Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto André Kosters | Lusa
Algarve, Ciência

Um grande trabalho feito de seres muito pequenos na maior montanha submarina de Portugal

Cientistas classificam os microcosmos que povoam pedaços de rocha ou a base das laminárias, grandes algas castanhas que formam uma floresta submarina

08:52 29 Setembro, 2024 20:00 29 Novembro, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num recanto discreto do Santa Maria Manuela, “navio-almirante” de uma expedição científica à maior montanha submarina de Portugal, no banco de Gorringe, revelam-se microcosmos de organismos marinhos escondidos em amostras recolhidas por mergulhadores e encontram-se surpresas.

Ana Hilário, investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, e Duarte Frade, investigador no Centro de Ciências do Mar/Universidade do Algarve (CCMAR), tentam alhear-se da azáfama permanente no salão Terra Nova, o salão principal do Santa Maria Manuela – que consoante o momento pode ser centro de investigação, auditório para reuniões de coordenação e sala de refeições e convívio – e concentram-se a examinar com lupas binoculares eletrónicas as amostras da biodiversidade do banco de Gorringe que chegam após cada mergulho.

Ao longo das três semanas da expedição os dois cientistas têm a tarefa de fazer a triagem dos organismos recolhidos em grupos principais – como crustáceos, moluscos, esponjas ou algas -, fazem a identificação das espécies e quando aparece algum organismo que pode ser uma espécie nova ou em que haja dúvidas na identificação, recolhem amostras de tecido que depois serão submetidas a análise genética em laboratório.

E no trabalho de triagem surgem surpresas como a descoberta do ‘Jujubinus browningleeae’, um búzio com apenas alguns milímetros de comprimento que é uma espécie endémica da montanha submarina cujos dois picos, o Gettysburg e o Ormonde, estão a ser estudados pelos cerca de 30 cientistas de 14 centros de investigação que participam na expedição, promovida pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Marinha Portuguesa para fazer um primeiro levantamento sistemático da biodiversidade do banco de Gorringe.

“Este pequeno búzio com um nome impossível já tinha sido descrito em 2018, com base em conchas encontradas aqui e agora têm aparecido exemplares vivos nas amostras recolhidas. O grupo a que pertence é endémico de habitats de montes submarinos no mediterrâneo, mas esta espécie em concreto só é conhecida aqui no banco de Gorringe. Não sabemos ainda quase nada sobre esta espécie. A própria aparência do animal vivo nunca tinha sido descrita, e é isso que vamos conseguir fazer agora”, diz Duarte Frade com um entusiasmo que ilustra a proporção inversa entre o tamanho e o interesse científico da descoberta.

O investigador do CCMAR adianta que na expedição estão também a ser encontradas espécies que, não sendo desconhecidas, não estavam referenciadas no banco de Gorringe.

No seu recanto discreto, Ana Hilário e Duarte Frade desvendam e classificam os microcosmos que povoam pedaços de rocha ou a base das laminárias, grandes algas castanhas que formam uma floresta submarina que é um dos emblemas do banco de Gorringe, e estão a criar uma base dados de referência das espécies encontradas na montanha submarina que se ergue desde os 5.000 metros de profundidade até a cerca de 30 metros da superfície do Atlântico.

“Há mais de 500 exemplares que já estão no catálogo da biodiversidade do banco de Gorringe. De muitos já sabemos o nome e fica registado que existem aqui, de outros temos dúvidas ou desconhecemos a que espécie pertencem e nesses casos ficam referenciados para análise posterior”, diz Ana Hilário enquanto inspeciona, literalmente à lupa, uma amostra.

“Esta é a primeira vez, que eu tenha conhecimento, que se está a fazer um estudo tão sistemático da macrofauna (grupo de animais muito pequenos, com tamanhos entre 0,25 milímetros e dois milímetros) deste local. Este grupo engloba toda a variedade de vida marinha, mas é um segmento pouco estudado, por isso entre os exemplares agora recolhidos a probabilidade de serem encontradas espécies novas é maior. Isto significa que ainda há muito trabalho a fazer nos centros de investigação depois desta triagem inicial”, adianta a investigadora.

O trabalho dos dois cientistas é também o de avaliar a densidade de organismos que povoam as amostras recolhidas pelos cientistas durante os quatro mergulhos por dia realizados por equipas que se vão revezando. No total, a expedição contabiliza cerca de 200 mergulhos.

O tamanho das amostras não deixa adivinhar o universo que contêm. Nos cerca de 15 centímetros de diâmetro de um prato de petri que Duarte Frade tem sob a lente da lupa eletrónica, um fragmento da base de uma laminária pode conter uma ou duas dezenas de espécies de organismos minúsculos.

Duarte Frade esclarece que “são camadas sobrepostas de organismos na matriz de suporte que constitui a base da laminária. Há, por exemplo, uma alga calcária que se instala na base da grande alga, depois há invertebrados que se instalam sobre a alga calcária e outros organismos, desde crustáceos a moluscos e a esponjas que se vão instalando e criando um microcosmos.

E há uma rivalidade bem-disposta entre os dois do recanto discreto e os que recolhem as amostras durante os mergulhos.

“Chegam entusiasmados e entregam-nos o que recolheram contando o que viram durante os mergulhos”, desde os cardumes de pelágicos ou o espetáculo da floresta de laminárias até à concentração de tremelgas (raias elétricas) que também é um dos ex-libris do banco de Gorringe, “mas depois nós mostramos-lhes a enorme variedade de organismos, de cores e de formas que essas amostras contém e que acabam por surpreendê-los”, diz Ana Hilário.

Os picos Gettysburg e Ormonde – apesar de submersos, ao elevarem-se desde profundidades de cerca de 5.000 metros são mais altos que as montanhas do Pico (Açores) e Serra da Estrela juntas e são as montanhas mais altas da Europa ocidental – são ecossistemas de elevada biodiversidade, com habitats que vão desde as florestas de algas perto da superfície até recifes de coral de água fria a grandes profundidades.

A cerca de 130 milhas náuticas (cerca de 240 quilómetros) a sudoeste do cabo de S. Vicente, no Algarve, o banco de Gorringe foi originalmente cartografado em 1875 por Henry Gorringe, comandante do navio da marinha dos Estados Unidos USS Gettysburg e é uma cordilheira submarina com cerca de 180 quilómetros de comprimento e 60 quilómetros de largura.

João Miguel Roque (texto) e André Kosters (foto), agência Lusa

Leia também: Há uma novidade nas portagens portuguesas e não é nos preços

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada com menos cortes? Peritos querem evitar “dupla penalização” na pensão e isto é o que está na mesa

11:00 20 Agosto, 2026 13:35 20 Agosto, 2026 | João Luís

Os cortes aplicados a quem pede a pensão mais cedo estão entre as regras que os especialistas querem rever

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Algarve

Prometeu gomas e uma massagem: homem de 68 anos detido em Portimão por suspeitas de abuso sexual de criança

12:18 20 Agosto, 2026 13:24 20 Agosto, 2026 | João Luís

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão por suspeitas da prática de um crime de abuso sexual de crianças

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Algarve Cultura Vídeo

Kássio celebra 25 anos de carreira com concerto especial em Tavira

14:38 20 Agosto, 2026 14:38 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O concerto de 31 de agosto percorre os 25 anos de carreira de Kássio e recupera temas marcantes dos nove álbuns editados pelo artista

Economia Nacional Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Gastronomia Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Algarve

Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve

14:53 20 Agosto, 2026 14:53 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha promove a correta separação de vidro, papel, cartão, plástico e metal junto de estabelecimentos do setor HORECA algarvio

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Economia Nacional Saúde

Vai às urgências sem passar pelo SNS 24? Saiba quando ainda tem de pagar taxas moderadoras

14:20 20 Agosto, 2026 14:22 20 Agosto, 2026 | João Luís

Taxas moderadoras desapareceram da maioria dos cuidados de saúde, mas continuam a ser cobradas numa situação específica

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo já ‘assinou’: este deverá ser o novo valor do salário mínimo nacional em 2027

08:30 20 Agosto, 2026 00:26 20 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028 foi assinado pelo Governo em 2024 e, segundo o mesmo, este será o valor do salário mínimo nacional em 2027

Algarve

Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

12:50 20 Agosto, 2026 12:54 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação foi acompanhada pelo NRP Sagitário até ao Porto de Portimão, após a apreensão do pescado e da arte de pesca utilizada

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada com menos cortes? Peritos querem evitar “dupla penalização” na pensão e isto é o que está na mesa

11:00 20 Agosto, 2026 13:35 20 Agosto, 2026 | João Luís

Os cortes aplicados a quem pede a pensão mais cedo estão entre as regras que os especialistas querem rever

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Algarve

Prometeu gomas e uma massagem: homem de 68 anos detido em Portimão por suspeitas de abuso sexual de criança

12:18 20 Agosto, 2026 13:24 20 Agosto, 2026 | João Luís

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão por suspeitas da prática de um crime de abuso sexual de crianças

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Algarve, Cultura, Vídeo

Kássio celebra 25 anos de carreira com concerto especial em Tavira

14:38 20 Agosto, 2026 14:38 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O concerto de 31 de agosto percorre os 25 anos de carreira de Kássio e recupera temas marcantes dos nove álbuns editados pelo artista

Economia, Nacional, Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Gastronomia, Opinião

A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 20 Agosto, 2026 17:45 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao longo do tempo, a vinha-d'alhos portuguesa transformou-se no vindalho goês, que hoje constitui uma das preparações mais conhecidas da cozinha goesa"

Algarve

Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve

14:53 20 Agosto, 2026 14:53 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha promove a correta separação de vidro, papel, cartão, plástico e metal junto de estabelecimentos do setor HORECA algarvio

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Economia, Nacional, Saúde

Vai às urgências sem passar pelo SNS 24? Saiba quando ainda tem de pagar taxas moderadoras

14:20 20 Agosto, 2026 14:22 20 Agosto, 2026 | João Luís

Taxas moderadoras desapareceram da maioria dos cuidados de saúde, mas continuam a ser cobradas numa situação específica

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Últimas Notícias

  • Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve
    Algar e Plataforma Vidro+ promovem reciclagem junto da hotelaria e restauração do Algarve
  • Kássio celebra 25 anos de carreira com concerto especial em Tavira
    Kássio celebra 25 anos de carreira com concerto especial em Tavira
  • Vai às urgências sem passar pelo SNS 24? Saiba quando ainda tem de pagar taxas moderadoras
    Vai às urgências sem passar pelo SNS 24? Saiba quando ainda tem de pagar taxas moderadoras
  • MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal
    MEO, NOS ou Vodafone? Especialistas elegem esta operadora como a melhor rede móvel em Portugal
  • Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca
    Marinha deteta embarcação em infração durante fiscalização à pesca

Opinião

  • Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
    Discordar não é crime. Discriminar pode ser | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A Ásia também come Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
    Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento