Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Navio num porto. Crédito: Magnific
Navio num porto. Crédito: Magnific
Economia, Mundo

Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”

Bloqueio do Estreito de Ormuz já levou a uma subida de 80% neste recurso essencial, que não é o gás nem o petróleo

16:30 11 Maio, 2026 15:21 11 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A crise no Estreito de Ormuz deixou de ser apenas uma questão ligada ao petróleo e ao gás natural. A mesma passagem marítima é também decisiva para a indústria dos fertilizantes, um setor essencial para a agricultura e, por consequência, para a produção de alimentos em várias regiões do mundo.

Segundo o Cinco Días, publicação do grupo do jornal espanhol El País, cerca de 30% da ureia produzida a nível mundial passa pelo Estreito de Ormuz, bloqueado há mais de dois meses. A ureia é um dos fertilizantes mais usados na agricultura, por fornecer azoto às culturas e ajudar ao seu crescimento.

Ormuz é também uma rota importante para 21% do amoníaco utilizado no fabrico de ureia e outros fertilizantes, além de concentrar cerca de 20% do gás natural liquefeito mundial, igualmente relevante para esta indústria. A interrupção desta passagem está, por isso, a afetar uma cadeia de abastecimento que vai muito além da energia.

Fertilizantes mais caros ameaçam colheitas

O encerramento do Estreito de Ormuz já provocou uma forte pressão nos mercados energéticos, mas o impacto nos fertilizantes começa agora a ganhar maior peso. Os preços subiram durante a época de sementeira no Hemisfério Norte e continuam elevados numa altura em que o Hemisfério Sul se prepara para uma fase decisiva da produção agrícola.

Ahmed El-Hoshy, presidente executivo da empresa de fertilizantes Fertiglobe, uma das maiores empresas de fertilizantes dos Emirados Árabes Unidos, considera que o impacto nos alimentos pode ser ainda mais grave do que o efeito no petróleo. Em causa está a dificuldade de muitos agricultores em comprarem fertilizantes em quantidade suficiente.

A ureia já terá subido cerca de 80% desde o início do conflito, com um aumento de 400 dólares por tonelada. Se os preços do milho, do trigo, do arroz ou de outros cereais não compensarem esse encarecimento, muitos produtores poderão reduzir a aplicação de fertilizantes nos campos.

“Metade da população mundial depende deste tipo de fertilizante”

A consequência mais direta dessa decisão seria uma menor produtividade agrícola. El-Hoshy recorda, citado pela mesma fonte, que fertilizantes azotados, como a ureia e o amoníaco, são responsáveis por ganhos de produção que ajudam a alimentar cerca de quatro mil milhões de pessoas.

“Metade da população mundial depende deste tipo de fertilizante”, alertou o responsável da Fertiglobe, em declarações à mesma fonte. O aviso ganha particular relevância porque a janela de compra de fertilizantes no Hemisfério Sul é curta e coincide com uma fase de preços especialmente elevados.

A preocupação é maior em regiões como a América Latina, a Índia e a Austrália, onde os agricultores precisam de importar fertilizantes nos próximos dois meses para garantir colheitas robustas. Caso os produtos não cheguem a tempo, ou cheguem demasiado caros, o impacto poderá sentir-se mais tarde nos mercados alimentares.

Brasil e Argentina entre os países mais expostos

Na América Latina, Brasil e Argentina surgem entre os países mais vulneráveis. São grandes exportadores agrícolas, mas foram apanhados pela guerra com reservas reduzidas de fertilizantes, o que os obriga agora a comprar em condições muito mais desfavoráveis.

Segundo El-Hoshy, Argentina e Brasil representam cerca de 10% das exportações mundiais de trigo, 40% das exportações de milho e 60% das exportações globais de soja. Uma quebra na disponibilidade de fertilizantes nestes mercados poderia, por isso, ter efeitos fora da América Latina.

“Se isto se prolongar e não for resolvido em breve, poderá facilmente ocorrer uma crise alimentar”, afirmou o responsável da Fertiglobe. A frase resume o receio de que uma crise inicialmente energética se transforme numa crise de preços e disponibilidade de alimentos.

Empresas procuram rotas alternativas

A Fertiglobe tem conseguido contornar parte do problema através do transporte de mercadorias por camião para outros portos, uma solução mais cara, mas que tem sido parcialmente compensada pela subida do preço da ureia. A empresa beneficiou ainda de capacidade de armazenamento disponível quando a guerra começou.

Ainda assim, a situação desta empresa não representa todo o setor. Cerca de dois terços da sua produção estão fora da zona do Golfo, nomeadamente no Egito e na Argélia, o que lhe dá maior margem de manobra. A empresa tem também um peso relevante no abastecimento europeu, fornecendo parte importante das importações espanholas de amoníaco e ureia, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Mesmo com essa capacidade, a normalização não deverá ser imediata quando Ormuz reabrir. Parte da produção de fertilizantes nos países do Golfo foi interrompida, alguns equipamentos terão sofrido danos e os custos com fretes marítimos e seguros continuam elevados.

Reabertura pode não resolver tudo de imediato

Vários países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Índia e Austrália, já lançaram programas de apoio para ajudar os agricultores a comprar fertilizantes. Na Europa e nos Estados Unidos, compras antecipadas feitas antes de março ajudaram a reduzir o impacto imediato da subida dos preços.

O problema é agora mais sensível no Hemisfério Sul, onde a época agrícola exige decisões rápidas. Como mostrou também o El País, a crise em Ormuz está a reduzir o acesso a fertilizantes numa fase crítica da sementeira e pode prolongar os seus efeitos durante vários meses, mesmo que o trânsito marítimo seja restabelecido.

Leia também: Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal