Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Homem despedido por denunciar colega de trabalho por roubo: tribunal ‘não perdoou’ e houve lugar a indemnização

Conheça a decisão do tribunal neste caso, no qual um trabalhador foi despedido por denunciar um colega por roubo na empresa

10:00 29 Outubro, 2025 14:28 29 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nem sempre o bom senso é devidamente recompensado. Um trabalhador francês acabou despedido depois de denunciar o colega de serviço, que acreditava estar a roubar. O caso, que remonta a 2022, acabou nos tribunais e gerou um debate sobre até que ponto uma denúncia feita de boa-fé pode justificar uma sanção laboral.

Durante um turno noturno numa fábrica no norte de França, o trabalhador viu um colega sair do recinto com várias barras metálicas. Convencido de que se tratava de um furto, comunicou de imediato o sucedido ao chefe de equipa. Este explicou-lhe que se tratava de uma operação autorizada pelo departamento de manutenção, uma vez que o metal estava destinado ao contentor de lixo.

Apesar disso, e ainda desconfiado, o trabalhador decidiu, na manhã seguinte, contactar diretamente o diretor da fábrica. Classificou o que viu como um “roubo”, explicou que tinha avisado o seu superior e chegou mesmo a tirar fotografias para o comprovar. A iniciativa não agradou ao chefe de equipa, que o censurou por ter chamado o diretor ao caso, assegurando que “tudo estava resolvido”.

Discussão e despedimento

Na noite seguinte, a tensão entre o denunciante e o colega que transportara o material resultou num confronto físico, de acordo com o jornal digital Noticias Trabajo. Após o trabalhador voltar a acusar o outro de “roubar material”, o desentendimento transformou-se numa luta entre ambos. Poucos dias depois, o trabalhador que havia denunciado a situação recebeu uma carta de despedimento por falta grave, sob a justificação de ter provocado a altercação e ignorado instruções superiores.

O homem, que trabalhava na fábrica desde 2013, afirmou ter agido apenas para proteger a empresa. “Só informei de um facto”, disse, sublinhando que não teve qualquer intenção de causar danos.

Primeira decisão desfavorável

O tribunal de primeira instância não lhe deu razão. Considerou o despedimento procedente e condenou-o ainda a pagar 1.500 euros à empresa. O trabalhador recorreu então para o Tribunal de Apelação, argumentando que a sua denúncia fora feita de boa-fé e que estava protegida pelo direito à liberdade de expressão consagrado no Código do Trabalho francês.

Por seu lado, a empresa defendeu que o funcionário tinha um “comportamento provocador” e que as suas más relações com colegas já haviam sido mencionadas numa avaliação interna de 2021, na qual fora avisado para “não menosprezar os outros”.

A decisão do Tribunal de Apelação

O advogado do trabalhador sustentou que o seu cliente conservava o direito à liberdade de expressão “salvo em caso de abuso”, ou seja, desde que não proferisse declarações “injuriosas, difamatórias ou excessivas”. Acrescentou ainda, segundo a mesma fonte, que o seu cliente “apenas expressou uma dúvida, sem intenção de causar dano”, e que “uma denúncia leal, ainda que torpe, não deve voltar-se contra quem a faz”.

O tribunal concordou com esta posição. Considerou que a empresa não apresentou qualquer prova de que o trabalhador tivesse agido de má-fé e sublinhou que “o simples facto de ter contactado a direção para denunciar os factos, após informar o seu chefe de equipa, não pode ser considerado uma falta que justifique uma sanção, e muito menos um despedimento”.

Uma indemnização significativa

A sentença declarou o despedimento sem causa real e obrigou a empresa a indemnizar o trabalhador em 25.480 euros, valor que inclui 5.771 euros referentes ao aviso prévio, 577 euros por férias não gozadas, 6.132 euros de indemnização legal por despedimento, 10.000 euros por danos e prejuízos e 3.000 euros relativos às custas judiciais.

O caso reforça a ideia de que a boa-fé continua a ser um princípio essencial nas relações laborais e que uma denúncia honesta, mesmo que infundada, não deve ser punida como se fosse um ato de má intenção, de acordo com o Noticias Trabajo.

E se acontecesse em Portugal?

Se um caso semelhante ocorresse em Portugal, o seu enquadramento legal seria analisado à luz do Código do Trabalho (CT) e, em certos aspetos, do Código Penal.

A legislação laboral portuguesa protege o trabalhador que atua de boa-fé ao comunicar irregularidades na empresa. O artigo 29.º do CT proíbe expressamente qualquer sanção ou despedimento com fundamento em denúncia legítima de infrações. Por sua vez, o artigo 351.º define o despedimento por justa causa como aquele que resulta de um comportamento culposo do trabalhador que torne impossível a manutenção da relação laboral, algo que teria de ser provado pela entidade empregadora.

Além disso, a Lei n.º 93/2021, que transpõe para o ordenamento português a Diretiva Europeia (UE) 2019/1937, protege os denunciantes de infrações (os chamados “whistleblowers”). Esta lei garante que quem comunica de boa-fé uma irregularidade cometida no âmbito profissional não pode ser alvo de represálias, incluindo despedimento, suspensão ou qualquer forma de discriminação.

Difamação ou abuso de liberdade de expressão

No caso de o trabalhador ser acusado de difamação ou de abuso de liberdade de expressão, o Código Penal, no artigo 180.º, exige que haja intenção de ofender ou caluniar, o que excluiria uma denúncia feita com base em suspeita legítima.

Se o tribunal português considerasse que o trabalhador agiu de boa-fé, o despedimento seria considerado ilícito ao abrigo do artigo 381.º do CT, obrigando a empresa a reintegrar o trabalhador ou, em alternativa, a indemnizá-lo com base na antiguidade e nas retribuições devidas, podendo ainda acrescer compensação por danos morais.

Resumindo, num cenário idêntico em Portugal, o tribunal avaliaria a intenção e a boa-fé do trabalhador. Caso ficasse demonstrado que a denúncia foi feita com o intuito de proteger a empresa e sem propósito difamatório, o despedimento seria muito provavelmente declarado ilegal, com direito a indemnização ou reintegração, conforme a opção do trabalhador.

Importância deste tipo de casos para a atualidade

Este caso ganha particular relevância na atualidade, numa altura em que as denúncias internas e a transparência nas empresas estão sob maior escrutínio. Num contexto em que a legislação europeia e portuguesa reforça a proteção dos denunciantes, a decisão do tribunal francês recorda que a boa-fé continua a ser um valor essencial nas relações laborais e que punir quem tenta agir corretamente compromete a confiança dentro das organizações.

Leia também: Segurança Social lembra que novembro está ‘à porta’: conheça as datas de pagamentos de subsídios e pensões

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Economia Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Algarve Desporto

FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António

18:35 5 Maio, 2026 18:27 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional de padel regressa ao Algarve com FIP Silver em VRSA e reúne alguns dos melhores atletas do circuito mundial

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP

20:10 5 Maio, 2026 20:46 5 Maio, 2026 | João Luís

Usar o telemóvel no semáforo pode parecer inofensivo, mas a PSP entende que a infração também se verifica em filas e sinais vermelhos

Morador zangado em reunião de condomínio. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo

19:00 5 Maio, 2026 13:09 5 Maio, 2026 | João Luís

Saiba por que razão o tribunal espanhol decidiu que o vizinho tinha de pagar e o que diz a lei sobre despesas de condomínio

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve Auto Vida & Lazer

Espanhóis destacam cidade algarvia que tem as melhores praias de Portugal como ‘local de peregrinação’ para fãs de motociclismo

08:00 4 Maio, 2026 17:42 3 Maio, 2026 | João Luís

Esta cidade oferece, assim, uma combinação perfeita de beleza natural, história e adrenalina, tornando-se um destino imperdível para qualquer visitante do Algarve

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve, Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Economia, Nacional

Vem aí carta de condução gratuita e mais 439€? Conheça a nova proposta que deu entrada no Parlamento

09:50 5 Maio, 2026 08:35 5 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A medida prevê uma retribuição única de 439 euros e a possibilidade de tirar a carta de condução gratuitamente

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Quarteira celebra 27 anos com programa diversificado

17:20 5 Maio, 2026 17:39 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa do Dia da Cidade de Quarteira assinala 27 anos com inaugurações, cultura e novos projetos para a população

Algarve, Desporto

FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António

18:35 5 Maio, 2026 18:27 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional de padel regressa ao Algarve com FIP Silver em VRSA e reúne alguns dos melhores atletas do circuito mundial

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP

20:10 5 Maio, 2026 20:46 5 Maio, 2026 | João Luís

Usar o telemóvel no semáforo pode parecer inofensivo, mas a PSP entende que a infração também se verifica em filas e sinais vermelhos

Morador zangado em reunião de condomínio. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo

19:00 5 Maio, 2026 13:09 5 Maio, 2026 | João Luís

Saiba por que razão o tribunal espanhol decidiu que o vizinho tinha de pagar e o que diz a lei sobre despesas de condomínio

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve, Auto, Vida & Lazer

Espanhóis destacam cidade algarvia que tem as melhores praias de Portugal como ‘local de peregrinação’ para fãs de motociclismo

08:00 4 Maio, 2026 17:42 3 Maio, 2026 | João Luís

Esta cidade oferece, assim, uma combinação perfeita de beleza natural, história e adrenalina, tornando-se um destino imperdível para qualquer visitante do Algarve

Últimas Notícias

  • Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP
    Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP
  • Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo
    Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo
  • Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias
    Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias
  • FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António
    FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António
  • Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
    Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
  • Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde
    Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal