Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Pescadores de Olhão e Quarteira preocupados com falta de condições nos portos

A falta de manutenção dos portos de pesca de Olhão e Quarteira está a afectar as condições de segurança e trabalho dos pescadores, com as associações do sector a reivindicarem mais investimentos à entidade responsável, a Docapesca. No caso do porto de Quarteira, no concelho de Loulé e um dos mais movimentados da região, […]

10:56 14 Novembro, 2016 12:28 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Associações de pescadores reivindicam à Docapesca mais investimentos no sector

A falta de manutenção dos portos de pesca de Olhão e Quarteira está a afectar as condições de segurança e trabalho dos pescadores, com as associações do sector a reivindicarem mais investimentos à entidade responsável, a Docapesca.

No caso do porto de Quarteira, no concelho de Loulé e um dos mais movimentados da região, a associação Quarpesca aponta problemas no cais 6 – que está partido desde 2010 e nunca foi alvo de reparação -, nas vedações, no escoamento de esgotos da lota e numa das duas câmaras de gelo, que está avariada.

“Pelo conhecimento que temos, a Docapesca aqui em Quarteira até tem lucro e ficamos um pouco indignados porque não existe verba para reparar a vedação e outros problemas”, disse à Lusa o dirigente da Quarpesca, Hugo Martins.

O Porto de Pesca de Quarteira, pela sua localização central, é um dos mais movimentados do Algarve (distrito de Faro), acolhendo os pescadores locais, mas também muitas embarcações de sotavento e barlavento e de outras zonas do país.

“No Verão temos elevado tráfego de embarcações no porto de pesca”, observou Hugo Martins, assegurando que a reparação do cais 6 é fundamental para dar resposta à afluência registada.

A avaria na câmara de gelo está a afectar o trabalho dos pescadores e, segundo o dirigente da associação, o gelo está a ser racionado só para o peixe dentro da lota, ficando os pescadores sem provisão de gelo para acondicionar o peixe no mar.

“Estou a referir-me a este [porto], mas sei que nos outros se passa um pouco o mesmo”, referiu.

Em Outubro, o cais da zona oeste do Porto de Olhão teve uma derrocada parcial

As preocupações são partilhadas pelo dirigente da associação Olhãopesca, Miguel Cardoso, que denunciou que em Olhão existem pontões em risco de ruir e faltam segurança para pescadores e barcos, iluminação e desassoreamento do porto.

Em Outubro, o cais da zona oeste do Porto de Olhão, conhecido por cais da sardinha da lota antiga, teve uma derrocada parcial.

Contactado pela Lusa, o conselho de administração da Docapesca confirmou a existência de problemas no cais 6 do Porto de Quarteira e adiantou que está previsto um investimento para aquela estrutura, entre 2017 e 2020, na ordem dos 975 mil euros.

“Atendendo à necessidade que esse cais tem para a acostagem das embarcações de maior dimensão, a Docapesca tem previsto no plano de investimentos específicos para 2017-2020, a construção de um novo cais com uma solução construtiva de maior robustez, orçado em 400 mil euros”, explicou a empresa estatal.

O plano para o Porto de Quarteira prevê ainda o investimento de 425 mil euros na reabilitação dos sistemas de captação, na bombagem e distribuição de água salgada, no sistema de tanques de água, na rede de água doce e de incêndios e em outras intervenções no edifício da lota e comerciantes.

Segundo a Docapesca, a vedação do porto será substituída em 2017, estando já em curso um trabalho conjunto com a Junta de Freguesia de Quarteira para corrigir os troços que estão em pior estado.

No caso do Porto de Olhão, a Docapesca esclarece que duas empresas especializadas em infra-estruturas como os cais de atracagem estão a fazer uma avaliação e a identificar as intervenções necessárias.

O organismo referiu ainda que investiu cerca de 1.490 mil euros no Porto de Olhão nos últimos três anos, dos quais cerca de 934 mil dirigidos para as infra-estruturas.

Para 2017, está previsto um investimento de 250 mil euros que contempla obras como a criação de estendal de redes, a pavimentação e reabilitação da rede viária e pedonal, o ordenamento do tráfego no porto, a reabilitação do cais/rampa de apoio a cargas e descargas de mercadorias para as ilhas e o levantamento topohidrográfico da bacia do porto.

Miguel Cardoso, da OlhãoPesca, disse à Lusa que o valor do investimento para 2017 “chega para começar, mas não vai chegar para começar a requalificar os pontões”.

(Agência Lusa)

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Algarve Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

LF
Algarve

Maria da Graça Carvalho aponta valorização energética como opção mais adequada para o Algarve

10:12 11 Agosto, 2026 10:12 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Zero contesta a construção de uma incineradora, enquanto o Governo considera a valorização energética a hipótese mais indicada

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa Opinião

A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

09:59 11 Agosto, 2026 09:59 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Cultura Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Europe Direct Algarve Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Algarve, Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

LF
Algarve

Maria da Graça Carvalho aponta valorização energética como opção mais adequada para o Algarve

10:12 11 Agosto, 2026 10:12 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Zero contesta a construção de uma incineradora, enquanto o Governo considera a valorização energética a hipótese mais indicada

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa, Opinião

A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

09:59 11 Agosto, 2026 09:59 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Cultura, Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Europe Direct Algarve, Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Últimas Notícias

  • ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
    ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
  • Maria da Graça Carvalho aponta valorização energética como opção mais adequada para o Algarve
    Maria da Graça Carvalho aponta valorização energética como opção mais adequada para o Algarve
  • Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão
    Festival da Sardinha bate recorde com mais de 145 mil entradas em Portimão
  • Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão
    Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão
  • Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil
    Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
    ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento