Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura, Nacional

Há novas revelações sobre hábitos dos povos que ocuparam Portugal há cem mil anos

Um estudo dirigido pelo arqueólogo João Zilhão, da Universidade de Lisboa, revela “conclusões precisas” sobre o modo de vida das populações que habitaram o território português, desde há cerca de cem mil anos até há cerca de dez mil

10:33 9 Maio, 2023 10:33 9 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As conclusões divulgadas esta segunda-feira pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) provêm da análise da composição química do esmalte de dentes fósseis provenientes das escavações junto à nascente do rio Almonda, na região de Terras Novas, e permitem perceber o território percorrido pelos seus detentores.

O estudo revela assim “conclusões precisas sobre o modo de vida, a territorialidade e a subsistência das populações que habitaram o território português durante a última glaciação, entre há cerca de 100 000 e há cerca de 10 000 anos”.

Desenvolvido no sistema de jazidas arqueológicas associado à nascente do rio Almonda, perto de Torres Novas, no distrito de Santarém, por investigadores do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e das universidades de Trento (Itália) e Southampton (Reino Unido), o estudo foi publicado na The Proceedings of the National Academy of Sciences, revista oficial da Academia das Ciências dos Estados Unidos.

“O estudo representa um marco de grande importância para a Arqueologia, demonstrando como, mesmo para épocas muito remotas, existem hoje técnicas científicas que permitem abordar a vida das pessoas à escala do indivíduo, não apenas à da população”, realça o UNIARQ.

Os investigadores analisaram a composição química do esmalte dos dentes fósseis de humanos e de animais provenientes das escavações na nascente do rio Almonda, que vêm sendo realizadas desde 1988, afirma o UNIARQ.

Os arqueólogos usaram uma técnica que recorreu à amostragem por laser, “que permite colher e medir amostras ao longo de milhares de pontos selecionados segundo o eixo de crescimento da coroa do dente”.

No tocante aos fósseis humanos, as amostras foram obtidas a partir de dois dentes de neandertais do Paleolítico Médio, com cerca de 95.000 anos, encontrados na Gruta da Oliveira, e um do final do Paleolítico Superior, com cerca de 13.000 anos, encontrado na Galeria da Cisterna.

“Utilizando a mesma técnica, analisaram-se os isótopos do estrôncio no esmalte dentário de restos de rinoceronte, cavalo, veado e cabra-montesa procedentes das duas jazidas e ainda de outra pertencente ao mesmo sistema, a Lapa dos Coelhos”.

Quanto aos restos de caça, “mediram-se também os teores em isótopos de oxigénio, os quais variam sazonalmente, do verão para o inverno”.

Assim, segundo a mesma fonte, foi possível determinar onde os animais andaram, e estabelecer em que época do ano frequentaram os diferentes territórios de pastagem.

“Os resultados obtidos mostram que, no caso dos neandertais de há cerca de 95.000 anos, a cabra-montesa era caçada no verão, ao passo que o cavalo, o veado e o rinoceronte estavam presentes num raio de 30 quilómetros ao redor onde puderam ser caçados ao longo de todo o ano”.

No caso do indivíduo do final do Paleolítico Superior, com cerca de 13.000 anos, “a subsistência era obtida numa área mais restrita – os cerca de 20 quilómetros da margem direita do rio Almonda, entre a nascente e a confluência com o Tejo – e o lugar de residência alternava sazonalmente entre estes dois pontos extremos do território”.

Veado e cabra-montesa eram a caça principal

A caça principal era o veado, mas também a cabra-montesa, em quantidade importante. Apanhavam-se ainda pequenas presas como o coelho e peixes de água doce, como o sável.

Nesta época, a tartaruga-terrestre, muito consumida pelos neandertais, já se encontrava extinta nas regiões portuguesas, pelo que não aparece no menu, refere o comunicado.

“É provável que a diferença no tamanho do território entre os neandertais do Paleolítico Médio e os magdalenenses do final do Paleolítico Superior esteja relacionada com a demografia. Com uma densidade populacional mais baixa, os neandertais podiam dispor de territórios mais vastos. No Magdalenense, o aumento da densidade populacional obrigou os grupos humanos a extrair a sua subsistência no interior de territórios mais pequenos, e daí o facto de passarem a ter sido explorados de forma mais intensiva as pequenas presas e o peixe de rio”, explica João Zilhão, coautor do artigo, citado pelo UNIARQ.

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma onda de calor ‘sufocante’: Portugal vai ficar um ‘forno’ nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Abril, 2026 17:25 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Uma onda de calor vai atingir Portugal nos próximos dias, trazendo temperaturas elevadas e condições típicas de verão em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Algarve Cultura Gastronomia

Monte Gordo recebe festival que cruza fogo, música e cultura no Dia do Trabalhador

08:00 26 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival gastronómico aposta na tradição do fogo em Monte Gordo, reunindo chefs algarvios, música e produtos locais no dia 1 de maio

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Opinião Saúde

Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes

07:30 26 Abril, 2026 09:02 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com uma preparação adequada e escolhas conscientes, a peregrinação torna-se uma experiência segura e verdadeiramente enriquecedora"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma onda de calor ‘sufocante’: Portugal vai ficar um ‘forno’ nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Abril, 2026 17:25 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Uma onda de calor vai atingir Portugal nos próximos dias, trazendo temperaturas elevadas e condições típicas de verão em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura, Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Algarve, Cultura, Gastronomia

Monte Gordo recebe festival que cruza fogo, música e cultura no Dia do Trabalhador

08:00 26 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival gastronómico aposta na tradição do fogo em Monte Gordo, reunindo chefs algarvios, música e produtos locais no dia 1 de maio

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Opinião, Saúde

Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes

07:30 26 Abril, 2026 09:02 23 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com uma preparação adequada e escolhas conscientes, a peregrinação torna-se uma experiência segura e verdadeiramente enriquecedora"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Últimas Notícias

  • Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir
    Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir
  • Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira
    Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira
  • Adeus papéis e deslocações: há uma funcionalidade gratuita do Cartão de Cidadão que lhe vai facilitar o dia a dia
    Adeus papéis e deslocações: há uma funcionalidade gratuita do Cartão de Cidadão que lhe vai facilitar o dia a dia
  • Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização
    Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização
  • Biblioteca de Alcoutim acolhe exposição da fotógrafa espanhola Inma Villanueva Izquierd
    Biblioteca de Alcoutim acolhe exposição da fotógrafa espanhola Inma Villanueva Izquierd
  • Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber
    Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

Opinião

  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal