O perfume Lisboa 1497, lançado pela Leme, abre com notas cítricas vibrantes de limão, bergamota e tangerina, evoluindo para um coração floral aquático em que a nota da flor de tília e de laranjeira são envolvidas por outras notas aquáticas de mar e de algas. Na base, as notas de âmbar, cedro e musk branco sustentam a fragrância na memória e no coração.
“A 8 de julho de 1497 sai do Restelo uma frota comandada por Vasco da Gama em direção à Índia. Nessa manhã, em Lisboa, o ar está carregado de um perfume típico do tempo quente. As lágrimas dos familiares que ficam misturam-se com aromas florais, mas a frota que parte tem a ambição de trazer outros cheiros no regresso, ao estabelecer o comércio português no Oceano Índico das tão famosas especiarias”, lembra a Leme em comunicado.
Vasco da Gama realiza com sucesso “a tarefa de enviar para Portugal e para a Europa a pimenta, a canela, o gengibre, o açafrão, a noz-moscada e o cravinho, conhecidos como o ouro da Índia, mas, no fundo, desejava regressar e contar o seu feito ao rei D. Manuel I. A memória daquela manhã quente quando partiu da capital portuguesa estava ainda bem presente e era desses aromas que tinha saudades”.
Esta saída dos marinheiros portugueses para a distante Índia foi a inspiração para a nova fragrância Lisboa 1497, um perfume de verão, floral, assumidamente fresco e cítrico, na qual a frescura do limão, misturada com a doçura suave e floral da tília e das frésias, se sente no ar de uma Lisboa florida de julho.
Paula Gomes, perfumista e fundadora da I-Sensis Perfume Design, formulou o Lisboa 1497. É doutorada em engineering perfumes pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e criadora de fragrâncias e odótipos exclusivos.
A Leme – Perfumes com Estória é uma marca portuguesa, nascida em 2018, que se dedica à criação de perfumes inspirados em datas dos Descobrimentos portugueses.
Leia também: Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica