Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia

Arrendar casa no Algarve ficou 1,3% mais caro em abril

No mês passado, os preços na região apenas desceram em Lagos (-2,1%) e Portimão (-1,2%)

12:30 3 Maio, 2023 12:31 3 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os preços das casas para arrendar no Algarve subiram 1,3% em abril face ao mês anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 12,1 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de abril deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a subida foi de 4,5% e a anual de 15,1%.

Em abril, os preços na região apenas desceram em Lagos (-2,1%) e Portimão (-1,2%). Em sentido contrário, subiram em Olhão (14%), Tavira (3,9%), Albufeira (3,4%), Loulé (3%), Silves (1,5%), Faro (0,9%) e Vila Real de Santo António (0,7%). Já em Lagoa (0%) os preços mantiveram-se estabilizados.

O município mais caro para arrendar casa é Loulé (14,2 euros/m2), Albufeira (12,8 euros/m2), seguido por Lagos (12,7 euros/m2), Silves (11,4 euros/m2), Portimão (11,4 euros/m2), Olhão (11,2 euros/m2) e Tavira (10,8 euros/m2). 

Em contrapartida, os mais económicos são Faro (10,3 euros/m2), Vila Real de Santo António (10,6 euros/m2) e Lagoa (10,7 euros/m2).

A nível nacional, a habitação para arrendar registou uma subida de 1,6% durante o mesmo período, situando-se em 13,9 euros/m2.

Cidades capitais de distrito

O preço de arrendamento em abril subiu em seis capitais de distrito, com Leiria (13,2%) a liderar a lista. Seguem-se Coimbra (5,3%), Funchal (3,5%), Porto (1,4%), Faro (0,9%) e Braga (0,8%). Em Castelo Branco (0,2%), Santarém (0,1%) e Lisboa (0%) os preços mantiveram-se estáveis. Por outro lado, os preços desceram em Viana do Castelo (-6,1%), Viseu (-6%), Aveiro (-4,5%) e Setúbal (-2,3%).

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 19,2 euros/m2. Porto (15 euros/m2) e Funchal (12,5 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Faro (10,3 euros/m2), Setúbal (10,1 euros/m2), Aveiro (9,7 euros/m2), Coimbra (8,9 euros/m2), Leiria (8,7 euros/m2), Braga (8,1 euros/m2) e Viana do Castelo (7,5 euros/m2).

Já as cidades mais económicas são Castelo Branco (5,7 euros/m2), Viseu (6,4 euros/m2) e Santarém (6,9 euros/m2). 

Distritos/Ilhas

Dos 16 distritos e ilhas analisados, Coimbra (8,3%) e ilha da Madeira (7,2%) lideram as subidas do preço das casas para arrendar em abril. Seguem-se Leiria (3,7%), Castelo Branco (3,2%), Braga (2,5%), Porto (1,9%), Setúbal (1,5%), Faro (1,3%), Évora (1,3%) e Lisboa (0,8%). 

Já em Vila Real (-0,1%) e Santarém (-0,3%) os preços mantiveram-se estáveis em abril. Por outro lado, os preços desceram em Viseu (-10%), Viana do Castelo (-4,9%), Aveiro (-3,9%) e Portalegre (-3,3%)

De referir que o ranking dos distritos mais caros para arrendar casa é liderado por Lisboa (17,4 euros/m2), seguido pelo Porto (13,1 euros/m2), Faro (12,1 euros/m2), ilha da Madeira (11,9 euros/m2), Setúbal (11,1 euros/m2), Leira (8,8 euros/m2), Évora (8,7 euros/m2), Coimbra (8,6 euros/m2), Aveiro (8,2 euros/m2), Braga (8,1 euros/m2), Viana do Castelo (7,8 euros/m2) e Santarém (7 euros/m2).

Os preços mais económicos encontram-se em Vila Real (5,5 euros/m2), Viseu (5,7 euros/m2), Portalegre (5,7 euros/m2) e Castelo Branco (6,3 euros/m2).

Regiões

Durante o mês de abril, os preços das casas para arrendar subiram em todas regiões portuguesas. A liderar as subidas encontra-se a Região Autónoma da Madeira (7%), seguida pelo Alentejo (3,3%), Centro (2,2%), Norte (1,9%), Algarve (1,3%), Região Autónoma dos Açores (1,2%) e Área Metropolitana de Lisboa (0,9%). 

A Área Metropolitana de Lisboa, com 16,6 euros/m2, continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve (12,1 euros/m2), Norte (11,9 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (11,8 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se o Centro (8,1 euros/m2), a Região Autónoma dos Açores (8,2 euros/m2) e o Alentejo (9 euros/m2) que são as regiões mais baratas.

Índice de preços imobiliários do idealista

Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ​​os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

O idealista inclui ainda a tipologia “moradias unifamiliares” e descarta todos os anúncios que se encontram na sua base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

Preço das casas no Algarve subiu 0,9% em abril. Saiba onde são mais caras

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia Europa Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Algarve Cultura Economia

Feira da Dieta Mediterrânica vai premiar projetos agroalimentares do Algarve

10:00 16 Agosto, 2026 18:31 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produtores, projetos e empresas do Algarve podem candidatar-se até 24 de agosto ao Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica.

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e barato para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

21:20 14 Agosto, 2026 19:56 14 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma influenciadora gastronómica revelou um truque simples para fritar ovos sem recorrer a óleo, azeite ou manteiga, usando apenas um ingrediente inesperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Algarve, Cultura, Economia

Feira da Dieta Mediterrânica vai premiar projetos agroalimentares do Algarve

10:00 16 Agosto, 2026 18:31 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produtores, projetos e empresas do Algarve podem candidatar-se até 24 de agosto ao Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica.

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e barato para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

21:20 14 Agosto, 2026 19:56 14 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma influenciadora gastronómica revelou um truque simples para fritar ovos sem recorrer a óleo, azeite ou manteiga, usando apenas um ingrediente inesperado

Últimas Notícias

  • Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
  • Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
    Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
  • Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento