União Europeia

Há países da União Europeia onde a obrigação de trabalhar para receber prestações sociais já é lei. Saiba onde e como funciona

16:20 28 Fevereiro, 2026 15:21 28 Fevereiro, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A obrigação de trabalhar para receber apoios sociais está novamente no centro do debate político europeu: enquanto na Alemanha a proposta volta a ganhar força, há países da União Europeia onde essa regra já está prevista na legislação e aplicada na prática.

De acordo com a Euronews, o tema regressou à agenda após declarações do primeiro-ministro do estado alemão da Saxónia-Anhalt, Sven Schulze, que defende que beneficiários do chamado rendimento básico universal, plenamente aptos para trabalhar, devem prestar algum tipo de serviço comunitário.

Segundo a mesma fonte, Schulze argumenta que todos os que são financiados a 100 por cento pelo Estado e não apresentam limitações laborais devem dar uma contrapartida.

Em declarações ao jornal alemão Bild, citadas pela publicação, o governante sustentou que a medida seria possível, necessária e com impacto administrativo limitado.

Experiências anteriores na Alemanha

A ideia não é inédita. Conforme explica a Euronews, já em 2006 a Saxónia-Anhalt lançou um projeto de trabalho comunitário destinado a desempregados de longa duração. Em 2010, o modelo foi alargado a nível nacional.

O objetivo era integrar beneficiários de prestações sociais em atividades de interesse público, sempre que a colocação no mercado de trabalho regular não fosse viável. Entre as tarefas previstas estavam apoio a idosos, colaboração em cantinas sociais, ajuda à vizinhança ou manutenção de espaços verdes.

O projeto foi financiado, em parte, com fundos europeus até 2014, mas os resultados a longo prazo não foram considerados satisfatórios.

Ainda assim, existem iniciativas locais em vigor. No distrito de Nordhausen, na Turíngia, jovens entre os 18 e os 25 anos, sem qualificação profissional e beneficiários de rendimento básico, são obrigados a desempenhar atividades de utilidade pública. De acordo com a publicação, quem recusar pode sofrer reduções nos apoios.

Países onde a obrigação já está consagrada

Segundo a mesma fonte, não existe um sistema uniforme a nível europeu, uma vez que os regimes de proteção social são definidos por cada Estado-membro. Ainda assim, há países onde a obrigação de realizar trabalho comunitário está claramente prevista na lei.

Nos Países Baixos, a Participatiewet estabelece que beneficiários de prestações sociais podem ser obrigados a desempenhar atividades de interesse público atribuídas pelos municípios. Cabe às autoridades locais decidir a natureza das tarefas e aplicar eventuais sanções em caso de incumprimento.

Noutros países, como Itália, França, Bélgica ou Suécia, as regras são menos rígidas. De acordo com a mesma fonte, os beneficiários são sobretudo obrigados a procurar ativamente emprego e a participar em programas de integração profissional. O incumprimento pode resultar em cortes nas prestações.

Debate político e números reduzidos

A proposta alemã surge num contexto político sensível, com eleições regionais previstas na Saxónia-Anhalt. Segundo a Euronews, críticos acusam o governo regional de instrumentalizar o debate para fins eleitorais.

Os dados indicam que o número de beneficiários que recusam sistematicamente trabalhar é reduzido. Em 2024, os centros de emprego aplicaram cerca de 2.400 sanções num universo de 5,5 milhões de beneficiários.

Relatórios oficiais apontam ainda para obstáculos estruturais à integração no mercado de trabalho, como problemas de saúde, responsabilidades familiares ou falta de formação profissional.

A discussão permanece aberta. Enquanto alguns defendem a exigência de trabalho como forma de responsabilização, outros questionam a sua eficácia prática e o impacto social. O certo é que, em parte da União Europeia, a contrapartida já faz parte das regras do sistema.

Leia também: União Europeia procura funcionários com este requisito: salários começam nos 6.758€/mês e não é preciso experiência

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve Desporto

Granfondo Portimão regressa com 1.500 ciclistas de 30 nacionalidades e atividades para crianças

12:50 27 Outubro, 2026 12:50 27 Outubro, 2026

Evento reúne cerca de 1.500 ciclistas em Portimão, nos dias 7 e 8 de novembro, com percursos pelo Algarve e atividades gratuitas para crianças

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Algarve Gastronomia

Gelataria de Olhão celebra o Halloween com sabores de outono e oferta especial

14:10 27 Outubro, 2026 14:12 27 Outubro, 2026

São Gelados apresenta três sabores para o Halloween, incluindo marmelo e abóbora com amêndoa do Algarve, e oferece uma bola extra a quem for mascarado

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Cultura Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Algarve, Desporto

Granfondo Portimão regressa com 1.500 ciclistas de 30 nacionalidades e atividades para crianças

12:50 27 Outubro, 2026 12:50 27 Outubro, 2026

Evento reúne cerca de 1.500 ciclistas em Portimão, nos dias 7 e 8 de novembro, com percursos pelo Algarve e atividades gratuitas para crianças

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Algarve, Gastronomia

Gelataria de Olhão celebra o Halloween com sabores de outono e oferta especial

14:10 27 Outubro, 2026 14:12 27 Outubro, 2026

São Gelados apresenta três sabores para o Halloween, incluindo marmelo e abóbora com amêndoa do Algarve, e oferece uma bola extra a quem for mascarado

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Nacional

Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

19:50 27 Outubro, 2026 12:32 27 Outubro, 2026

Companhia aérea reforçou as ligações do Aeroporto Francisco Sá Carneiro com quatro destinos europeus, incluindo duas cidades polacas

Cultura, Europe Direct Algarve

Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha

15:20 27 Outubro, 2026 15:12 27 Outubro, 2026

Projeto transfronteiriço desenvolveu rotas náutico-culturais para valorizar o património do Baixo Guadiana e promover novas experiências turísticas

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Mulher a mudar uma lâmpada.
Vida & Lazer

Vai comprar uma lâmpada para casa? Na embalagem há um número que pode mudar completamente o ambiente da divisão

11:10 27 Outubro, 2026 09:19 27 Outubro, 2026

A escolha de uma lâmpada não depende apenas da potência ou do consumo: há um valor na embalagem que determina a tonalidade da iluminação

Últimas Notícias

  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
  • Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
    Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular
  • Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
    Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção
  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

Opinião

  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal