Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Cultura, Europe Direct Algarve

LIXARTE: Dia Mundial dos Oceanos celebrado no Algarve com inauguração de 7 rotundas marinhas

Uma caravana, para além de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, irá visitar e inaugurar oficialmente cada uma das rotundas marinhas

09:52 7 Junho, 2024 17:58 2 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) é a data escolhido para a inauguração de instalações artísticas em sete rotundas algarvias, num grito de alerta para o futuro dos oceanos.

Construídas no âmbito do projeto LIXARTE – transformar lixo em arte por alunos de dezassete escolas, quinze parceiros e muitos voluntários, as obras de arte foram elaboradas usando o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras algarvias, com intenção de recriar espécies das pradarias marinhas da Ria Formosa, um dos vários habitats atualmente ameaçado.

“O dia de inauguração não foi escolhido ao acaso e está a ser organizada uma caravana que, para além de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, irá visitar e inaugurar oficialmente cada uma das rotundas marinhas”, avança a CCDR Algarve em comunicado.

A população é convidada “a juntar-se a este movimento, podendo acompanhar todo o percurso, pequenos troços ou escolhendo uma das sete rotundas”.

Esta onda, que se quer de mudança, irá percorrer o Algarve no próximo sábado, dia 8 de junho, passando por Portimão (9:00 Bemposta); Lagoa (9:45 Parchal); Albufeira (10:30 Rotunda do Alto dos Caliços); Loulé (11:15 Quarteira – Rotunda do PNECO), Faro (12:00 Teatro das Figuras); Olhão (12:45 Rotunda de Quelfes); e Vila Real de Santo António (13:30 Rotunda dos Atuns), onde termina com um almoço-debate na Mata de Vila Real de Santo António.

Em alguns pontos haverá animação e atuações: em Quarteira, o curso de Artes Performativas fará um número de Clowns e na Bemposta são esperados os ativistas da Associação SOMAR.

O projeto LIXARTE – transformar lixo em arte – pretende afirmar-se como “um projeto de ARTivismo e de ciência cidadã e sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os Oceanos. A edição deste ano Lixarte_Rotundas conta com a coordenação artística da olhanense Joana Bandeira Rocha”.

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho e pretende alertar para a importância do mar para a vida humana e para o nosso futuro. Eles fornecem oxigênio, alimentos e meios de subsistência, além de abrigar uma biodiversidade incrível, no entanto, a sua saúde está ameaçada.

O Lixarte_Rotundas tem como parceiros alunos de escolas de sete concelhos algarvios: Secundária Albufeira e EB 2,3 da Guia (Albufeira); Secundária Tomás Cabreira, EB 2,3 Joaquim Magalhães, EB 2,3 Afonso III, Secundária Pinheiro e Rosa e EB 2,3 Neves Júnior Faro); Secundária Laura Ayres e EB 2,3 D. Dinis (Quarteira); Secundária Francisco Fernandes Lopes, EB 2,3 Alberto Iria, EB1 Alberto Iria e EB 2,3 João da Rosa (Olhão); EB 2,3 Rio Arade, Parchal (Lagoa); EBS Bemposta (Portimão); EB2,3 D. José I e EB 2,3 Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

Conta ainda com o apoio de Europe Direct Algarve, Sciaena, Projeto GEA, Projeto SOS Planeta, APA-ARH Algarve – Voluntariado Ambiental para a Água, CCVAlgarve, Greve Climática Algarve, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa – F Belas Artes (mentoria), Projeto Confi-Arte – UNLisboa, ASMAL, CM São Brás de Alportel – Quinta do Peral, Docapesca,CCDR Algarve, Inframoura e Voluntários: estudantes sa Universidade do Algarve, fotógrafos, curadores e jovens ativistas.

Os interessados em mais informações devem contactar o Europe Direct Algarve, uma estrutura de informação europeia alojada na Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., no âmbito de protocolo celebrado com as representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Portugal.

Leia também: LIXARTE: Oceano para todos  (no âmbito do I aMARte) | Por Carlos E. Perrone

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 12:33 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve Mundo Nacional Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 13:10 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 12:33 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

As apreensões ocorrem após outras operações idênticas nas últimas semanas no Algarve. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur

12:53 4 Outubro, 2026 12:57 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Quatro homens foram constituídos arguidos na praia dos Aveiros. Operações na costa permitiram apreender combustível, duas embarcações e mantimentos.

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 13:10 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais

Atenção, ‘pais’ de cães e gatos: estas 8 plantas comuns em casa podem ser perigosas para os animais

09:00 4 Outubro, 2026 06:06 2 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há plantas que podem provocar intoxicações em cães e gatos. Algumas situações exigem assistência veterinária rápida

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Últimas Notícias

  • Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”
    Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”
  • Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais
    Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais
  • GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur
    GNR apreende quase 4.000 litros de combustível em Albufeira e Aljezur
  • Cristina Branco celebra 30 anos de carreira com concerto em Loulé
    Cristina Branco celebra 30 anos de carreira com concerto em Loulé
  • Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”
    Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal