A Igreja Matriz de S. Clemente, em Loulé (Faro), classificada como Monumento Nacional, vai reabrir no sábado após ter estado encerrada “nos últimos anos” devido a trabalhos de reabilitação, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município adiantou que as obras de reabilitação do templo, num valor total superior a 890 mil euros, “visaram a recuperação e beneficiação do edifício, resolvendo as anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas ao longo dos anos”.
Os trabalhos incidiram sobre as fachadas, coberturas, infraestruturas e torre sineira, tendo ainda sido restaurados os seus retábulos e altares, assim como o pórtico do edifício.
A cerimónia de inauguração da obra, às 17:00, é aberta ao público e contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do bispo do Algarve, Manuel Quintas, e do bispo emérito do Funchal, António Carrilho. Às 18:00 haverá uma missa solene e para as 21:00 está previsto um concerto de piano e violoncelo por Isabel Vaz e Vasco Dantas.