Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia

Suspeitos de fraude fiscal que ascende a 20 milhões de euros ficam em prisão preventiva

Os dois detidos de nacionalidade portuguesa desempenhavam funções de gerente e contabilista em várias das sociedades envolvidas num esquema fraudulento.

10:28 14 Janeiro, 2022 10:29 14 Janeiro, 2022 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O Tribunal de Leiria aplicou esta quinta-feira a medida de coação de prisão preventiva aos dois suspeitos de envolvimento num esquema fraudulento de mais de 20 milhões de euros relacionado com o ramo automóvel.

Os dois detidos, de nacionalidade portuguesa, que desempenhavam funções de gerente e contabilista em várias das sociedades envolvidas num esquema fraudulento, “ficaram ambos em prisão preventiva”, disse à agência Lusa o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) de Leiria, Fernando Jordão.

Os dois homens foram detidos na sequência de uma investigação efetuada em ligação com a Autoridade Tributária e que envolveu “pelo menos 14 sociedades comerciais nacionais, e os seus responsáveis”, que, entre 2016 e 2021, “montaram um esquema fraudulento relacionado com o comércio de veículos automóveis que visava contornar a legislação europeia e nacional de forma a não entregar, aos Estados respetivos, o IVA que devia ser arrecadado com essas transações”, informou a PJ em comunicado.

O esquema fraudulento, que ascende a 20 milhões de euros, consistia, segundo a PJ, na “introdução no consumo de um estado-membro de milhares de viaturas provenientes de outros estados-membros”, sendo que por Portugal “apenas passava o circuito documental de tais negócios, através da utilização de empresas de fachada [localizadas nas Caldas da Rainha e em Leiria] em cujas contas circulavam os montantes envolvidos nos negócios”.

Contactado pela Lusa, Fernando Jordão afirmou que “nenhuma das empresas tinha uma estrutura física ou atividade”, limitando-se a servir de “fachada para o trânsito de documentos e de verbas”.

No âmbito da investigação foram ainda constituídos 12 arguidos, singulares e coletivos, e realizadas diversas buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas de Leiria e Caldas da Rainha.

“Dos 12 arguidos, cerca de metade são pessoas e os restantes empresas às quais estavam ligados”, explicou o coordenador, sublinhando que “os dois detidos eram aqueles que detinham ligações ao maior número de empresas investigadas”.

Os suspeitos foram detidos pelos Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no cumprimento de mandados de detenção emitidos em inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria (Secção de Caldas da Rainha) e a PJ vai continuar a investigar as ramificações do caso.

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
    Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
  • Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
    Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
  • João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21
    João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21
  • Tó Trips, Rosa Azevedo, Cobramor, Violeta Luz e Rafaela Jacinto no lançamento do livro de Patti Smith
    Tó Trips, Rosa Azevedo, Cobramor, Violeta Luz e Rafaela Jacinto no lançamento do livro de Patti Smith
  • PJ faz 40 buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios de norte a sul
    PJ faz 40 buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios de norte a sul

Opinião

  • Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
    Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
  • A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
    A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
  • O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro
    O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve