Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Auto, Economia

Vidros abertos ou ar condicionado? Engenheiros dão a resposta que permite poupar mais combustível no verão

À medida que as temperaturas aumentam, surge a dúvida: manter os vidros abertos ou ligar o ar condicionado? Engenheiros respondem

15:20 11 Junho, 2025 14:30 12 Junho, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Com os dias quentes a chegar, muitos condutores voltam a colocar a mesma questão: será que consigo poupar mais combustível manter os vidros abertos ou ao ligar o ar condicionado? A resposta não é assim tão óbvia, porque depende principalmente da velocidade a que conduz. E, segundo um estudo recente, essa diferença pode ter um impacto direto na carteira.

O jornal espanhol El Economista, citado pela Executive Digest, divulgou um estudo realizado pela Sociedade de Engenheiros Automóveis (SAE), que procurou esclarecer esta dúvida. Através de testes práticos, ficou provado que a velocidade do veículo tem um papel determinante na escolha mais económica entre ar condicionado ou janelas abertas.

O ponto de viragem identificado foi 64,4 km/h. Abaixo desta velocidade, circular com os vidros abertos é mais eficiente. Acima dela, o ar condicionado torna-se a melhor opção para poupar combustível.

Os testes em túnel de vento

Para chegar a esta conclusão, os investigadores recorreram a um túnel de vento da General Motors. Foram utilizados dois modelos com motores potentes: um sedan V8 de 4,6 litros e um SUV V8 de 8,1 litros. Cada veículo foi testado a velocidades de 50 km/h, 80 km/h e 110 km/h.

O objetivo dos engenheiros era simples: perceber como o consumo variava com o uso de ar condicionado e com os vidros abertos, em diferentes condições de condução.

Consumos baixos, penalização alta

A velocidades reduzidas, como 50 km/h, os testes mostraram que o ar condicionado mantém um consumo estável, mas representa um aumento no consumo total entre 5% e 10%. Como a entrada de ar pelas janelas não afeta significativamente a aerodinâmica, a escolha mais económica é mesmo andar com os vidros abertos.

Esta conclusão aplica-se sobretudo a percursos urbanos, onde os arranques e travagens frequentes mantêm a velocidade média baixa. Nestes contextos, desligar o ar condicionado pode traduzir-se numa poupança real ao fim do mês.

Acima dos 80 km/h, o cenário muda

No entanto, quando a velocidade ultrapassa os 80 km/h, o impacto dos vidros abertos torna-se visível, refere a mesma fonte. O aumento da resistência do ar obriga o motor a trabalhar mais para manter o ritmo, e isso traduz-se em maior consumo.

Os dados mostraram que o sedan perdeu 20% da eficiência a 112,7 km/h com os vidros abertos. Já no SUV, a perda foi de 8%. Apesar da diferença entre modelos, a recomendação foi clara: em estrada ou autoestrada, é melhor fechar os vidros e ligar o ar condicionado.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Cada carro reage de forma diferente

Importa referir que este estudo foi feito com veículos de grande porte. Noutros modelos, com aerodinâmicas diferentes, os números podem variar, mas a lógica mantém-se. A aerodinâmica influencia o consumo, e quanto maior a turbulência provocada pelos vidros abertos, maior será o esforço do motor.

Em carros mais pequenos ou citadinos, o impacto pode até ser maior em velocidades médias, porque são mais leves e menos preparados para lidar com o arrasto do ar, concluem os engenheiros, citados pela mesma fonte.

O que fazer em percursos urbanos

Dentro das localidades, com trânsito constante, semáforos e velocidades reduzidas, a melhor opção parece continuar a ser manter os vidros abertos. Permite refrescar o interior do carro com menor impacto no consumo e evita o esforço contínuo do sistema de climatização.

Mesmo nos dias mais quentes, bastam alguns minutos com os vidros abertos para ajudar a equilibrar a temperatura, sobretudo se o veículo estiver à sombra ou em movimento lento.

Pequenos hábitos que fazem a diferença

Se optar por usar o ar condicionado, há formas de o fazer com mais eficiência, referem ainda os engenheiros, citados pela Executive Digest. Abrir os vidros durante os primeiros minutos para expulsar o ar quente acumulado ajuda. Regular a temperatura de forma moderada, em vez de usar o máximo, também contribui para poupar combustível.

Além disso, fazer a manutenção regular do sistema de ar condicionado, incluindo a verificação do gás refrigerante, evita consumos desnecessários e garante melhor desempenho.

Poupar combustível também passa por decisões simples

O estudo da SAE mostra que não há uma resposta única para todos os casos, mas sim uma regra prática útil: abaixo dos 64 km/h, baixe os vidros. Acima dessa velocidade, feche tudo e ligue o ar condicionado. Esta escolha, aplicada com consciência ao seu tipo de condução, pode resultar numa poupança considerável ao longo do tempo, sem comprometer o conforto ao volante.

Leia também: Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam que este peixe tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Algarve Edição Papel Saúde

Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve

05:00 9 Agosto, 2026 11:54 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Doentes renais estão a cancelar férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo, apesar de existirem unidades com qualidade clínica

Desporto Opinião

A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 9 Agosto, 2026 14:56 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Poucas histórias serão tão poderosas como a de um jovem madeirense que chegou a Alcochete, cresceu na Academia Sporting e acabou por conquistar o mundo"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Condutores hesitantes em ultrapassar carro da GNR. Crédito: Freepik AI
Auto Europa Nacional

Se ultrapassar um carro da autoridade na autoestrada, não faça isto: agentes esclarecem erro que muitos condutores cometem e que pode valer uma multa

12:30 8 Agosto, 2026 14:44 6 Agosto, 2026 | João Luís

Muitos condutores travam ou hesitam quando veem um carro da autoridade na autoestrada. Mas há um erro comum que pode custar uma multa

Algarve Política

Dinis Nascimento assume liderança do PS Albufeira até 2028

16:10 8 Agosto, 2026 16:06 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova direção do PS Albufeira tomou posse a 4 de agosto e quer reforçar a ligação à sociedade civil e a presença política no concelho

Algarve Nacional

Volta já recuperou 150 milhões de embalagens e chega a Albufeira com novo quiosque

12:15 8 Agosto, 2026 12:15 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com mais de 3.000 pontos automáticos, o Volta recuperou 150 milhões de embalagens desde abril. Albufeira já integra a rede de quiosques

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo Nacional

Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar

23:00 8 Agosto, 2026 21:33 8 Agosto, 2026 | João Luís

Uma taxa criada para encomendas de baixo valor está a gerar dúvidas entre quem compra fora da União Europeia

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Hemodiálise. Crédito: Foto AI
Algarve, Edição Papel, Saúde

Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve

05:00 9 Agosto, 2026 11:54 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Doentes renais estão a cancelar férias por falta de vagas para hemodiálise no Algarve e Alentejo, apesar de existirem unidades com qualidade clínica

Desporto, Opinião

A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 9 Agosto, 2026 14:56 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Poucas histórias serão tão poderosas como a de um jovem madeirense que chegou a Alcochete, cresceu na Academia Sporting e acabou por conquistar o mundo"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Condutores hesitantes em ultrapassar carro da GNR. Crédito: Freepik AI
Auto, Europa, Nacional

Se ultrapassar um carro da autoridade na autoestrada, não faça isto: agentes esclarecem erro que muitos condutores cometem e que pode valer uma multa

12:30 8 Agosto, 2026 14:44 6 Agosto, 2026 | João Luís

Muitos condutores travam ou hesitam quando veem um carro da autoridade na autoestrada. Mas há um erro comum que pode custar uma multa

Algarve, Política

Dinis Nascimento assume liderança do PS Albufeira até 2028

16:10 8 Agosto, 2026 16:06 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova direção do PS Albufeira tomou posse a 4 de agosto e quer reforçar a ligação à sociedade civil e a presença política no concelho

Algarve, Nacional

Volta já recuperou 150 milhões de embalagens e chega a Albufeira com novo quiosque

12:15 8 Agosto, 2026 12:15 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com mais de 3.000 pontos automáticos, o Volta recuperou 150 milhões de embalagens desde abril. Albufeira já integra a rede de quiosques

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo, Nacional

Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar

23:00 8 Agosto, 2026 21:33 8 Agosto, 2026 | João Luís

Uma taxa criada para encomendas de baixo valor está a gerar dúvidas entre quem compra fora da União Europeia

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve
    Falta de profissionais condiciona hemodiálise nas férias no Algarve
  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
  • Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
    Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
  • “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”
    “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento