Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia

Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses (e durante quantos anos) para poder reformar-se mais cedo

É necessária alguma consistência para se poder reformar mais cedo. Saiba agora qual é o montante que deve poupar todos os meses para o conseguir

16:13 15 Julho, 2025 11:20 6 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A ideia de abandonar o mercado de trabalho mais cedo é um sonho partilhado por muitos portugueses. Reformar-se antes da idade legal ou liquidar o crédito da casa antes do prazo são objetivos que parecem distantes, mas podem estar ao alcance de quem define um plano claro e o executa com disciplina. A chave está na organização e na consistência de pequenos gestos, como poupar algum dinheiro todos os meses.

Saber exatamente o que possui

Antes de pensar na reforma antecipada, é fundamental fazer um levantamento realista da situação financeira atual. Isso significa saber, ao cêntimo, quanto dinheiro tem disponível em contas à ordem, poupanças, investimentos ou outros bens.

Este diagnóstico deve ser o ponto de partida de qualquer estratégia, indica a Human Resources Portugal. Sem uma noção concreta dos recursos disponíveis, é impossível definir metas realistas ou acompanhar a evolução de forma prática.

Definir metas com clareza

O próximo passo é estabelecer uma meta específica. Em vez de pensar apenas em “poupar para a reforma”, o que deve fazer, segundo a mesma fonte, é criar um objetivo com valor, prazo e propósito definidos. Por exemplo, acumular um montante que permita levantar 500 euros mensais durante 20 anos para complementar a pensão da Segurança Social.

Dê um nome ao seu objetivo, como “Reforma 2044”, e mantenha-o visível no dia a dia. Tornar a meta concreta facilita manter o foco e a motivação ao longo do tempo.

Começar ‘pequeno’, mas começar já

Não é preciso ter grandes quantias para iniciar este caminho. Um simples investimento de 20 euros já representa um primeiro passo importante. No início, os resultados podem parecer invisíveis, mas o processo está em movimento.

A disciplina de manter o esforço de poupança, mesmo com valores reduzidos, é mais relevante do que esperar pelas “melhores condições” para começar. A regularidade vence sempre a hesitação inicial.

Acompanhar o progresso faz a diferença

Rever o plano regularmente é essencial para perceber se está a avançar como pretendido. Monitorizar a evolução permite corrigir desvios, ajustar estratégias e reforçar a motivação, refere a fonte anteriormente citada.

Se, por exemplo, já atingiu 15% do objetivo e está 30% à frente do planeado nesta fase, significa que o plano está a funcionar. Estes marcos ajudam a manter a confiança e o entusiasmo no processo.

Ajustar o plano à sua vida

Cada pessoa tem realidades diferentes. Há quem tenha filhos, créditos, despesas fixas elevadas ou rendimentos variáveis. O plano de poupança deve refletir a sua vida e não a de outros.

É preferível, segundo a mesma fonte, poupar 20 euros por mês com consistência do que definir metas irrealistas e acabar por desistir. O importante é manter a disciplina e adaptar o esforço às suas possibilidades reais.

Evitar comparações diretas

Observar os planos de outras pessoas pode servir de inspiração, mas não deve ser base de comparação. O sucesso está em avançar ao seu ritmo, segundo os recursos e prioridades que possui. Comparar-se com quem ganha mais ou tem menos despesas pode gerar frustração desnecessária. O progresso deve ser medido apenas com base no ponto de partida de cada um.

O tempo como maior aliado

Quanto mais cedo começar a preparar o futuro, menor será o esforço mensal necessário. A acumulação de poupança funciona de forma exponencial, principalmente se os valores forem aplicados com algum rendimento. Mesmo que faltem anos para a idade da reforma, o tempo é um dos melhores recursos disponíveis, refere a Human Resources Portugal. Começar o mais cedo possível pode fazer toda a diferença no estilo de vida futuro.

Pequenos hábitos, grandes resultados

Poupar para a reforma não tem de ser um processo complicado ou pesado. O segredo está em tornar a poupança num hábito automático, como se fosse mais uma despesa mensal, tal como água ou eletricidade. Com o passar dos anos, esses pequenos montantes acumulam-se e podem traduzir-se numa almofada financeira sólida. Mais do que o valor poupado num mês, é a persistência ao longo do tempo que faz realmente a diferença.

Saiba, a título de curiosidade que, em Portugal, mais de metade dos trabalhadores espera trabalhar após a idade da reforma para complementar o rendimento mensal? Já em países como a Holanda, grande parte da população ativa investe em fundos de pensões privados desde o início da carreira para garantir reformas mais confortáveis.

Leia também: Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir

18:20 4 Outubro, 2026 15:53 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fraldas para incontinência, meias elásticas e aparelhos auditivos estão entre os produtos que podem ser comparticipados pela ADSE

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Cidadãos brasileiros exercem o seu direito de voto para eleger os novos representantes políticos para os cargos de Presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital, na Cidade Universitária, em Lisboa. Crédito: Lusa
Algarve Mundo Nacional Política

Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto

22:37 4 Outubro, 2026 22:48 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Resultados oficiais dão a Flávio Bolsonaro 48,88% dos votos válidos em Faro. Lula supera os 52% em Lisboa e no Porto na primeira volta das presidenciais

Ermida da Nossa senhora da Conceição em Alcoutim.
Algarve

Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876

14:40 4 Outubro, 2026 15:01 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alcoutim guarda uma ermida onde moradores procuraram abrigo numa das maiores inundações registadas no Guadiana

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 12:08 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito: Lusa | arquivo
Algarve Mundo Nacional Política

Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

14:10 4 Outubro, 2026 14:06 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro tem perto de nove mil eleitores inscritos. Fundador da Casa do Brasil analisa a polarização e apela ao voto em consciência neste domingo

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve, Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir

18:20 4 Outubro, 2026 15:53 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fraldas para incontinência, meias elásticas e aparelhos auditivos estão entre os produtos que podem ser comparticipados pela ADSE

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Cidadãos brasileiros exercem o seu direito de voto para eleger os novos representantes políticos para os cargos de Presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital, na Cidade Universitária, em Lisboa. Crédito: Lusa
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto

22:37 4 Outubro, 2026 22:48 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Resultados oficiais dão a Flávio Bolsonaro 48,88% dos votos válidos em Faro. Lula supera os 52% em Lisboa e no Porto na primeira volta das presidenciais

Ermida da Nossa senhora da Conceição em Alcoutim.
Algarve

Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876

14:40 4 Outubro, 2026 15:01 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Alcoutim guarda uma ermida onde moradores procuraram abrigo numa das maiores inundações registadas no Guadiana

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo, Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 12:08 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Eleições no Brasil em Portugal. Crédito: Lusa | arquivo
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

14:10 4 Outubro, 2026 14:06 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Faro tem perto de nove mil eleitores inscritos. Fundador da Casa do Brasil analisa a polarização e apela ao voto em consciência neste domingo

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor

14:20 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um estudo concluiu que reduzir a temperatura e a duração das lavagens pode ajudar a preservar a cor da roupa e diminuir a libertação de microfibras

Marmita com arroz branco na cozinha.
Saúde, Vida & Lazer

Sobrou arroz do almoço? Há um erro ao guardá-lo que o micro-ondas pode não conseguir corrigir

13:50 4 Outubro, 2026 15:06 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar arroz cozinhado demasiado tempo à temperatura ambiente pode favorecer um risco alimentar que começa antes do reaquecimento

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Últimas Notícias

  • Jorge Jesus admite regresso de Ronaldo e fala em “mal-entendido”
    Jorge Jesus admite regresso de Ronaldo e fala em “mal-entendido”
  • Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%
    Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%
  • Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto
    Flávio Bolsonaro vence em Faro e Lula ganha em Lisboa e no Porto
  • Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir
    Tem ADSE e compra regularmente um destes produtos? Pode estar a deixar um reembolso por pedir
  • Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”
    Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

Opinião

  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
    Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal