Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Nacional

Mau tempo veio para ficar e fortes ‘chuvadas’ são esperadas nestas regiões de Portugal a partir desta data

As previsões apontam para tempo instável em Portugal, com chuva e vento a afetar várias regiões já a partir desta data

19:10 29 Outubro, 2025 19:06 29 Outubro, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de uma quarta-feira marcada por períodos de chuva intensa no Sul do país, o mau tempo regressa em força a Portugal a partir de quinta-feira à noite, sobretudo no Norte, onde são esperadas chuvas fortes, vento intenso e uma descida das temperaturas, segundo o portal de meteorologia Meteored. A frente fria que se aproxima vai prolongar a instabilidade ao longo dos próximos dias.

Esta quarta-feira foi marcada por vários episódios de precipitação, especialmente no Algarve e no Baixo Alentejo. Apesar da instabilidade, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a chuva enfraqueça ao longo do dia, permitindo um final de tarde mais seco em grande parte do território.

As temperaturas máximas deverão manter-se entre 16 °C na Guarda e 24 °C em Lisboa e Faro, enquanto no Norte dificilmente ultrapassarão os 20 °C. Na costa algarvia, o vento poderá soprar com rajadas até 50 km/h, perdendo intensidade à medida que a noite avança.

Frente fria aproxima-se do território

A partir do final do dia de quinta-feira, o estado do tempo deverá tornar-se mais adverso em Portugal. Prevê-se o regresso da chuva ao litoral Norte e Centro, inicialmente com pouca expressão, mas com intensificação acentuada durante a noite, quando uma frente fria deverá atingir o território continental.

As zonas do noroeste serão as primeiras a sentir os efeitos desta frente, com períodos de chuva forte e vento persistente, especialmente nas áreas mais expostas à influência atlântica, refere a mesma fonte.

Vento e descida das temperaturas

Com a chegada da frente fria, o vento deverá ganhar força, atingindo rajadas até 75 km/h na região Centro e 65 km/h no noroeste. Esta situação de mau tempo deverá prolongar-se em Portugal durante a madrugada e manhã de sexta-feira.

De acordo com a fonte acima citada, ao mesmo tempo, prevê-se uma descida gradual das temperaturas máximas, mais significativa no Norte e Centro, com valores a variar entre 14 °C na Guarda e 22 °C em Lisboa, enquanto o Sul se mantém ligeiramente mais ameno.

Sexta-feira com instabilidade generalizada

Na sexta-feira, a instabilidade deverá estender-se a quase todo o país. Durante a madrugada, as regiões Norte e Centro serão as mais afetadas, com chuva intensa e rajadas fortes de vento.

A partir da tarde, a região Centro poderá registar períodos de precipitação mais intensa e vento a rondar os 75 km/h, obrigando a redobrar precauções nas estradas e nas zonas costeiras.

Temperaturas abaixo do normal

As temperaturas deverão manter-se sem grandes variações em relação aos dias anteriores, mas com tendência para ligeira descida. Os valores devem oscilar entre 13 °C na Guarda e 22 °C em Lisboa.

Segundo aponta o Meteored, esta diminuição fará com que as anomalias térmicas sejam neutras ou ligeiramente abaixo do normal em quase todo o território, com exceção do Alentejo, onde as máximas poderão manter-se ligeiramente acima da média.

Durante a noite, no entanto, as mínimas continuarão relativamente elevadas, mantendo-se uma anomalia térmica positiva em boa parte do país.

Fim de semana com instabilidade persistente

As previsões apontam para a manutenção do tempo instável até ao fim de semana, ainda que com breves períodos de melhoria entre frentes. O IPMA prevê chuva frequente, vento moderado a forte e possibilidade de trovoadas isoladas no Norte e Centro.

No Sul, o cenário será mais variável, com céu nublado e aguaceiros dispersos. As temperaturas deverão manter-se estáveis, com máximas entre 21 °C e 24 °C, mas com sensação térmica mais baixa devido ao vento.

Leia também: Funcionária com 22 anos de casa despedida do El Corte Inglés por ajudar cliente a poupar 44€: valor da indemnização ‘surpreende’

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Algarve Nacional Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha

14:00 25 Abril, 2026 14:02 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Para escapar a multas ou evitar o trânsito, há condutores que recorrem a truques engenhosos. Este, pode valer uma coima de até 200 euros em Espanha

Algarve, Nacional, Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia, Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Últimas Notícias

  • Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
    Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas
  • Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
    Adeus filas: conheça o ‘truque do manequim’ para fugir ao trânsito que ‘virou moda’ em Espanha
  • Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
    Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
  • Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
    Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
  • Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
    Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
  • Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’
    Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal