Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
As Cores da América Latina. Crédito: montagem Postal
Algarve, Cultura, Nacional

Mostra leva criações da Amazónia a Loulé e a mais 12 cidades portuguesas

Entre 17 de setembro e 17 de outubro, Loulé recebe dois espetáculos e atividades paralelas numa mostra sobre o futuro da Amazónia através das artes cénicas

11:00 26 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Loulé integra o percurso da quinta edição da Todos São Palco – Mostra de Teatro Além do Equador, que leva seis espetáculos a 13 cidades portuguesas, cinco dos quais provenientes da Amazónia, numa programação dedicada ao presente e ao futuro da região.

Subordinada ao tema “Amazónias Futuras”, a iniciativa decorre entre 17 de setembro e 17 de outubro e reúne artistas do Brasil, da Colômbia e do Peru. As criações partem da Amazónia enquanto território geográfico, simbólico, político e cultural para abordar questões como as alterações climáticas, a colonização, os povos originários e as identidades culturais da América do Sul.

A programação junta artistas oriundos de Manaus, Bogotá, Lima, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Natal e será apresentada em Coimbra, Aveiro, Loulé, Mafra, Penafiel, Santarém, Alcanena, Ourém, Viana do Castelo, Águeda, Lousã, Marinha Grande e Porto.

Loulé recebe dois espetáculos

O Algarve recebe “As Cores da América Latina”, da companhia Panorando, de Manaus. O espetáculo cruza dança e teatro a partir da história do último Fofão, personagem do Carnaval Maranhense, e venceu, em 2024, o Prémio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional.

Além de Loulé, a produção passará por Coimbra, Penafiel, Mafra, Santarém e Alcanena.

Também estará em cena em Loulé “O Avesso da Pele”, do Coletivo Ocutá, de São Paulo. A peça adapta o romance homónimo de Jeferson Tenório e acompanha Pedro numa investigação sobre as origens da família, depois de o pai ter sido assassinado pela polícia.

O espetáculo será igualmente apresentado em Coimbra, Aveiro e Ourém.

Loulé acolherá ainda atividades do programa paralelo da mostra, que inclui oficinas, “masterclasses” e conversas sobre literatura, dramaturgia, encenação, performance, dança, sustentabilidade, igualdade e identidade. Estas iniciativas decorrerão sobretudo na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, mas também em Aveiro, Loulé e Santarém.

Artistas da Colômbia e do Peru estreiam trabalhos em Portugal

Da Colômbia chega “Los Devoró la Selva”, de Eloisa Jaramillo e Mateo Mejía. Criado a partir da obra “A Voragem”, de José Eustasio Rivera, o espetáculo centra-se na relação entre o corpo, a floresta e a crise ambiental da Amazónia e será apresentado em Aveiro e Coimbra.

O grupo peruano Yuyachkani estreia-se em Portugal com “DES-CONOCIDO”, um solo de Julián Vargas, com dramaturgia e direção de Miguel Rubio Zapata, que aborda temas como a saúde mental, o confinamento, o esquecimento e a exclusão. A produção passará por Coimbra, Penafiel e Aveiro.

A artista brasileira Uýra apresentará “Ponto Final, Ponto Seguido”, uma performance-ritual destinada a ocupar praças de Coimbra e Aveiro.

Nas mesmas cidades, o Ateliê 23, de Manaus, fará a antestreia mundial de “Fértil em Terras Áridas”, uma criação sobre a condição de artista num contexto marcado pelo poder corrupto. O espetáculo inclui um jantar de gastronomia amazónica.

Residências envolvem artistas e comunidades

A quinta edição da Todos São Palco inclui ainda duas residências artísticas. “Panchito Gonzales”, de Wellington Fagner, e “109 Desejos de Futuro”, de Henrique Fontes e Francis Wilker, envolverão artistas e comunidades locais e culminarão em apresentações públicas.

Coimbra e Aveiro mantêm-se como os principais centros da iniciativa, que este ano se alarga a Penafiel e Mafra. O Porto recebe também apresentações através de uma parceria com o Festival Quilombo_Trema!.

A inclusão de artistas de três países da América do Sul levou à alteração do subtítulo da iniciativa, que deixou de se designar “Mostra de Teatro Brasileiro” e passou a chamar-se “Mostra de Teatro Além do Equador”.

Criada e organizada pelo Teatrão, de Coimbra, a mostra é coproduzida por 16 instituições culturais, 14 das quais integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. A curadoria pertence ao dramaturgo e professor Jorge Louraço Figueira.

A Todos São Palco teve as primeiras edições em 2012 e 2013, regressando em 2022 com periodicidade bienal. A edição desse ano, integrada nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, abordou versões não oficiais do processo histórico.

Em 2024, quando se assinalaram os 50 anos da Revolução dos Cravos, a programação centrou-se nos trabalhos de Augusto Boal e Zé Celso.

A quinta edição é financiada pelo IBERESCENA, pela Direção-Geral das Artes, pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e pelo Município de Coimbra.

Leia também: Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Economia Edição Papel Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Economia, Edição Papel, Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
    Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
  • Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
    Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
  • Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027
    Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027
  • A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
    A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
  • Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes
    Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

Opinião

  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal