Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Ensino

Summer Campus da UAlg, uma experiência para a vida

“Uma Universidade grande e muito bonita, praias espetaculares, cidade maravilhosa,” quem o diz é Pâmela Monteiro, que veio de São Paulo para participar nos Summer Campus da Universidade do Algarve, que decorreram de 2 a 6 de julho e de 9 a 13 de julho. Elogiando a forma como foi recebida, “de braços abertos”, […]

13:32 15 Julho, 2018 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Uma Universidade grande e muito bonita, praias espetaculares, cidade maravilhosa,” quem o diz é Pâmela Monteiro, que veio de São Paulo para participar nos Summer Campus da Universidade do Algarve, que decorreram de 2 a 6 de julho e de 9 a 13 de julho.

Elogiando a forma como foi recebida, “de braços abertos”, a aluna considera que esta experiência, vivida aos 17 anos, “não tem preço” e que “marcará para sempre a sua vida”.

Nesta 5ª edição dos cursos de verão, a Academia algarvia apostou na internacionalização, disponibilizando 40 vagas, totalmente gratuitas, para alunos do Ensino Médio Brasileiro, que se juntaram a cerca de 250 alunos do Ensino Secundário, provenientes de quase todo o país, para frequentarem mais de duas dezenas de cursos, em diversas áreas de estudo.

Do Brasil, vieram alunos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Manaus, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná.

Beatriz Mazzoni, 16 anos, e Felipe Leal, 17 anos, são brasileiros e encontraram-se pela primeira vez na Universidade do Algarve. Ela veio de São Paulo, ele do Rio de Janeiro. Ambos se inscreveram no curso de verão “Encontro com o Mar”.

Se Beatriz está certa do percurso académico que quer seguir, Felipe viu as suas certezas desvanecerem-se. Cursar Biologia Marinha na UAlg é o desejo de Beatriz, “portanto este curso de verão é uma antecipação do que quer seguir”.

Se até chegar à Academia algarvia Felipe queria Oceanografia, “conhecendo a UAlg, o campus, os laboratórios, a faculdade e a cidade”, este carioca balança: “estou bem tentado a vir para aqui para fazer Biologia Marinha, estou gostando muito!”.

Beatriz destaca as experiências em laboratório, como as que realizaram com microalgas, e os desportos náuticos na Ria Formosa. Felipe adorou todas as saídas, como a visita ao Mercado Municipal de Faro, que lhe permitiu ficar a saber mais sobre as várias espécies de pescado e sobre a sua qualidade.

“Está a ser incrível”, salienta Beatriz. “A tranquilidade de Faro e o facto de poder passear nas ruas em segurança”, não passaram despercebidas a esta brasileira de São Paulo. “Foi muito legal, não tenho palavras!” Também Felipe se mostra encantado, “é tudo muito tranquilo, a todo o canto que eu vou fico maravilhado, cada lugar é mais bonito que o outro”!

Caio Campos tem 17 anos e também está pela primeira vez em Portugal. Veio de São Paulo para Lisboa, onde ficou durante quatro dias. Gostou muito da capital, mas ficou rendido à beleza do Algarve e de Faro. “Gostei de Lisboa, mas Faro é muito mais bonito”.

Refere que aqui encontrou uma conjugação de fatores perfeita, “praias lindas, uma Universidade com boas infraestruturas, ótimo acolhimento e uma cidade muito acolhedora”.

Também os alunos portugueses se mostram agradecidos e enriquecidos com esta experiência. É o caso de Bruno Rodrigues, que terminou o 12º ano e veio de Lisboa para frequentar o curso “Transforma uma ideia num negócio de sucesso”. Quer seguir Gestão e considera que este curso de verão está a ser “espetacular”.

Sobre a dinâmica do grupo, refere que a troca de experiências tem sido “muito interessante” e “enriquecedora”. Recomenda estes cursos a “100 por cento” e admite que a UAlg poderá ser uma “hipótese para o futuro”.

A frequentar o mesmo curso está Francisco Pinto, que veio de Leiria. Considera que estes cursos estão bem doseados, já que aliam a componente letiva, ao lazer e ao desporto. Aconselha vivamente esta experiência.

Além das atividades letivas e experimentais variadas, da parte da manhã, estes cursos têm ainda uma componente desportiva, da parte da tarde, que engloba surf, SUP, batismo de mergulho, bodyboard, canoagem, jogos de praia, na ilha de Faro. Em tempo de férias, os alunos também tiveram atividades lúdicas e culturais.

Totalmente gratuitos para os alunos brasileiros, incluindo alojamento e refeições, foram financiados pelo projeto “Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização.

Este projeto tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

Recorde-se que a UAlg triplicou o número de estudantes brasileiros. Em 2014/15 estudavam na UAlg cerca de 240, e no ano letivo que está a terminar estudam cerca de 700 brasileiros, num universo de quase oito mil alunos, representando aproximadamente 9% dos alunos da UAlg e mais de 50% dos estudantes internacionais, num universo de cerca de 1400, provenientes de 70 nacionalidades.

Nos últimos quatro anos, o crescimento foi de 190% ou seja o número triplicou, fazendo com que a UAlg, percentualmente, esteja no Top Nacional na escolha dos estudantes brasileiros.

Já em 2018/2019 prevê-se que estudarão na UAlg quase 900 alunos de nacionalidade brasileira.

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Prepare-se para ‘amealhar’: vai entrar em vigor uma nova medida que ‘promete’ mais dinheiro a estes portugueses

09:27 19 Maio, 2026 10:46 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Governo avança com uma nova medida fiscal que pode ajudar muitos portugueses financeiramente no final de cada mês

Algarve Política

PSD Olhão aponta exemplo da Figueira da Foz para política de habitação

15:50 19 Maio, 2026 15:48 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas defendem venda de habitação social municipal para promover autonomia das famílias em Olhão

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘dilúvio’: chuva intensa e ventos fortes atingem Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

13:00 19 Maio, 2026 22:28 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com as previsões do IPMA, o arquipélago dos Açores vai ser a região mais afetada do país, com muita chuva e rajadas de vento fortes

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Algarve Cultura

Música coral volta a ecoar nas igrejas de Luz de Tavira e Santo Estêvão

16:10 19 Maio, 2026 16:06 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primavera Coral celebra a diversidade musical com coros nacionais e internacionais no concelho de Tavira

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

IRS entregue e dinheiro por receber? A AT diz quantos dias estão a demorar os reembolsos

10:20 19 Maio, 2026 09:35 19 Maio, 2026 | João Luís

AT revelou os prazos médios dos reembolsos do IRS, mas há contribuintes a esperar há mais tempo. Saiba como consultar o estado da declaração

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar

16:00 19 Maio, 2026 15:03 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Mercadona vai abrir a primeira loja em Faro em novembro. A cadeia já tem vagas disponíveis, com contratos sem termo e formação remunerada

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições são obrigados a fazer prova de vida e só podem fazê-la desta forma

15:40 19 Maio, 2026 14:51 19 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Nova regra muda a forma como alguns pensionistas devem entregar a documentação para manter a pensão regularizada

Algarve Cultura

‘Moura Encantada’ volta a envolver população no Castelo de Tavira

15:10 19 Maio, 2026 15:09 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os interessados em participar nos ensaios estão convidados a comparecer no próximo dia 25 de maio, pelas 18:30, no Castelo de Tavira

Mulher a preparar dieta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem couves, nem legumes: nutricionistas garantem que ‘a solução’ para o colesterol está neste alimento

09:00 19 Maio, 2026 08:59 19 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um alimento banal pode ajudar a baixar o colesterol e surpreender até quem acha que já sabe tudo sobre nutrição

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Algarve Animais Cultura

Portimão assinala Dia Mundial da Abelha com atividades para escolas e famílias

15:30 19 Maio, 2026 15:34 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta Pedagógica e bibliotecas de Portimão unem-se em iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Abelha

Imigrantes em protesto. Crédito: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Nacional

Já é oficial: nova lei muito ‘esperada’ já está em vigor e agora vai ser mais difícil ser português

15:20 19 Maio, 2026 15:40 19 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova Lei da Nacionalidade já entrou em vigor e agora são precisos mais anos de residência para adquirir nacionalidade portuguesa

Nespereira. Crédito: Foto DR
Gastronomia

Nem pêssego nem melancia: esta fruta da época tem poucas calorias e pode ser amiga do coração

15:00 19 Maio, 2026 14:46 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma fruta leve, rica em água, fibra e antioxidantes. Saiba porque as nêsperas podem fazer bem ao intestino, à hidratação e à saúde cardiovascular

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Prepare-se para ‘amealhar’: vai entrar em vigor uma nova medida que ‘promete’ mais dinheiro a estes portugueses

09:27 19 Maio, 2026 10:46 19 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Governo avança com uma nova medida fiscal que pode ajudar muitos portugueses financeiramente no final de cada mês

Algarve, Política

PSD Olhão aponta exemplo da Figueira da Foz para política de habitação

15:50 19 Maio, 2026 15:48 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas defendem venda de habitação social municipal para promover autonomia das famílias em Olhão

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘dilúvio’: chuva intensa e ventos fortes atingem Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

13:00 19 Maio, 2026 22:28 18 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com as previsões do IPMA, o arquipélago dos Açores vai ser a região mais afetada do país, com muita chuva e rajadas de vento fortes

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: mau tempo chega neste dia e esta será a região mais ‘castigada’

10:00 18 Maio, 2026 09:43 18 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Antes do calor chegar em força, há uma mudança inesperada no tempo e nem todas as regiões vão escapar

Algarve, Cultura

Música coral volta a ecoar nas igrejas de Luz de Tavira e Santo Estêvão

16:10 19 Maio, 2026 16:06 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primavera Coral celebra a diversidade musical com coros nacionais e internacionais no concelho de Tavira

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

IRS entregue e dinheiro por receber? A AT diz quantos dias estão a demorar os reembolsos

10:20 19 Maio, 2026 09:35 19 Maio, 2026 | João Luís

AT revelou os prazos médios dos reembolsos do IRS, mas há contribuintes a esperar há mais tempo. Saiba como consultar o estado da declaração

Idosa a conduzir. Crédito: DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 12:28 18 Maio, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar

16:00 19 Maio, 2026 15:03 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Mercadona vai abrir a primeira loja em Faro em novembro. A cadeia já tem vagas disponíveis, com contratos sem termo e formação remunerada

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições são obrigados a fazer prova de vida e só podem fazê-la desta forma

15:40 19 Maio, 2026 14:51 19 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Nova regra muda a forma como alguns pensionistas devem entregar a documentação para manter a pensão regularizada

Algarve, Cultura

‘Moura Encantada’ volta a envolver população no Castelo de Tavira

15:10 19 Maio, 2026 15:09 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os interessados em participar nos ensaios estão convidados a comparecer no próximo dia 25 de maio, pelas 18:30, no Castelo de Tavira

Mulher a preparar dieta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem couves, nem legumes: nutricionistas garantem que ‘a solução’ para o colesterol está neste alimento

09:00 19 Maio, 2026 08:59 19 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um alimento banal pode ajudar a baixar o colesterol e surpreender até quem acha que já sabe tudo sobre nutrição

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Algarve, Animais, Cultura

Portimão assinala Dia Mundial da Abelha com atividades para escolas e famílias

15:30 19 Maio, 2026 15:34 19 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta Pedagógica e bibliotecas de Portimão unem-se em iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Abelha

Imigrantes em protesto. Crédito: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Nacional

Já é oficial: nova lei muito ‘esperada’ já está em vigor e agora vai ser mais difícil ser português

15:20 19 Maio, 2026 15:40 19 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova Lei da Nacionalidade já entrou em vigor e agora são precisos mais anos de residência para adquirir nacionalidade portuguesa

Nespereira. Crédito: Foto DR
Gastronomia

Nem pêssego nem melancia: esta fruta da época tem poucas calorias e pode ser amiga do coração

15:00 19 Maio, 2026 14:46 19 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma fruta leve, rica em água, fibra e antioxidantes. Saiba porque as nêsperas podem fazer bem ao intestino, à hidratação e à saúde cardiovascular

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Últimas Notícias

  • Música coral volta a ecoar nas igrejas de Luz de Tavira e Santo Estêvão
    Música coral volta a ecoar nas igrejas de Luz de Tavira e Santo Estêvão
  • Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar
    Já é oficial: Mercadona abre a primeira loja no Algarve nesta data e está a recrutar
  • PSD Olhão aponta exemplo da Figueira da Foz para política de habitação
    PSD Olhão aponta exemplo da Figueira da Foz para política de habitação
  • Pensionistas nestas condições são obrigados a fazer prova de vida e só podem fazê-la desta forma
    Pensionistas nestas condições são obrigados a fazer prova de vida e só podem fazê-la desta forma
  • Portimão assinala Dia Mundial da Abelha com atividades para escolas e famílias
    Portimão assinala Dia Mundial da Abelha com atividades para escolas e famílias
  • Já é oficial: nova lei muito ‘esperada’ já está em vigor e agora vai ser mais difícil ser português
    Já é oficial: nova lei muito ‘esperada’ já está em vigor e agora vai ser mais difícil ser português

Opinião

  • Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Uma vida salva | Por Eduardo Costa
  • Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
    Olhão e o direito à tranquilidade: A insegurança que já não pode ser ignorada | Por Nélia Alfarrobinha
  • Economia portuguesa está exposta. Reforma precisa-se! | Por Tiago Manuel
    Economia portuguesa está exposta. Reforma precisa-se! | Por Tiago Manuel
  • União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
    União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Algarve investe mais de 3 milhões na musealização do rio Arade
    Algarve investe mais de 3 milhões na musealização do rio Arade
  • União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
    União Europeia, a reforma da governação, do governing ao governance | Por António Covas
  • Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
    Faro recebeu evento “Europa na minha região” dedicado ao impacto dos fundos europeus no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal