Vivemos num mundo de desigualdades salariais onde, na maioria dos casos, os homens têm ordenados de valor superior aos das mulheres. No entanto, o inverso também ocorre e existem algumas profissões onde as desigualdades salariais também existem, mas, desta vez, a favor das mulheres. O que é certo é que os salários continuam a ser um tema ‘tabu’ e alguns apontam esse fator como determinante para que as desigualdades se mantenham.
Ainda que numa grande maioria dos casos os homens saiam com vantagem em relação às mulheres ao nível dos salários, ainda existem algumas profissões onde as mulheres são mais bem pagas.
As farmacêuticas têm salários mais elevados do que os farmacêuticos
Segundo a informação avançada pelo portal Human Ressources, as farmacêuticas são mais bem pagas do que os mesmos profissionais do sexo masculino. Uma farmacêutica faz a gestão de medicamentos numa farmácia e dá aconselhamento a pacientes. O salário médio nacional de um farmacêutico é de 1.500 euros/mês e para aceder a esta atividade profissional é necessário um mestrado integrado em ciências farmacêuticas (Bolonha) ou licenciatura em ciências farmacêuticas (pré Bolonha).
Relacionados: Descubra a vila do Algarve ‘ideal’ para reformados com pensões baixas
Também as enfermeiras levam mais dinheiro para casa ao fim do mês do que os enfermeiros. Em Portugal é necessária uma licenciatura (pré ou pós Bolonha) e o salário médio nacional ronda os 1.350 euros/mês.
A engenharia informática é uma das áreas em que as desigualdades sociais acabam por surpreender muitos portugueses, já que é uma área mais associada aos homens. No entanto, são as engenheiras informáticas quem ganha mais ao fim do mês. Falamos de um salário médio nacional de 1.600 euros/mês.
Um advogado ganha, em média, mais de 2.000€ por mês
Na área da advocacia, também são as mulheres que saem beneficiadas em relação aos homens, no que diz respeito aos salários. Para exercer a profissão é necessária uma licenciatura em direito, a posterior inscrição na Ordem dos Advogados, a realização de um estágio e de um exame final. O salário médio nacional de um advogado atinge os 2.100 euros/mês.
Leia também: Banco transfere 81 biliões para cliente por engano. Há obrigação legal de devolver dinheiro?
















