A Nobel Algarve British International School, sediada no Algarve, acolheu recentemente a 10ª edição das Global Olympics.
A competição de três dias decorreu em três localizações diferentes, incluindo o próprio campus da escola, onde se realizaram jogos de basquetebol.
As provas de atletismo e jogos de futebol tiveram lugar no Estádio Municipal de Bela Vista. A Praia Grande, em Ferragudo, foi palco de jogos de voleibol e de jogos de equipa como a “Captura a Bandeira”, bem como de outras atividades de lazer em instalações insufláveis.
As Global Olympics são um de sete eventos internacionais que constam do calendário anual da Globeducate. Este é um dos principais grupos de educação do mundo com mais de 55 escolas internacionais e bilingues de excelência em 10 países.
Mais de 25 escolas da Globeducate viajaram até ao Algarve para participar nas Global Olympics
Além dos estudantes da Nobel Algarve – Lagoa e Almancil, mais de 25 escolas da Globeducate viajaram até ao Algarve para participar nesta 10ª edição das Global Olympics. A iniciativa marcou o regresso aos eventos presenciais após o formato online do ano anterior, devido à pandemia.
Abi Lewis, diretora da Nobel Algarve Lagoa, manifestou a sua satisfação por acolher o evento e elogiou os alunos, os professores e as famílias de acolhimento pela sua participação entusiástica.
A competição centrou-se na promoção da colaboração entre alunos de diversas origens, línguas e culturas, com equipas constituídas por estudantes de diferentes escolas. Abi Lewis também estendeu a sua gratidão aos alunos do 10º ano da Nobel Algarve que contribuíram como árbitros e mentores para os participantes mais jovens.
“Foi fantástico testemunhar o elevado nível de entusiasmo e envolvimento dos alunos e professores – os nossos visitantes foram participantes entusiasmados e empenhados e os nossos próprios alunos e professores foram excelentes anfitriões”, afirmou.
“O nosso agradecimento aos pais e às famílias que acolheram os estudantes estrangeiros, pois sem o seu apoio e o seu acolhimento caloroso, o evento não teria sido um sucesso, nem sequer teria sido possível”, acrecentou Abi Lewis.
“As equipas eram mistas entre escolas, pelo que a competição consistiu em reunir estudantes de diferentes países, línguas e culturas e – com o apoio de um treinador de equipa – permitir-lhes prosperar, fazer amigos e trabalhar em equipa”, destaca.
Alunos partilharam as suas experiência
Os alunos partilharam, assim, as suas experiências positivas do evento. Alessandro, 11 anos, aluno da ICS Milan, Itália, elogiou a oportunidade de fazer novos amigos e de participar em vários desportos.
Holly, 9 anos, da Nobel Algarve, gostou dos insufláveis e de jogar futebol no estádio, Já Harry, 13 anos, da Stonar School, apreciou a simpatia das pessoas que conheceu e o facto de ter participado nos jogos de futebol e de basquetebol.
Angela, 12 anos, da Coruña British International School, apreciou o acolhimento caloroso, a facilidade de fazer amigos e mostra desejo de manter o contacto com todas as pessoas que conheceu.
Nectaria Hadjisergis, professora da Pascal Private English School Lefkosia, Chipre, elogiou a paixão e a camaradagem demonstradas pelos alunos. A docente considerou esta uma experiência fantástica tanto para os professores como para os alunos.
“Alunos adoráveis e apaixonados, que adoram o desporto, que adoram estar todos juntos, que criam novas equipas, que levam tudo muito a sério, mas que ao mesmo tempo se divertem muito!”, enalteceu.
No geral, as Global Olympics proporcionaram uma plataforma inesquecível para a colaboração internacional. O espírito desportivo e a criação de memórias perpetuarão para toda a vida, quer dos alunos, quer dos professores participantes.
A Nobel Algarve British International School colabora com vários parceiros Globeducate, incluindo a WWF e a LEGO® Education. Em setembro irá lançar uma nova parceria com o fornecedor de educação em artes performativas Arts International, que tem trabalhado com outras escolas do grupo.
Esta parceria é um dos muitos desenvolvimentos interessantes planeados para o próximo ano letivo na escola.
Sobre a Nobel Algarve British International School
A Nobel Algarve British International School foi fundada em 1972. Atualmente, conta com dois campus no Algarve: a emblemática escola em Lagoa e o mais recente campus em Almancil. Em conjunto, estes dois campus educam mais 1.000 alunos de mais de 40 nacionalidades, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos
Os alunos estudam o Currículo Nacional Inglês, frequentando IGCSEs e A-levels, ou podem optar também pelo Currículo Português (apenas disponível em Lagoa). A grande maioria inscreve-se em algumas das melhores instituições de ensino superior do mundo.
Tanto o campus de Lagoa como o de Almancil revelaram recentemente dois ambiciosos planos de expansão. Um projeto impressionante denominado “Nobel Algarve – Moldar o Futuro”, que será desenvolvido em três fases diferentes.
Os campus vão ser equipados com novos edifícios e recursos de última geração, como um Laboratório de Ciências de última geração, salas de TIC e um centro multimédia em Almancil. Do mesmo modo, nascerá um novo ginásio/ espaço polivalente, uma pré-escola personalizada e uma cantina totalmente nova no campus de Lagoa.
A Nobel Algarve British International School é membro da Globeducate, um dos principais grupos de ensino K12 do mundo, com mais de 55 escolas bilingues e internacionais de excelência e programas online, em 10 países, que educam mais de 31 000 alunos.
Ser membro do grupo de Escolas Internacionais Britânicas da Globeducate, com escolas congéneres em Espanha, França, Itália e Reino Unido, proporciona, assim, a oportunidades para alunos e professores colaborarem em outros projectos como a LEGO® Education, WWF (World Wildlife Fund) e Eco-Escolas. Uma nova parceria está para breve com a Arts International, um projeto de artes performativas.
Na Nobel Algarve British International School, “a aprendizagem vai para além da sala de aula oferecemos um enriquecido programa de aprendizagem ao ar livre, que promove igualmente a consciência ambiental e prepara os alunos para enfrentarem desafios com confiança, construindo o seu carácter para que possam gerir o fracasso com tenacidade e resiliência”, afirma a instituição.