Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Feira das Línguas vai ter lugar na fronteira para celebrar a multiculturalidade | Por Susana Helena de Sousa

A Feira das Línguas assinala o Dia Europeu das Línguas e coincide também com a celebração das Jornadas Europeias do Património e a Semana Europeia do Desporto

09:57 24 Setembro, 2024 10:50 24 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A cidade de Vila Real de Santo António vai ser palco da «IV Feira das Línguas» a 26 de Setembro, Dia Europeu das Línguas. Em plena raia luso-espanhola o convite da organização passa pela visita à Eurocidade do Guadiana – o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) composto por Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte. Os atrativos são inúmeros e versam tanto a área da cultura, bem como a da educação, da arte e do desporto num dia que se pretende intenso e de pontes aéreas sobre determinados muros ainda erguidos na nossa sociedade em constante mutação. Este é um evento que pode ser um bom pretexto para estar em família. O acesso é gratuito.

“A Feira das Línguas assinala o Dia Europeu das Línguas e coincide também com a celebração das Jornadas Europeias do Património e a Semana Europeia do Desporto . É a festa dos valores europeus, sobretudo da diversidade, da inclusão, da solidariedade”, explica a organização em comunicado. As celebrações vão acontecer ao longo de todo o dia de modo a poderem acolher vários públicos. Entre as 09h30 e as 15h o dia estará dedicado às escolas e depois até às 20h é aberto ao público em geral. O palco principal vai ser a Praça Marquês de Pombal, mas existem outros pontos de interesse (ver programa abaixo).

Tendo em conta que “a IV edição celebra sobretudo a Europa das regiões e as línguas portuguesa e castelhana”, e sabendo nós que a «Eurocidade do Guadiana» está inserida na «Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia», esta feira poderá servir para aproximar as pessoas a estas nomenclaturas, realidades e geografias, sendo certo que a maior parte dos habitantes desconhece estas figuras legais de uma Europa que tenta através dos AECT e das  Eurorregiões descentralizar e aproximar as comunidades dentre as questões que lhes são comuns num espaço com mais semelhanças que diferenças. Pode servir para reforçar uma saudável cooperação transfronteiriça.

União Europeia tem 24 línguas oficiais distribuídas por 450 milhões de cidadãos

A mentoria da Feira das Línguas “é, desde o seu início em 2021, do Prof Manuel Célio Conceição, Presidente Ex officio do Conselho Europeu das Línguas e Docente da Universidade do Algarve”, esclarece a organização; que é conjunta entre diversas organizações, tais como: «Europe Direct Algarve», Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eurocidade do Guadiana, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Associação Cultural FRONTEiRAS e a Cooperativa AKIVIDA.O apoio vem da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e da Direção-Geral de Tradução, na Representação da Comissão Europeia em Portugal. “Com quase 450 milhões de cidadãos da União Europeia e 24 línguas oficiais da UE, é importante enaltecer a diversidade europeia. O Dia Europeu das Línguas recorda-nos como nos devemos orgulhar do nosso vasto património linguístico e cultural. Este mês, serão organizados em toda a UE minicursos de línguas, jogos em linha, ateliês de tradução, feiras de línguas, exposições de livros de viagens e muitas outras atividades. Veja a lista de atividades aqui.

O nosso projeto «MUROS: Imaginamos a Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia» é um dos parceiros para a comunicação do projeto este ano.

Programa Oficial:

Passeio ribeirinho:
  • Roadshow ERASMUS + JA (Mobilidade na Europa para 3.º Ciclo e Escola Secundária)

Hall da C.M.Vila Real de Santo António:

  • Exposição «Europe At Home» , Faro2027 (todo o dia)
Praça Marquês de Pombal:
  • STANDS: Europe Direct Algarve (línguas e mobilidade na Europa), EUROPASS, AKIVIDA Eurocidade Guadiana,  EURES T AA, CLAIM VRSA, AEscolas VRSA. (Todo o dia)
  • Participação de Escolas e colégios ( do 1.º ciclo ao ensino secundário ) VRSA, Monte Gordo, Tavira, Castro Marim, Faro e Albufeira e Ayamonte (Espanha)
  • Hora do conto «Ana aprende uma nova língua», diversos horários
  • SpeedSpeakDating pela SpeakFaro, manhã e tarde
  • Yoga pra crianças e Dança fit pela cooperativa Akivida e  workshop prevenção afogamento da «Red Seagull» – no âmbito da semana europeia do desporto. (Manhã e Tarde).
  • Exposição bibliográfica multilingue «Harry Potter», do serviço de tradução da CE  (todo o dia e vai itinerar pelas bibliotecas do concelho pombalino)
  • Exposição de pintura (todo o dia)
  • Aulas de línguas, leituras multilingues, pela AKIVIDA (todo o dia)
  • Música de guitarra por André Ramos, pela AKIVIDA – 16h45
  • Tertúlia Línguas e Fronteiras –  17h. Moderação Prof. Célio Conceição, UAlg, presidente ex ofício do Conselho Europeu das línguas:
  • PedroRolim, AKIVIDA
  • Conceição Pires, Município de Vila Real de Santo António
  • Sílvia Madeira, Eurocidade Guadiana
  • Júlio Seabra, CLAIM VRSA -AIMA
  • Esther Cores Bilbao, EOI Ayamonte
  • Poetas do Guadiana: 18h30
  • Danças ucrânianas com a SPLASH: 19h
  • Curtas de cinema tema  Multiculturalidade pela Mostra cinema Fronteiras: 19h30

Siga o evento no facebook aqui

Escolas em VRSA e Cacela acolhem mais de 200 imigrantes de 30 nacionalidades que aprendem Língua Portuguesa

Tal como notíciámos na nossa publicação online, o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António acolheu no passado ano letivo mais de 200 pessoas de cerca de 30 nacionalidades diferentes que frequentaram o curso «Português Língua de Acolhimento» (PLA). Falamos de adultos, sendo que muitos deles vieram para Portugal acompanhados das suas famílias e aqui esão a tentar levar uma vida melhor, desde logo com mais dignidade. Pascal Viegas, coordenador do PLA em Vila Real de Santo António, em entrevista ao MUROS explicou que este curso representa “muito mais que aulas de língua portuguesa”. Falou-nos sobre a multicultaridade, a inclusão e o importante combate ao racismo, ódio e xenofobia nestas «dias estranhos». Oiça a entrevista na íntegra aqui.

Susana Helena de Sousa

Publicação Periódica: «MUROS: Imaginamos a Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia»

Fonte: https://muros.online/feira-das-linguas-vai-ter-lugar-na-fronteira-para-celebrar-a-multiculturalidade/

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição

19:20 22 Julho, 2026 16:39 21 Julho, 2026 | João Luís

IUC vai deixar de depender do mês da matrícula e passará a seguir datas fixas, mas a mudança terá primeiro um ano intermédio

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição

19:20 22 Julho, 2026 16:39 21 Julho, 2026 | João Luís

IUC vai deixar de depender do mês da matrícula e passará a seguir datas fixas, mas a mudança terá primeiro um ano intermédio

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Últimas Notícias

  • Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
    Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
  • Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
    Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
  • Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
    Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
  • Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
    Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento